O vinagre de maçã para o tratar eczema funciona mesmo, pois, eczema também é conhecida como dermatite atópica, ela pode inflamar, deixar a sua pele seca, vermelha e irritada. Vale ressaltar que, não há cura para essa condição, portanto, o objetivo do tratamento é aliviar os sintomas desconfortáveis.
No entanto, o vinagre de maçã é um remédio caseiro que está sendo usado para tratar uma variedade de problemas, incluindo as infecções, obesidade e diabetes. Além disso, muitas pessoas com eczema já experimentam remédios caseiros naturais, assim como o óleo de coco e o vinagre de maçã para o tratar eczema.
Vale ressaltar que, o eczema afeta os níveis de pH (potencial hidrogeniônico) na sua pele fazendo com que fiquem elevados. Além disso, a pele não será uma barreira que funcionará adequadamente, pois a umidade escapa e os irritantes podem lesioná-la.
Caso tenha eczema, utilize o vinagre de maçã, pois ele é ácido e irá restaurar o equilíbrio natural do pH (potencial hidrogeniônico) da pele.
Benefícios do vinagre de maçã para o tratar eczema:
Os pesquisadores acreditam que os níveis de pH desempenham um papel importante na proteção da pele. Além disso, os níveis de acidez estão relacionados a uma quebra na microbiota da pele, que ajuda na proteção de bactérias ruins.
No entanto, lavar a pele com sabonetes, shampoos e outros produtos cosméticos aumenta significativamente o nível de pH da pele. Além disso, até mesmo a água da torneira pode diminuir a acidez da pele, isso ajuda explicar por que o eczema costuma ser acionado por sabonetes.
O vinagre de maçã contêm um ácido suave que ajuda na restauração do nível de pH natural da pele. Além disso, de ter propriedades antimicrobianas isso significa que pode ser usado em vez de sabão em alguns casos.
Como usar o vinagre de maçã para o tratar eczema:
No entanto, existem várias opções de uso do vinagre de maçã para ajudar no tratamento do seu eczema. Aqui estão alguns métodos que podem ser tentados:
1. Banho de vinagre de maçã:
Adicionar o vinagre de maçã em um banho quente pode ajudar restaurar a acidez natural da sua pele. Adicione 2 xícaras de vinagre em um banho morno (não quente). Além disso, deixe de molho por 15 a 20 minutos e depois enxague com água fria. Aplique um hidratante suave e sem perfume.
2. Hidratante:
O hidratante de vinagre de maçã permite hidratar enquanto restaura o equilíbrio do pH da sua pele. Além disso, devolver a acidez à pele pode ajudar a pele na retenção da umidade por mais tempo.
Misture 1 colher de sopa de vinagre de maçã com 1/4 xícara de óleo de coco, os estudos mostram que o óleo de coco pode reduzir a inflamação e aliviar a pele dolorida.
3. Tônico facial:
O vinagre de maçã possui propriedades antibacterianas que podem matar as bactérias na pele, com isso reduz a chance de ocorrer infecção, como um tônico, o vinagre trabalha na limpeza da pele, reduzindo a inflamação.
Aplique o vinagre de maçã em um algodão e passe em volta do rosto usando um movimento circular. Depois, aplique um hidratante suave.
Riscos do vinagre de maçã para a pele:
Existem poucos riscos associados ao vinagre de maçã. No entanto, você ainda deve falar com um médico antes de usá-lo para tratar bebês ou crianças pequenas com o eczema, pois sempre existe o risco de os produtos irritarem a pele.
Faça o Teste e aguarde alguns dias para ter certeza de que não terá uma reação adversa, se o vinagre causar irritação, interrompa o uso.
Quando devo consultar um médico?
O eczema é um problema crônico que pode surgir inesperadamente durante toda a sua vida, o tratamento do eczema envolve muitas vezes um tratamento multifacetado. Além disso, se os seus sintomas não melhorarem, marque uma consulta com um dermatologista. Um médico poderá lhe dar conselhos sobre outras opções de tratamento, como pomadas prescritas.