
A pitaya (Pitaia ou fruta dragão) é um cacto nativo dos Andes. Tem uma aparência rústica e cheia de escamas, é deliciosa e cheia de propriedades incríveis. Para saber mais desses e outros benefícios continue lendo o artigo até o final.

O que é pitaya?
A pitaya é a fruta doce de um cacto, pode ter uma cor diferente da pele e da polpa, dependendo da variedade da planta em si. Além disso, este tipo de cactos é uma trepadeira, e é em suas extremidades que nascem os frutos. Curiosamente, o cacto cresce e floresce apenas à noite.
A pitaya vermelha com casca rosa e polpa branca é considerada a mais comum, já a espécie costarriquenha, tem casca vermelha e polpa vermelha. Há ainda amarela no exterior e com polpa branca, que pode ser encontrada nos supermercados.
Valor nutricional da pitaya:
- Vitamina C;
- Vitamina B3;
- Potássio;
- Fósforo;
- Cálcio;
- Fibra;
- Água;
- Carboidratos;
- Gorduras.
Para que serve a pitaya?
Esta fruta contém aproximadamente 60 calorias, ela é é rica em vitaminas, incluindo vitamina C, é rica em minerais, incluindo cálcio, ferro, magnésio e fósforo.
Elas também são uma boa fonte de ácidos graxos essenciais, fibra, proteína e ômega. Igualmente importante é que essas frutas são ricas em antioxidantes tão altos quanto o açaí, e é por isso que as pessoas rotulam a fruta do dragão como uma “super-fruta”.
Benefícios da pitaya para a saúde:
1. É rica em antioxidantes:
Assim como a própria fruta, as flores de pitaya são ricas em antioxidantes. Antioxidantes são essenciais para o metabolismo do corpo.
Nosso corpo é capaz de produzi-los em pequenas quantidades, mas isso não é suficiente para manter a saúde do corpo, então comer alimentos ricos em antioxidantes é a única maneira de satisfazer a necessidade diária do corpo por eles.
Apenas os antioxidantes são capazes de combater os radicais livres e evitar os danos que causam. Hoje é quase impossível evitar os efeitos dos radicais livres, por isso é necessário fornecer ao seu corpo uma forte proteção comendo muitos alimentos ricos em antioxidantes.
2. Tem alto teor de vitamina C:
Um estudo das cores da pitaya mostrou que mesmo os brotos contêm uma enorme quantidade de vitamina C. Claro, você está ciente das propriedades benéficas e da importância dessa vitamina.
Algumas pessoas até tomam suplementos especiais com vitamina C para fortalecer seus corpos. Esta vitamina pode ser facilmente encontrada nos legumes e frutas que comemos todos os dias.
Esta vitamina é perfeita para normalizar o sistema imunológico e também para manter a pele saudável, pois controla a produção de colágeno e outras substâncias.
3. Excelente fonte de potássio:
O potássio é um dos minerais mais importantes encontrados nos brotos das flores. pois o potássio desempenha um papel essencial na manutenção da saúde dos órgãos do sistema cardiovascular.
Ele ajuda você se livrar do excesso de sódio, que pode ser prejudicial à saúde do coração e dos vasos sanguíneos. Além disso, removendo os sintomas da pressão alta, sendo assim, você pode reduzir o risco de ataque cardíaco e ataque de derrame.
4. Pode conter alguns dos minerais importantes:
As flores da pitaya podem conter alguns minerais que são importantes para o metabolismo humano. Não é fácil fornecer ao corpo a quantidade certa de minerais todos os dias, especialmente quando não é possível controlar a imagem e a dieta.
No entanto, elas contém os minerais necessários para o corpo, não se pode confiar apenas nelas. É melhor consumir os frutos junto com outras frutas e vegetais para se certificar de que seu corpo recebe todos os nutrientes de que necessita. A falta de minerais importantes, como cálcio, potássio e ferro, pode ser perigosa para a saúde.
5. Trata a inflamação das picadas de insetos:
A população local sabe que a flor desta fruta pode ajudar a curar a pele com picadas de insetos. As propriedades anti-inflamatórias das flores de Pitaya podem ter um efeito positivo no inchaço da pele, após uma picada de inseto.
Ao esfregar a fruta do dragão na área afetada da pele, você pode reduzir os sintomas da coceira. No entanto, você deve ter cuidado ao usar a flor, porque ela só pode ajudar temporariamente.
Caso você tenha uma reação alérgica após uma mordida, é altamente recomendável entrar em contato com um especialista profissional. Em outras palavras, usar a flor da Pitaya para picadas de insetos só pode lhe dar primeiros socorros.
Receita de gelatina de pitaya:

Ingredientes:
– Pitaya;
– Açúcar;
– Limão;
– Gelatina.
Modo de preparo:
- Em primeiro lugar, coloque todos os ingredientes, exceto gelatina em uma panela e deixe ferver em fogo médio.
- Em seguida, adicione a mistura de gelatina e água e mexa até a consistência que você gosta.
Malefícios da pitaya:
Como geralmente acontece com frutas exóticas, algumas pessoas têm alergia a pitaya, então ao comer essa fruta pela primeira vez, consuma em pouca quantidade. Além disso, se nenhuma reação negativa se seguir, então você pode, seguramente, continuar comendo esta fruta.