Início » Dicas de Saúde » 10 diferentes tipos de farinha e como usar

10 diferentes tipos de farinha e como usar

tipos de farinha

Os diferentes tipos de farinha são bastante variados, e é importante você conhecer todos eles principalmente para fazer suas receitas e precisam saber o tipo de farinha ideal para cada receita.

A farinha é um ingrediente de panificação bastante óbvio. Ao começar a assar, você aprenderá muito rapidamente que precisa de pelo menos alguns tipos diferentes de farinha em sua despensa. Farinha de uso geral.

10 diferentes tipos de farinha e como usar
tipos de farinha

Farinha de pão, farinha de bolo, farinha de pastelaria, e a lista continua. Parece que você precisa de pelo menos um tipo para todas as suas sobremesas favoritas. Mas você conhece as diferenças entre esses tipos de farinha? Vamos te ensinar agora!

Porque é importante aprender os tipos de farinha?

Usar farinha pode parecer uma tarefa simples. Isso até você chegar ao supermercado e de repente se deparar com múltiplas variedades de tipos de farinha. Uma receita menos completa pode pedir apenas farinha.

Então cabe a você descobrir qual tipo é o melhor para suas necessidades. Além disso, o processo de seleção depende do que está sendo feito e se você deseja adicionar benefícios nutricionais ou ter uma restrição alimentar.

Não se preocupe! Fiz meu dever de casa e estou aqui para ajudar. Eu reuni algumas orientações básicas para os tipos de farinha mais comuns e dicas de culinária com base em minha experiência.

Qual papel da proteína no cozimento da farinha?

Misturar farinha e água hidrata e ativa as proteínas insolúveis do trigo, glutenina e gliadina, criando ligações de glúten que dão estrutura e elasticidade a pães, bolos, biscoitos, massa de pizza e massas alimentícias.

Cada tipo de farinha possui diferentes níveis de proteína do trigo, o que determina o potencial de formação de glúten. Além disso, a força de formação do glúten também é afetada pela intensidade e duração da mistura.

É por isso que algumas instruções dizem “dobre suavemente” ou “não misture demais”. Além disso, com a técnica errada, um muffin macio pode se tornar um disco de hóquei de borracha devido a algumas mexidas extras.((https://www.webstaurantstore.com/guide/505/types-of-flour.html))

Diferentes tipos de farinha e como usar:

1. Farinha multifuncional:

A farinha de trigo deve ser um alicerce em sua cozinha. Moído de uma mistura de variedades de trigo mole e duro, tem um teor moderado de proteína de cerca de 10 a 12 por cento.

Como a farinha mais versátil, é capaz de criar crostas de tortas escamosas, biscoitos mastigáveis ​​e panquecas fofas. Além disso, se uma receita pede “farinha”, provavelmente significa farinha multiuso.

Mais usado para: biscoitos, muffins, pão, crostas de torta, panquecas, biscoitos, massa de pizza e massas

2. Farinha de bolo:

A farinha de bolo tem o menor teor de proteína de todas as farinhas, 5 a 8 por cento. Por causa disso, tem menos glúten, o que resulta em produtos assados ​​mais macios perfeitos para bolos, Muffins e biscoitos.

Além disso, a farinha para bolo também absorve mais líquido e açúcar do que a farinha multiuso, o que garante um bolo super úmido.

Mais usado para: bolos de esponja, bolos de libra, bolos de camadas, bolos de comida de anjo, muffins e biscoitos

3. Farinha de pastelaria:

Com um teor de proteína de 8 a 9 por cento, a farinha de pastelaria fica entre a farinha multiuso e a farinha para bolo. Ela atinge o equilíbrio perfeito entre maciez, tornando-o a escolha certa para crostas de torta, tortas e biscoitos dos tipos de farinha.((https://www.womenshealthmag.com/food/g30562174/types-of-flour/))

Além disso, você pode até fazer o seu em casa misturando 1 1/3 xícara de farinha de trigo com 2/3 xícara de farinha para bolo.

