O Herpes Labial ou herpes oral é uma infecção que aparece nos lábios, na boca, gengiva ou pele e é causada pelo vírus do herpes simples. Ela se caracteriza-se por pequenas feridas dolorosas, vulgarmente chamadas úlceras ou bolhas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 67% da população mundial com menos de 50 anos têm o vírus simples do herpes, o qual geralmente é contraído na infância e permanece inativo no organismo até que certos fatores desencadeantes o despertem, indicando questões relacionadas a sua saúde.
Não há nada que incomoda mais do que ferimentos nos lábios. Talvez por estar em um dos lugares mais chamativos do rosto e realmente não ter como disfarçar. Nem sempre damos a atenção devida aos nossos lábios, não o hidratamos nem usamos produtos adequados.
A disseminação pode acontecer através do contato íntimo ou através do compartilhamento de objetos, como louças, toalhas e mais itens que estejam infectados, contando que o indivíduo seja suscetível ou apresente predisposição em relação à doença. De forma ocasional, no ato sexual, o contato oral-genital pode espalhar o herpes para órgãos genitais, e o contrário também.
Em relação aos fatores de risco, o contato íntimo mantido e o compartilhamento de objetos com um indivíduo que apresenta Herpes Labial é o fator de risco maior para a doença, pois a mesma é altamente contagiosa e no geral, não manifesta sinais de ocorrência no começo da infecção.
O tratamento medicamentoso é muitas vezes decepcionante, ineficiente. No entanto, alguns cremes e curativos podem atenuar os sintomas.Bons conselhos como a utilização de proteção solar (especialmente nos lábios) ajudam a prevenir a ocorrência de herpes. Então, confira agora os Remédios Caseiros Para Combater a Herpes Labial:
Remédios caseiros para combater a herpes labial:
1. Leite:
O leite oferece uma propriedade importantíssima para aliviar e prevenir as erupções causadas pela Herpes Labial. A Lisina é uma substância responsável por inibir o aminoácido que causa a dor e as próprias manchas. E suas demais proteínas conseguem produzir anticorpos o bastante para adiar os efeitos da Herpes Labial.
Embeba um pouco de leite integral em um chumaço de algodão. O leite mais recomendado nesses casos é o pasteurizado integral encontrado em supermercados em pacotes ou garrafas, uma vez que o leite tipo UHT vendido em caixas podem não conter as mesmas propriedades, visto a temperatura que é submetido no processo de pasteurização.
Passe levemente nas regiões afetadas pela Herpes Labial. Deixe por alguns minutos, depois seque com um pano limpo.
2. Alcaçuz:
O alcaçuz é um dos melhores remédios caseiros Para Herpes Labial. Isto graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antivirais. Como alternativa, faça a ingestão de 2 cápsulas dos extratos das raízes de alcaçuz.
Lembrando que uso excessivo de alcaçuz pode resultar em hipertensão e diminuição de potássio. Assim, os indivíduos que sofrem de problemas cardíacos e mulheres grávidas devem evitar a ingestão de alcaçuz.
3. Iogurte:
Um dos derivados do leite mais efetivos contra a Herpes Labial, o iogurte possui propriedades que combatem diretamente a doença, sendo uma opção saudável e prática nos períodos em que ela estiver mais ativa, causando incômodos como feridas visíveis e dor.
Você pode consumir o iogurte naturalmente, durante o café da manhã ou após o almoço, para combater os efeitos da herpes durante o período mais intenso. Neste caso, você pode combinar outros remédios caseiros para aliviar diretamente os sintomas – como o leite e a aloe vera, por exemplo enquanto utiliza o iogurte para resolver o problema a longo prazo.
4. Gelo:
Os primeiros sinais de que a Herpes Labial irá se manifestar são inchaço e formigamento ao redor da boca, sobretudo nos lábios. Se você senti-los, uma opção muito simples e prática é o uso de gelo. Uma forma simples de aplicação é usar um cubo de gelo, não esfregando para não irritar o local. O gelo fará com que o inchaço e o formigamento diminua.
Basta enrolar um cubo de gelo ao redor de um pedaço de pano limpo e aplicar nas regiões afetadas.
5. Erva cidreira:
Pode não parecer, mas se trata de um remédio caseiro de fácil preparo e aplicação. Com seus efeitos anti-inflamatórias e calmantes aplicados desta forma, os efeitos da Herpes Labial diminuem drasticamente, principalmente o ardor e a coceira.
Aplicando ao menos 3 vezes ao dia, de preferência após as refeições, a pomada de erva cidreira se torna muito mais prática de ser usada, Veja como fazê-la.
INGREDIENTES:
- 100 ml de Óleo Mineral
- 20g de Erva Cidreira
MODO DE PREPARO:
- Coloque ambos os ingredientes em uma panela pequena, tampe e deixe em fogo baixo por cerca de 10 minutos.
- Deixe esfriar completamente, e coe. Aplique a pasta na região afetada pela herpes seguindo a recomendação acima.
- A lista de remédios caseiros é bem variada, mas eles não extinguem por completo os efeitos da Herpes Labial.
É preciso um cuidado constante para que a doença não traga maiores problemas, e se possível evitar situações que a piore. Atitudes simples como escovar os dentes com frequência, passar protetor solar de um fator adequado antes de sair de casa, ter uma boa alimentação que favoreça o fortalecimento das defesas do organismo,são suficientes para deixar esta doença de lado por um bom tempo.
6. Mel:
O mel é um forte remédio caseiro para o combate a Herpes Labial. As propriedades antibióticas existentes nos alimentos são fortes o bastante para amenizar por completo os efeitos da doença, e acredita-se que eles conseguem ser ainda mais eficientes do que algumas pomadas específicas para este fim.
Sem grandes mistérios também. Pegue um pouco de mel e passe nas áreas que estão afetadas pela Herpes Labial de 3 a 4 vezes ao dia. De preferência, use um algodão ou cotonete para facilitar a aplicação.