O vinho tinto, além de ser uma ótima bebida para consumir com amigos e pessoas especiais, possui diversos benefícios à saúde. O consumo moderado e regular de vinho pode também ajudar na prevenção de diversas doenças. O melhor vinho para a saúde, segundo pesquisadores, é o tinto, devido à maior concentração de antioxidantes.
Suas propriedades medicinais são consideradas importantes, inclusive por cardiologistas, que têm recomendado a bebida com frequência, principalmente para as pessoas com a idade acima dos trinta anos, quando o risco de doenças cardiovasculares aumenta.
Benefícios do vinho tinto para saúde:
1. Reduz o risco de doenças cardíacas:
O vinho tinto tem sido consumido para reduzir o risco de doenças cardíacas e cardiovasculares, graças ao resveratrol e outros antioxidantes que contém.
2. Aumenta a longevidade:
A polpa da uva contém minerais importantes para a saúde, além de compostos antioxidantes que combatem o envelhecimento celular, o que faz muitos acreditarem que o líquido é um verdadeiro néctar da longevidade.
3. Possui poder anticancerígeno:
Pesquisas sobre antioxidantes no vinho tinto mostram que ele pode ajudar a inibir o desenvolvimento de certos tipos de câncer. Devido aos polifenóis, que são compostos antioxidantes encontrados na casca e semente das uvas. Quando o vinho é feito a partir das uvas, o álcool produzido pela fermentação dissolve os polifenóis contidos na casca e na semente.
4. Reduz o risco de artrite em mulheres:
Pesquisadores descobriram que beber vinho pelos menos três vezes por semana reduz o risco de desenvolver artrite reumatoide em mulheres, pela habilidade que a bebida tem de reduzir a velocidade da resposta do sistema imunológico no corpo e, por isso, estagnar a artrite, que é uma doença autoimune.
5. Controla o aumento de peso:
O vinho pode também impedir o aumento de peso, por meio da substância piceatannol, presente no vinho tinto, retardando a geração de células jovens de gordura e as impedindo de se transformarem em células maduras.
6. Protege contra diabetes:
Pesquisas feitas em mulheres mostram que o vinho pode reduzir as chances de surgimento de diabetes. O vinho consumido de forma moderada melhora a sensibilidade das células periféricas à insulina, sendo interessante nos pacientes com diabetes tipo 2.
7. Ajuda a reduzir risco de câncer de mama em mulheres:
Pesquisadores descobriram que o vinho tinto reduziu os níveis de estrogênio, hormônio capaz de diminuir o crescimento de células cancerosas. Pesquisas mostraram que as sementes das uvas tintas reduzem rapidamente os níveis de estrogênio, enquanto elevam a testosterona.
8. Pode melhorar a qualidade vida:
O vinho possui cromo e silício, que também têm ação benéfica na limpeza das paredes das artérias. Essas duas substâncias permanece na corrente sanguínea apenas por 24 horas, e, para que possam ter efeito protetor, é necessário consumir vinho diariamente. Além da melhora de qualidade de vida, o vinho também proporciona melhor digestão e sono, além de bom humor.
9. Diminui o risco de infartos:
O vinho previne problemas no coração, isso graças ao resveratrol, um antioxidante que ajuda na prevenção das doenças obstrutivas das artérias. O vinho tinto tem sido apontado como método terapêutico para manter um coração saudável.
10. Reduz o colesterol:
O vinho, se consumido com moderação, é capaz de diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar os níveis do colesterol bom (HDL) no organismo.
11. Melhora o sono:
Isso porque a melatonina presente no vinho regula o relógio biológico. Assim, beber um copo de vinho tinto antes de dormir pode ajudar o sono.