A vasectomia é um método masculino que impede o fornecimento de espermatozoide. Considerando que ela, é uma forma permanente de controle de natalidade masculina, é necessário certeza para o procedimento.
Apesar de existir reversões, ela é um método muito ineficaz, complicado e dispendioso, sem garantia dos resultados.
O que é vasectomia?
Os testículos produzem espermatozoides que viajam através dos tubos chamados de canais deferentes.
O objetivo principal do procedimento de vasectomia é bloquear os vasos direito e esquerdo que impedem a liberação de espermatozoides, fazendo o homem ejacular apenas o sêmen, eliminando a possibilidade de fertilização, pois não há espermatozoides no sêmen. Os testículos continuam a produzir espermatozoides, mas são reabsorvidos pelo corpo.
Como funciona o procedimento da vasectomia?
O Procedimento é realizado em ambiente ambulatorial, podendo ser feito dentro de 20 a 30 minutos. Atualmente, existem duas abordagens utilizadas para realizar o procedimento de vasectomia, convencional e sem bisturi.
Vasectomia convencional:
A Princípio, o médico limpa os testículos e o escroto, um saco muscular localizado entre o pênis e o ânus, com anti-séptico. O médico pode prescrever medicamentos orais ou intravenosos para reduzir a ansiedade e propiciar o sono, para que não se lembre do procedimento.
O médico localiza cada vaso pelo toque e, aplica a anestesia local, é feito uma ou duas pequenas aberturas ou cortes no escroto, onde os dois tubos de diferentes são cortados através desta abertura.
Então as extremidades do ducto deferente são amarradas, costuradas e seladas, a pele das aberturas no escroto é então fechada com pontos, que podem ser posteriormente dissolvidos no corpo.
Vasectomia não escapelada:
Durante um procedimento sem bisturi, em vez de fazer uma ou duas pequenas incisões, o médico faz uma pequena punção usando um instrumento especial. Este instrumento especial é então usado para esticar a pequena abertura para que o médico localize os tubos sob a pele e, em seguida, os mantenha no lugar com a ajuda de um pequeno grampo.
Após isso, os tubos que são levantados com o pequeno grampo são bloqueados usando calor para selar as extremidades.
Quais as vantagens da vasectomia?
- Método eficaz e permanente de controle de natalidade.
- É o melhor método para aqueles homens que têm certeza de que não querem ter filhos no futuro.
- É um procedimento seguro e o custo da vasectomia é menos dispendioso.
Malefícios da vasectomia:
- Sangramento dentro do escroto causando inchaço ou hematomas;
- A Infecção pode se desenvolver onde as incisões são feitas;
- O Esperma pode vazar do ducto deferente para o tecido ao redor e formar um pequeno nódulo;
- Em casos muito raros, o ducto deferente pode começar a crescer novamente, então o homem se torna fértil novamente;
- Não usar outro método de controle de natalidade, a menos que a contagem de espermatozoides seja confirmada como zero. Normalmente, são necessárias 10 a 20 ejaculações para eliminar;
- O Procedimento não protege de infecções sexualmente transmissíveis (DSTs).