Os piores alimentos para a sua ansiedade, pois esta condição pode estar relacionada com certos alimentos que consumimos e que podem ser necessários para nossos corpos.
Eles geralmente são opções saudáveis para o estilo de vida de qualquer pessoa. Mas caso a ansiedade esteja afetando muito suas atividades cotidianas, pode valer a pena excluir alguns desses alimentos da sua dieta.
Muitos brasileiros sofrem de um distúrbio. E quase todos nós sentimos como uma resposta natural a certas situações. Caso você viva com estresse crônico, você pode passar grande parte de sua vida diária administrando-a com ferramentas como terapia, exercícios e medicação anti-ansiedade.
Piores alimentos para a sua ansiedade:
1. Álcool:
Mesmo que na hora que você esteja bebendo ele possa parecer que acalme seus nervos, o álcool tem um impacto negativo na hidratação e no sono, pois pode desencadear sintomas de ansiedade quando ingerido, e quando o efeito do álcool passa, você poderá se sentir ainda mais ansioso.
O álcool altera os níveis de serotonina e os neurotransmissores no cérebro. Beba com moderação, desde que seu médico lhe dê a aprovação.
Não há substituto para o álcool. Caso goste apenas do sabor, considere a cerveja sem álcool. Bebidas especiais, como mocktails ou água com gás, também podem ser bons substitutos em situações sociais.
2. Comidas envelhecidas, fermentadas e cultivadas:
Um prato de carne e queijo com um copo de vinho tinto soa incrivelmente relaxante, em teoria, sim, mas de acordo com a ciência, nem tanto. Alimentos integrais como carne, leite e uvas são gourmet quando são curados, fermentados e cultivados.
3. Desnatado não lácteo:
Caso esteja cortando o café, também pode cortar o creme. Muitas pessoas hoje em dia estão tentando monitorar a quantidade de produtos lácteos que consomem.
Mudar para um creme não-ferroso convencional pode parecer uma solução, mas essas substituições são fontes de óleos hidrogenados, também conhecidos como gorduras trans, que são embalados com colesterol LDL e podem reduzir o colesterol HDL.
Essas gorduras têm sido associadas à depressão, ansiedade e outros problemas de saúde mental. Além disso, caso esteja bebendo descafeinado e ainda queira algo cremoso, alimentos integrais são sempre a melhor escolha.
O leite e o creme são melhores do que o creme não-ferroso convencional. Caso esteja cortando laticínios, considere leite de amêndoa ou leite de soja.
4. Açúcar em excesso:
O açúcar é um dos piores alimentos para a sua ansiedade. Já que não dá para evitar o consumo de açúcar em 100%, pois ele está presente naturalmente em muitos dos alimentos, como nas frutas. Mas o açúcar em excesso contribui para a ansiedade geral.
O açúcar no sangue sobe e desce como uma montanha-russa, e com isso, sua energia também. Quando o açúcar no sangue cai, o seu humor e os níveis podem aumentar.
O corpo libera insulina para ajudar a absorver o excesso de glicose e estabilizar os níveis de açúcar no sangue, mas o excesso de açúcar faz o corpo trabalhar muito para voltar ao normal, causando altos e baixos.
5, Cafeína:
Quase todas as pessoas do mundo consumem café diariamente, e a quantidade média por dia é superior a 3 xícaras por cada pessoa. Mas nossa bebida favorita pode na verdade estar fazendo muito mal.
Para algumas pessoas, a cafeína é segura em doses baixas, sem causar efeitos. Pois em altas doses, ela pode causar efeitos desagradáveis, como nervosismo e insônia.
Tenha em mente que vários suplementos e medicamentos que incluem cafeína podem contribuir para sentimentos de Ansiedade, inclusive certos medicamentos para dor de cabeça. Ao invés de beber café, tente beber chá mate, é uma excelente alternativa. Que é conhecido pelos seus efeitos relaxantes, sem causar sonolência.