A toranja é uma fruta cítrica subtropical, que foi produzida pela primeira vez em Barbados como uma fruta híbrida resultante de um cruzamento entre uma laranja doce e um pomelo.
É assim chamado porque cresce em cachos como uvas, toranja é rica em Vitamina C e vários outros antioxidantes, que fazem maravilhas para a sua saúde.
O que é a toranja?
O fruto é amarelo-alaranjado, com a polpa sendo segmentada e ácida, variando de cor dependendo das cultivares, que incluem polpas brancas, cor-de-rosa e vermelhas de doçura variável.
Algumas toranjas são sem sementes, mas a maioria contém um punhado de sementes brancas. Os frutos mais pesados geralmente indicam pele mais fina e carne mais suculenta. Se estiverem ásperos, encaroçados ou enrugados, podem ter pele grossa e seca.
Para que serve a toranja:
Uma grande variedade de outras vitaminas e minerais também faz parte da composição desta fruta, mas entre seus principais ingredientes está o potássio, que é importante para a composição de fluidos corporais e para controlar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea.
É rica em enzimas, que queimam gorduras e tem baixo teor de sódio. Também tem um alto teor de água. Essas coisas fazem da toranja uma fruta ideal para aumentar o metabolismo e uma ótima opção para quem está tentando perder peso.
Benefícios da toranja para saúde:
1. Ajuda reduzir o peso:
É um dos alimentos perfeitos para perda de peso. Tem muito baixo nível de carboidratos e principalmente contêm água. Assim, o consumo levaria à perda de peso sem precisar passar fome. Esses frutos também ajudarão a reduzir o nível de insulina em seu corpo.
2. Reduz a celulite:
A toranja pode ser usada para reduzir a celulite, devido aos seus níveis significativos de agentes anti-inflamatórios e de limpeza da pele, incluindo a enzima bromelaína, que é conhecida por ajudar a “quebrar a celulite“.
Entretanto, quando combinada com um creme tópico que contém cafeína, a fruta pode ter um efeito de emagrecimento.
3. Impulsiona o sistema imunológico:
Devido a grande quantidade de Vitamina C, presente na toranja, a fruta pode ajudar na luta contra o resfriado comum. Um estudo também sugere que a Vitamina C também pode proteger contra o câncer de boca e estômago, derrame e ataque cardíaco.
4. Boa para a pele:
Por causa da quantidade de Vitamina C, a toranja pode ajudar a reduzir os danos causados pelo sol. A Vitamina C pode aumentar o colágeno, combater os radicais livres e manter a pele fresca e jovem.
Toranja pode hidratar a pele e isso ajuda a combater as rugas. Esta beleza também tem vitamina A, tem potássio e magnésio que promovem um brilho saudável da pele, mantendo o sistema imunológico em cheque.
5. Reduz o colesterol:
Esta fruta pode reduzir o colesterol ruim, como triglicerídeos. Pessoas que comeram toranja mostraram uma diminuição nos níveis de lipídios no sangue em comparação com aquelas que não comiam.
Além disso, a toranja vermelha foi a mais eficaz na redução dos triglicerídeos, além disso, os níveis de triglicerídeos elevados no sangue geralmente estão associados a problemas cardíacos.
6. Boa fonte de fibra:
A toranja pode ajudar a manter a regularidade e prevenir a constipação, uma parte crítica da saúde digestiva e global. A fibra dietética ajuda a prevenir a prisão de ventre, facilitando o movimento do intestino.
7. Previne a asma:
Grandes quantidades de antioxidantes e outros minerais, juntamente com as Vitamina C e A, ajudam a prevenir o desenvolvimento de asma em pessoas pertencentes a categorias de alto risco, incluindo aquelas que vivem em áreas poluídas.
8. Reduz a pressão arterial:
Ela contém uma combinação de Vitamina C, potássio, licopeno e fibras alimentares, cada um dos quais ajuda a manter um coração saudável.
O potássio também causa vasodilatação, melhorando, assim, o fluxo sanguíneo e diminuindo a pressão arterial. Além disso, reduz o conteúdo de lipídios no sangue e previne o acúmulo de triglicerídeos, ajudando a combater a aterosclerose.
Malefícios da toranja:
Apesar dos benefícios significativos para a saúde, as toranjas podem ter alguns efeitos colaterais. A ingestão deve ser evitada se certos medicamentos forem tomados, pois os compostos da fruta podem se ligar a enzimas e podem afetar a absorção de remédios do intestino para a corrente sanguínea.
Em pessoas que sofrem de refluxo gastro-esofágico, pode haver um aumento dos sintomas como azia ou vômito, embora isso varie de pessoa para pessoa.
Além disso, pessoas com uma condição renal atual são aconselhadas para não consumir toranjas, pois a filtração inadequada de potássio pelos rins pode levar ao seu acúmulo no sangue, o que pode ser fatal.