
O pêssego é rico em vitaminas, por isso eles são recomendados para serem usados contra resfriados, doenças infecciosas e deficiências vitamínicas. Além disso, as vitaminas têm um efeito adaptogênico, ou seja, ajudam o corpo a se adaptar aos efeitos adversos do meio ambiente.

Os frescos contêm uma grande quantidade de açúcares (frutas secas contêm até 70-80% de açúcar), portanto essas frutas são contraindicadas em diabetes e obesidade.
Além das frutas em si, a medicina tradicional usa, para tratar de reumatismo e doenças gastrointestinais, uma decocção de folhas de pêssego e flores. Além disso, flores frescas são um bom diurético, além disso, suas sementes têm propriedades de ação anti-helmínticas
O que é pêssego?
Esta fruta pertence aos produtos mais antigos que foram cultivados pelo homem. Além disso, não há informações confiáveis sobre a pátria do pêssego, mas muitos acreditam que é a China. Hoje, esta fruta é amplamente distribuída em áreas com clima subtropical e temperado.
Os frutos têm uma forma oval ou redonda e também possuem um sulco característico de um lado. A cor e estrutura da pele depende do tipo de fruta. Além disso, por exemplo, pode ser aveludado, com fibras pequenas, mas espessas, e também completamente liso. A cor pode ser amarela, vermelha ou amarelo-avermelhada.
A carne suculenta e doce é principalmente amarelada, embora existam espécimes com carne branca ou amarelo-avermelhada. Além disso, dentro há uma grande semente com grandes sulcos. Além disso, em média, o fruto pode atingir 200 g.
Para que serve pêssego:
Frutos maduros de pêssego contêm: açúcares (até 15%), ácidos orgânicos (quínico, málico, tartárico, cítrico, etc.), óleos essenciais, minerais ( potássio , cálcio , ferro , cobre , etc.), ácido ascórbico ( vitamina C ),vitaminas do grupo B, provitamina A e fibras, como a pectina.
Contêm uma grande quantidade de caroteno, especialmente variedades de cor amarela. Além disso, as sementes contêm até 60% de óleo gordo com um cheiro característico de amêndoa, óleo essencial (amêndoa amarga), glicosídeo amigdalina, que é um transportador de cheiro de amêndoa.
Frutos de pêssego têm efeitos diuréticos e laxativos suaves. Além disso, os ácidos orgânicos e óleos essenciais contidos na polpa do fruto estimulam a secreção gástrica, ajudam a melhorar a digestão e aumentam o apetite.
Devido ao alto teor de minerais (ferro, cobre e outros), o fruto é utilizado no tratamento de anemia e Gastrite. Além disso, há também na polpa da fruta sais de potássio, que auxiliam no ritmo cardíaco, bem como previnem doenças cardíacas.
Benefícios do pêssego para saúde:
1. Melhora sistema circulatório:
Os benefícios para o coração e sangue são caracterizados pelo conteúdo de cálcio e potássio, os componentes que estão envolvidos na formação e reparação das paredes dos vasos sanguíneos danificados.
O potássio também é necessário para regular o funcionamento do músculo cardíaco e manter um ritmo cardíaco normal e estável. Além disso, a vitamina E também tem esse efeito, que, além disso, não permite a formação de coágulos sanguíneos nos vasos sanguíneos.
2. Melhora os ossos:
O conteúdo de fósforo e cálcio do fruto, tem um efeito tônico, nesse caso o fruto é benéfico para problemas com articulações e ossos. Além disso, bem como para supri-los com os elementos estruturais necessários e vitaminas que ativam processos metabólicos na cartilagem e no tecido ósseo.
A cura das articulações através do uso, também contribui para o alto teor de componentes biologicamente ativos e umidade, removendo uma enorme quantidade de toxinas e sais. Além disso, são recomendados para uso por pessoas que sofrem de artrite, osteocondrose, reumatismo e osteoporose.
3. Ajuda estimular processos digestivos:
Há muitos rumores de que os pelos dos frutos de pêssego podem irritar a membrana mucosa dos órgãos digestivos, mas essas crenças não têm nada a ver com a realidade. Além disso, os pelos, as fibras internas da fruta e a casca da pele melhoram os processos de digestão dos alimentos, devido a presença de fibra solúvel.