Mais usado para: crostas de tortas, biscoitos, muffins, bolos, panquecas, biscoitos e palitos de pão

4. Farinha de pão:

Moída inteiramente de trigo duro, a farinha de pão é a mais forte de todos tipos de farinha, com alto teor de proteína de 12 a 14%. Isso é útil ao assar pães com fermento por causa do forte teor de glúten necessário.

Além disso, a farinha de pão proporciona um volume melhor e uma migalha mais mastigável com seus assados.

Mais usado para: pães artesanais, pães com fermento, bagels, pretzels e massa de pizza

5. Farinha auto-crescente:

Os ingredientes secretos da farinha com fermento são o fermento e o sal adicionados durante o processo de moagem. Geralmente é feito de trigo mole com um teor de proteína em torno de 8 a 9 por cento.

Você pode fazer o seu em casa misturando 1 xícara de farinha de confeiteiro com 1 ½ colher de chá de fermento em pó e ¼ de colher de chá de sal.

Além disso, tenha cuidado para não substituir a farinha com fermento por outras farinhas ao assar! Os ingredientes adicionados podem prejudicar o resto das medidas em sua receita.((https://www.countryliving.com/food-drinks/a30720270/flour-types/))

Mais usado para: panquecas e biscoitos.

6. Farinha de trigo integral:

Durante o processo de moagem, um grão de trigo é separado em seus três componentes: o endosperma, o germe e o farelo. Para fazer a farinha branca, apenas o endosperma é moído.

Além disso, para fazer a farinha de trigo integral, várias quantidades de germe e farelo são adicionadas de volta à farinha.

A farinha de trigo integral tende a ter um alto teor de proteína em torno de 13 a 14%, mas a presença do germe e do farelo afeta a capacidade de formar glúten da farinha. P

Por causa disso, a farinha de trigo integral geralmente resulta em uma massa super pegajosa e assados ​​mais densos.

Além disso, a presença do gérmen de trigo também torna a farinha de trigo integral muito mais perecível do que a branca.

Enquanto a farinha branca pode ficar na sua despensa em uma vasilha hermética por até oito meses, a farinha de trigo integral só vai ficar no seu melhor por até três meses.

Mais usado para: biscoitos, pão, panquecas, massa de pizza e massas

7. Farinha sem glúten:

A farinha sem glúten pode ser feita com todos os tipos de ingredientes básicos, como arroz, milho, batata, tapioca, trigo sarraceno ou nozes.

Além disso, as vezes, a goma xantena pode ser adicionada à farinha sem glúten para ajudar a estimular a mastigação associada ao glúten.

A farinha sem glúten nem sempre pode ser substituída 1: 1 pela farinha branca, então certifique-se de verificar sua receita específica se estiver pensando em trocar as duas.

Mais usado para: bolos, biscoitos, panquecas, pão e muffins

8. Farinha de amêndoa:

A farinha de amêndoa é feita escaldando-se as amêndoas em água fervente para remover as cascas, depois triturando e peneirando até formar uma farinha fina.

Este favorito sem glúten tem baixo teor de carboidratos e alto teor de fibras e gorduras saudáveis.

Mais usado para: biscoitos, muffins, panquecas, biscoitos e pão

9. Farinha 00:

Frequentemente chamada de farinha de estilo italiano, a farinha 00 é feita do tipo mais duro de trigo com um teor de proteína de 11 a 12 por cento.

Além disso, o “00” se refere à textura superfina da farinha, tornando-a fácil de estendê-la até a extrema finura sem quebrar, o que é perfeito para massas e biscoitos.

Mais usado para: massas, cuscuz, massa de pizza de massa fina, pão sírio e biscoitos

10. Farinha germinada:

Isso é feito de grãos germinados, que incluem muito mais do que apenas trigo branco ou vermelho. Essas são boas opções para quem busca melhorar o sabor e a nutrição, embora possam exigir mais habilidade para trabalhar.

Mais usado para: Pão, Bolos, Biscoitos, Biscoitos

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.