A pimenta do reino, ‘kaali mirch’ em hindi, mantém seu trono nas cozinhas. Pois não apenas adiciona uma excelente profundidade de sabor aos seus pratos, mas também oferece inúmeros benefícios para a saúde.
O que é pimenta do reino?
A pimenta do reino é uma planta que pertence à família Piperaceae e é chamada cientificamente de Piper nigrum. O fruto desta videira é seco e usado como tempero. Esses grãos são denominados pimenta e usados em três formas, como pimenta preta, pimenta branca e pimenta verde.
A Pimenta do reino é originária do sul da Índia e é cultivada principalmente em regiões tropicais, e é produzido a partir do fruto verde da planta de pimenta, que é primeiro cozido, depois seco.
Além disso, a Pimenta do Reino é conhecida pelos seus usos culinários e medicinais, é o tempero mais comercializado no mundo e adicionado a diferentes cozinhas ao redor do mundo.
Valor nutricional:
Valor nutricional em 100 gramas de pimenta reino:
- Energia: 255 kcal;
- Carboidratos: 64,81 g;
- Proteína: 10,95 g;
- Gordura Total: 3,26 g;
- Fibra Dietética: 26,5 g;
- Vitaminas;
- Vitamina A: 299 UI;
- Tiamina: 0,109 mg;
- Riboflavina: 0,240 mg;
- Niacina: 1,142 mg;
- Vitamina C: 21 mg;
- Vitamina E: 4,56 mg;
- Vitamina K: 163,7 μg;
- Minerais;
- Sódio: 44 mg;
- Potássio: 1,25 g;
- Cálcio: 437 mg;
- Cobre: 1,127 mg;
- Ferro: 28,86 mg;
- Magnésio: 194 mg;
- Manganês: 5,625 mg;
- Fósforo: 173 mg;
- Zinco: 1,42 mg.
Para que serve:
A Pimenta do Reino é moída de frutos verdes secos e inteiros. Utilizada para problemas estomacais, bronquite e câncer. Além disso, é usada em alimentos e bebidas, e agentes aromatizantes. A pimenta do Reino é aplicada às vezes diretamente à pele para tratar dores dos nervos.
Benefícios:
1. Melhora o sistema digestivo:
Pimenta do reino estimula a secreção de ácido clorídrico e outros sucos digestivos, facilitando assim a digestão. O consumo de pimenta do reino aumenta a quebra de alimentos complexos e evita problemas digestivos, como diarreia, constipação, cólicas e formação de gases intestinais.
Além disso, tem propriedade carminativa, que ajuda a aliviar o estômago e flatulência, e tem efeitos positivos no tratamento de úlceras pépticas.
2. Auxilia na perda de peso:
É uma das melhores especiarias que ajudam a perder peso, porque melhora a digestão e impede a deposição de gorduras, mas também ajuda na quebra de células adiposas.
3. Alivia congestão nasal:
A pimenta do reino é boa para a sua saúde respiratória. É um ingrediente importante em remédios caseiros para resfriado e tosse.
Contudo quebra a deposição de muco e fleuma nas vias respiratórias e previne sinusites e congestão nasal. Sua propriedade irritante elimina o muco ou a fleuma afrouxada, através de espirros e tosse.
4. Um antídoto para asma:
Como mencionado acima, a pimenta do reino ajuda no tratamento de problemas respiratórios já que tem propriedades expectorantes e anti-inflamatórias que aliviam os sintomas da asma. Além disso, mantém o trato respiratório limpo e melhora sua saúde.
5. Combate infecções:
Além das propriedades anti-inflamatórias, a pimenta do reino possui qualidades antibacterianas que combatem infecções, picadas de insetos e previnem a propagação de doenças. Contudo, também retira o colesterol da parede das artérias, mantendo-a limpa.
6. Desintoxica o corpo:
Promove a micção e sudorese, que são as formas de eliminar toxinas do corpo. A sudorese limpa os poros da pele de partículas estranhas que podem ter sido depositadas ali e remove o excesso de água.
A micção é outra forma de remover toxinas, como o ácido úrico e a ureia. A urina também retira as gorduras, pois 4% da urina é feita de gordura e excesso de água.
7. Pimenta do Reino para homens:
A Presença de zinco e magnésio na pimenta do reino, ajuda a aumentar o nível de testosterona. Estes dois minerais são muito importantes para os hormônios sexuais masculinos, o que ajuda a melhorar a fertilidade masculina.
Além disso, aumenta a contagem de espermatozoides e sua concentração. E ainda ajuda no desenvolvimento e movimento dos espermatozoides.
8. Fornece efeitos antioxidantes:
Tem efeitos antioxidantes em nosso corpo, que lutam contra os radicais livres e melhoram o sistema imunológico.
O alto teor de fenóis proporciona muitos benefícios à saúde e até protege contra doenças graves, como o câncer.
9. Aumenta a biodisponibilidade:
Contém piperina que ajuda a maximizar os benefícios dos alimentos que consumimos. Aumenta a biodisponibilidade de nutrientes em muitos alimentos e suplementos.
Além disso, não só adiciona sabor ao nosso prato, mas também torna os nutrientes mais acessíveis ao nosso sistema do corpo.
10. Ajuda na saúde cardíaca:
A pimenta do reino é boa para remover o excesso de colesterol do sangue e reduz o risco de doenças cardíacas.
Piperina, equilibra o nível de colesterol no sangue e pode até baixar a pressão arterial. Sendo assim, é eficaz no controle da pressão arterial e mantém o coração saudável.
11. Melhora a função cognitiva:
A piperina ajuda a melhorar a função cognitiva do nosso cérebro, reduz o prejuízo da memória e o mau funcionamento cognitivo. Além disso, a piperina é antidepressiva, atrasa o envelhecimento cerebral e, portanto, previne distúrbios cerebrais, incluindo Alzheimer, mal de Parkinson e demência.
12. Melhora a visão:
Pimenta do reino é boa para melhorar sua visão, você pode comer em qualquer forma, porém, para colher esses benefícios, ela funciona melhor quando combinada com manteiga clarificada.
13. Melhora a saúde bucal:
As Propriedades anti-inflamatórias, ajudam no tratamento da inflamação da gengiva. Contudo, é bactericida e mata as bactérias que causam infecções orais e dor de dente.
14. Pele:
Combate os radicais livres e atrasa os sinais prematuros de envelhecimento, incluindo rugas, linhas finas e manchas escuras. Além disso, é usada como esfoliante para remover as células mortas.
O vitiligo é uma condição em que a pele perde sua pigmentação natural e se torna branca em certas áreas, age tratando esta condição da pele e também pode ser usada como alternativa aos tratamentos químicos.
15. Auxilia na saúde capilar:
Estimula o crescimento do cabelo, já que é rica em antioxidantes, também ajuda na limpeza do couro cabeludo. Além disso, também fortalece as raízes do cabelo, revitaliza o cabelo e deixa-o sedoso e brilhante.
Malefícios:
Pode causar queimaduras de estômago quando consumidas em grandes quantidades, ela entra nos pulmões, isso pode causar a morte.
Quando esmagada pode causar sensação de queimação nos olhos, se entrar acidentalmente nos olhos, por isso deve-se lavar as mãos depois de usá-la. Além disso, pode causar irritação a mulheres grávidas, e pode causar algumas alergias a mães que amamentam.