Para se livrar de soluços, você precisa parar os espasmos do diafragma e do esôfago. Isso pode ser feito por distração ou por técnicas de respiração. Durante a inalação, há um estreitamento agudo do diafragma ou o fechamento da glote e, portanto, a ocorrência de sons típicos. Na maioria dos casos, o soluço para sozinho e não ameaça a vida de uma pessoa.
O que é o soluço?
O Soluço é uma disfunção inespecífica da respiração externa que ocorre como resultado de uma série de contrações espasmódicas bruscas do diafragma e é subjetivamente manifestada por movimentos respiratórios curtos e intensos desagradáveis.
Os Soluços também podem ser um sintoma de certas doenças, por exemplo, em caso de irritação do diafragma durante um processo inflamatório na cavidade abdominal.
Às vezes, torna-se longo e doloroso. O Soluço pode ocorrer na presença de doenças do cérebro e da medula espinhal, e também pode ser observado em caso do infarto do miocárdio, doenças infecciosas e estimulação mental.
Existem 3 tipos de soluços:
- Periférico: desenvolve-se durante a estimulação do nervo vago, passando do peito para a cavidade do peritônio.
- Central: desenvolve-se com irritação ou danos a certos centros do cérebro, associados a lesões cerebrais traumáticas.
- Tóxico: aparece em decorrência de envenenamento.
Causas do soluço:
Apesar dos avanços significativos na medicina ao longo dos anos, ainda não foi encontrado um tratamento confiável para esses espasmos menores, que levam a pessoa a sofrer com soluços. Os soluços se desenvolvem em pessoas completamente saudáveis.
Muitas vezes os soluços podem aparecer em pessoas com hipotermia severa, excessos, intoxicação alcoólica grave, choque emocional grave, ingestão de Fast Food, ingestão de bebidas altamente carbonatadas, deglutição involuntária de ar, inchaço associado à ingestão de alimentos que contribuem para a formação de gases, além de medo, acompanhado de uma respiração aguda.
Dicas de como parar com o soluço:
- Para se livrar dos soluços, você precisa parar os espasmos do diafragma e do esôfago com a ajuda de técnicas de respiração ou “manobras de distração”.
- A maneira mais fácil de afogar os soluços é respirar fundo e não respirar por um tempo.
- Você pode beber um copo de água em pequenos goles, em uma posição inclinada.
- O magnésio é conhecido por ajudar a relaxar o sistema nervoso. Se você comer alimentos que contenham esta substância, então os soluços devem passar. O magnésio é encontrado no cacau, amêndoa, arroz integral, espinafre ou amendoim.
- Recomenda-se também comer ou beber algo amargo ou azedo. Por exemplo, segure um pedaço de limão na boca. Quando algo incomum entra no esôfago, os espasmos geralmente desaparecem.
- O método a seguir também é eficaz: coloque dois dedos em sua boca de modo a causar vômito e os soluços passarão.
- Outra maneira é fazer cócegas no palato mole com um cotonete.
- Um médico ofereceu ao seu paciente um método simples para se livrar dos Soluços: consiste em abrir a boca e puxar a língua com a mão por alguns segundos.
- O espasmo do diafragma pode parar com um susto, mas, para isso, alguém que esteja por perto deve gritar bem alto ou bater palmas nas costas.
- Para deter os soluços, tente influenciar o nervo vago, que está associado à audição. Vale a pena tentar tapar os ouvidos com os dedos e arranhar as orelhas.
- Diz-se que os empresários deixam de soluçar à vista do dinheiro, especialmente se estão em meio a uma aposta.
Em casos de soluços prolongados, regulares e persistentes, é necessário consultar um médico, que determinará sua causa e prescreverá tratamento.