A pitomba (também chamada de olho de dragão ou longan) contém muitas vitaminas e minerais, incluindo ferro, magnésio, fósforo e potássio, assim como grandes quantidades de vitamina A e vitamina C.
Estudos recentes mostraram que a pitomba também contém fenóis, como ácido gálico e ácido elágico. O que indica que a fruta pode ter propriedades antioxidantes, reduzindo assim os efeitos negativos da quimioterapia e protegendo o fígado.
A pitomba contém riboflavina (vitamina B2) e é uma fonte natural de polissacarídeos, mantendo assim a saúde no nível celular. Na medicina tradicional chinesa, a pitomba é usada principalmente como tônico. A tonificação é principalmente necessária em caso de doenças cujos sintomas são fadiga, tontura, taquicardia, palidez e enfraquecimento da visão. Além disso, a fruta também é usada para normalizar o sono, reduzir a excitação irracional, acalmar e revitalizar a atenção.
Para saber mais desses e outros benefícios da pitomba continue lendo o artigo até o final.
O que é a pitomba:
A Pitomba é rica em vitaminas. Além disso, a pitomba têm ácidos orgânicos, sais de ferro, cálcio e fósforo. Em publicações científicas foram encontradas informações sobre as propriedades antioxidantes da polpa. Além disso, os médicos chineses recomendam Pitomba para proteger as células do fígado e melhorar o tom geral e desempenho desse órgão tão importante.
A Pitomba é considerada um excelente remédio natural que reduz o nível de ansiedade e problemas relacionados (por exemplo, taquicardia acelerada). Também é um ótimo antioxidante. Os cosmetologistas aconselham as mulheres a aproveitar a pitomba com mais frequência por causa da grande melhora na aparência da pele.
Benefícios da pitomba para saúde:
1. Cuidados com a pele:
A vitamina C, presente em quantidades elevadas na pitomba, é vital para a síntese de colágeno, que mantém a pele firme e saudável. Ela fornece proteção antioxidante contra a radiação ultravioleta e elimina o estresse oxidativo em seu sistema. Na medicina tradicional chinesa, a sopa de Pitomba é uma receita testada pelo tempo, conhecida por adicionar brilho e elasticidade à pele.
2. Antienvelhecimento:
Pitomba pode ajudar a eliminar rugas, manchas da idade, assim como manchas e o aparecimento de cicatrizes. A polpa do fruto contém vitamina B e vitamina C, além de antioxidantes, que possuem propriedades antienvelhecimento e minimizam o ressecamento, além do craqueamento e descamação da pele.
3. Perda de peso:
Devido ao número extremamente baixo de calorias encontradas na pitomba, a mesma é extremamente eficaz na perda de peso. A densidade nutricional pode ajudar a suprimir o apetite, apesar de poder comer quantas frutas você quiser, sem nenhum medo real de comprometer sua ingestão calórica.
4. Fornece energia:
Na medicina tradicional chinesa, acreditava-se que a pitomba poderia ajudar a equilibrar o QI, o que pode melhorar os níveis de energia, prevenir doenças crônicas, reduzir tonturas e aumentar o metabolismo. Milhões de relatórios anedóticos da China confirmam o potencial de aumento de energia desta fruta.
5. Controla a pressão arterial:
O potássio, presente na pitomba, está diretamente ligado à diminuição da pressão arterial. O mineral é um vasodilatador, o que significa que ele pode liberar a tensão em seus vasos sanguíneos e artérias, o que pode proteger o sistema cardiovascular e reduzir o risco de aterosclerose (doença vascular crônica e progressiva), ataques cardíacos e derrames.
6. Neuroproteção:
Pesquisas descobriram que a pitomba pode ajudar a equilibrar os eletrólitos (minerais que carregam uma carga elétrica quando estão dissolvidos em um líquido como o sangue) no corpo, e isso pode, por sua vez, ajudar a melhorar a função do sistema nervoso. Os sinais elétricos necessários para cada ação no corpo devem passar através dos eletrólitos, de modo que esta fruta pode ajudar a função geral e até mesmo o movimento muscular.
7. Fortalece a imunidade:
Pitomba, sendo uma rica fonte de vitamina C, pode dar um impulso ao seu sistema imunológico, além de aumentar as atividades antioxidantes.
8. Acelera a cura:
Ter um alto nível de vitamina C também significa que esta fruta pode ajudar na produção de colágeno, que é essencial para todos os tecidos, células ou músculos do corpo. Níveis adequados de colágeno no corpo significam que o reparo pode acontecer de forma eficaz e eficiente.
9. Previne doenças crônicas:
Apesar de ter uma quantidade mínima de antioxidantes, eles ainda podem ajudar a eliminar os radicais livres e neutralizar seu impacto no corpo. Isso pode ajudar a prevenir a mutação de células saudáveis, o que pode reduzir o risco de câncer, artrite, doenças autoimunes e várias doenças cardíacas.
10. Ajuda na digestão:
Pitombas frescas têm um alto teor de fibra que ajuda a aumentar as fezes e promover o movimento peristáltico. Nesse caso a fruta ajuda nos movimentos intestinais e previne sintomas de gripe, indigestão, diarreia, inchaço, cólicas e dores de estômago em geral, além de melhorar a eficiência de absorção de nutrientes.
Para que serve pintomba:
A pitomba é uma fruta tropical relacionada à lichia que tem como serventia fortalecer os ossos estimulando os osteoblastos (células provenientes das células osteoprogenitoras), as células que formam os ossos. Também possui fortes propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, por isso pode ajudá-lo a combater doenças crônicas e condições neurodegenerativas.
Pitomba é um antimicrobiano e antifúngico que é poderoso o suficiente para combater a infecção por estafilococos, MRSA (sigla inglesa para Staphylococcus Aureus Resistente à Meticilina, nome de uma bactéria da família da Staphylococcus Aureus) e cândida. Além disso, a fruta vai lhe dar um impulso de energia, reduzindo os níveis de resíduos do seu corpo.
Malefícios:
Apesar dos muitos benefícios potenciais da pitomba, existem alguns efeitos colaterais, como um aumento do risco de desconforto gastrointestinal e complicações na gravidez.
Gravidez:
Se estiver grávida, fale com o seu médico antes de adicionar esta fruta exótica à sua dieta, pois ela pode ter efeitos no corpo, potencialmente até na menstruação, o que poderia complicar a sua gravidez.
Estômago:
Se você tem um estômago sensível ou está sentindo algum tipo de desconforto no estômago, evite essa fruta, pois ela pode exacerbar (agravar / aumentar) esses efeitos, resultando em qualquer sintomas desagradáveis, desde diarreia e vômito até cólicas e gripe.