A romã é conhecida como “A rainha dos frutos”, pois, contém uma variedade de vitaminas e minerais, que são necessários para o corpo. E algumas substâncias biologicamente ativas em sua composição, ajuda a manter o estado de muitos sistemas no corpo.
E sua mais famosa propriedades terapêutica é o grande suporte do sistema circulatório. Para saber mais desses e outros benefícios continue lendo o artigo até o final.
O que é romã?
As romãs simbolizam a vida e a vitalidade em muitas culturas. Elas são mencionadas no Alcorão, na mitologia grega antiga e nos contos populares chineses. Romã é um gênero de árvores e arbustos da família Derbennik. Além disso, as árvores vivem há cerca de cem anos, são cultivadas nas regiões do Mediterrâneo, na América do Sul e no Oriente Médio.
O maior fornecedor é atualmente o Azerbaijão. Além disso, a fruta é uma fruta redonda com uma casca dura, em que há uma infinidade de sementes com um pequeno “osso” e polpa suculenta de cor vermelha-vinho, separadas por uma película fina.
Para que serve romã:
A romã é chamada de “A rainha dos frutos”, e não é por menos. Os frutos são usados há muito tempo para prevenir e restaurar a saúde. Tudo é útil, pois nela contém uma quantidade recorde de nutrientes: Vitaminas P (Bioflavonoides), vitamina B1 (tiamina).
Vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3 (niacina), vitamina B5 (ácido pantotênico), vitamina B6 (piridoxina), vitamina B7 (biotina), vitamina B9 (ácido fólico) e vitamina B12 (cianocobalamina), além de grandes quantidades de ácido ascórbico, açúcares naturais, antocianinas, tanino e sais orgânicos.
Benefícios da romã para saúde:
1. Melhora o desempenho atlético:
O conteúdo antioxidante pode melhorar a resistência e o desempenho aeróbico em atletas, de acordo com um estudo publicado, durante o qual 500ml de suco foi consumido por atletas por 15 dias.
Outro estudo também demonstrou que o extrato de romã melhorou o desempenho em 30 minutos após a ingestão, em pessoas que praticam esportes que envolvem corrida intermitente.
2. Têm efeitos anti-Inflamatórios:
Houve vários estudos sobre as potenciais propriedades anti-inflamatórias. Pesquisas iniciais indicaram que a fruta pode ajudar a combater a inflamação no intestino, enquanto outros estudos analisaram os potenciais efeitos anti-inflamatórios do ácido púnico do óleo de semente de romã em células de câncer de mama.
Um artigo publicado no Journal of Research in Medical Sciences também relatou um pequeno estudo no qual, pacientes com diabetes tipo 2 consumiram suco todos os dias e mostraram menos marcadores de inflamação no sangue após 12 semanas.
Embora todos esses estudos sejam promissores, mais pesquisas são necessárias antes que a romã possa ser reivindicada como tendo efeitos anti-inflamatórios.
3. Baixa a pressão arterial:
Um estudo de 2013 considerou o efeito de consumir 150ml de suco todos os dias durante duas semanas em pacientes com hipertensão, e descobriu que isso pode diminuir a pressão arterial.
Outro estudo de 2005 descobriu que beber suco de romã pode melhorar o fluxo sanguíneo para o coração em pacientes com doença coronariana. No entanto, como o NHS aponta, estudos com tão poucos participantes precisam ser replicados com amostras maiores antes que eles possam confirmar um link direto.
4. Benéfica para diabéticos:
A romã é recomendada para diabéticos, já que quase não há açúcares. Além disso, o efeito diurético do suco remove o inchaço das pessoas com diabetes.
5. Melhora a saúde digestiva:
Suco melhora a digestão; ajuda com a diarreia e com desordens gastrintestinais.
6. Combate doenças bucais:
A fruta ajuda o corpo a combater doenças fúngicas, como estomatite, gengivite e periodontite.
7. Melhora a memória:
A pesquisa sobre podem afetar a função cognitiva ainda está nos estágios iniciais. Um pequeno estudo pediu aos participantes com queixas leves de memória, associadas à idade.
Além disso, que ingerissem 8 copos de suco de romã diários, e encontrou uma melhora nas tarefas verbais e visuais após quatro semanas. Outra pesquisa sugeriu que seu suco pode ter benefícios cognitivos em camundongos. Novamente, pesquisas mais robustas são necessárias antes que uma alegação de saúde possa ser feita.
8. Previne câncer:
Romã é eficaz na prevenção e tratamento do câncer. Isso retarda o desenvolvimento de células cancerosas e ainda ajuda a destruí-las. Além disso, as elagotaninos, substâncias que impedem o crescimento de neoplasias malignas, contribuem para isso.
Receita com romã:
INGREDIENTES:
- 1 colher de sopa de óleo vegetal;
- 200g de cuscuz;
- 1 cubo de caldo de galinha;
- 1 cebola vermelha grande, cortada ao meio e em fatias finas;
- 600 g de frango;
- 190 ml de suco de romã (sem açúcar);
- 100 g de sementes de romã;
- 100 g de amêndoa torrada;
- Pacote pequeno de hortelã.
MODO DE PREPARO:
- Ferva a chaleira e aqueça o óleo em uma frigideira grande.
- Além disso, coloque o cuscuz em uma tigela com um pouco de tempero e desmorone na metade do cubo de caldo.
- Adicione a cebola à panela e frite por alguns minutos para amolecer.
- Além disso, despeje água fervente sobre o cuscuz para cobrir, depois cubra a tigela com um pano de prato e reserve.
- Empurre a cebola para um lado da panela, adicione os filés de frango e marrom por todos os lados.
- Além disso, depois esmigalhe no restante do cubo de caldo e tempere bem.
- Cozinhe, descoberto, por 10 minutos até que o molho tenha engrossado e o frango esteja cozido.
- Além disso, mexa as sementes de romã, poupando algumas para espalhar antes de servir.
- Após 5 minutos, espalhe o cuscuz com um garfo e mexa entre as amêndoas e a hortelã.
- Além disso, sirva o frango no cuscuz com o molho.
Malefícios:
- A fruta possui um grau de acidez bem elevado, nesse caso, sabe-se que o seu excesso pode destruir o esmalte dentário. Portanto, consuma com moderação para evitar esse problema.
- Não é recomendada em casos de Hiperacidez, úlcera gástrica ou duodenal. Além disso, em casos extremos, beba suco altamente diluído;
- Além disso, devido a presença de taninos são contraindicados durante a gravidez.
Há alguns relatos de suco de romã interagindo com certos medicamentos, incluindo aqueles para pressão alta e estatinas. Além disso, sempre verifique com seu médico antes de consumir, se estiver tomando medicação prescrita para pele.