Além disso, estimulam os intestinos a processar ativamente os caroços de alimentos, ativam outros órgãos de digestão, o que leva à absorção rápida e completa de substâncias saudáveis dos alimentos.
Assim, uma pessoa é mais rapidamente saciada com o alimento, e o estômago é aliviado de uma grande carga para fornecer energia ao corpo.
Tal impacto tem um efeito benéfico sobre o estado dos intestinos e o trabalho do trato gastrintestinal em qualquer idade, pois contribui para prevenir o desenvolvimento de micróbios nocivos e ainda contribui para a menor absorção de colesterol.
4. Ajuda a perder peso:
Existem apenas 40 quilocalorias por 100 gramas, e a capacidade desta fruta de saturar rapidamente o corpo faz dela um excelente produto para quem quer perder peso.
5. Melhora o humor:
O pêssego contém componentes como açúcar, vitaminas e magnésio, que aliviam o estresse e a depressão.
6. Benéfico sobre a pele:
Anteriormente, mencionamos que fornecem ao corpo muita umidade e não permitem a perda de umidade já presente nas células.
E este é um dos fatores mais importantes para suavizar rugas e manter a pele saudável, independentemente da idade.
Além disso, devido ao teor de ácido tartárico, málico e cítrico, aceleram a esfoliação das células mortas e duras, o que também ajuda a dar à pele uma tonalidade jovem, fresca, natural e avermelhada.
O pêssego é rico em caroteno. Além disso, a polpa da fruta ajuda a aliviar a dor durante as queimaduras solares.
7. Fortalecer a saúde dos homens:
O fato é que esta fruta contém zinco, uma quantidade suficiente que no corpo, restaura o poder masculino, normaliza os hormônios, mantém a próstata em um estado normal e previne suas doenças.
8. Melhora a imunidade:
Pêssegos são recomendados para prevenir e aumentar o efeito do tratamento de vírus e resfriados, bem como para neutralizar patógenos, pois os frutos contêm uma abundância de vitaminas A, B e C.
Graças a estas propriedades, o fruto é igualmente importante para as crianças cujos corpos são mais facilmente expostos a várias doenças.
O consumo da fruta é capaz de melhorar a condição das mulheres grávidas, sendo que ao consumir apenas 2-3 frutos dessa fruta por dia, já ajudará a reduzir os sintomas de toxemia e náusea, aumentando o efeito antiemético em mulheres grávidas.
Além disso, aumentam o nível de hemoglobina no sangue, reabastecendo as forças vitais das mulheres grávidas.
9. Ajuda a limpar o corpo:
Frutos de pêssego têm um forte efeito colerético e diurético, por isso ajuda a remover o excesso de líquidos e substâncias nocivas do corpo, além de evitar a ocorrência de urolitíase, removendo areia da bexiga.
A fibra contida na fruta, ajuda a limpar os intestinos e a remoção de resíduos não fermentados. Isto fortalecerá as propriedades dietéticas, porque quando há a eliminação do excesso de substâncias desnecessárias, torna-se mais fácil queimar o excesso de gordura.
10. Melhora o desempenho do cérebro:
O potássio e o fósforo no pêssego ajudam a fortalecer a memória, melhorar a função cerebral, prevenindo o desenvolvimento de suas mudanças relacionadas à idade.
11. Evite a deficiência de vitaminas:
O consumo regular da fruta permite que o corpo estoque oligoelementos úteis e vitaminas por um longo período. Esses componentes são benefícios para tratar gota e para manter a acuidade visual.
Receita de pêssego:
Muffins de pêssego
INGREDIENTES:
- 4 xícaras de farinha;
- 2 xícaras de açúcar;
- 3 xícaras de polpa de pêssego;
- 4 ovos levemente batidos;
- 2 xícaras de creme de leite;
- 1 xícara de óleo vegetal;
- 2 colheres de chá de baunilha;
- 1 colher de chá de extrato de amêndoa;
- 3 colheres de chá de refrigerante;
- 2 colheres de chá de fermento em pó.
MODO DE PREPARO:
- Em um prato grande e profundo, misture bem a farinha, o açúcar e o fermento.
- Adicione o pêssego e misture levemente.
- Em outra placa misture ovos, creme de leite, óleo vegetal, baunilha e extrato de amêndoa.
- Despeje a mistura de ovos na farinha, misture bem.
- Despeje a massa nas forminhas de muffin e asse no forno por cerca de 30 minutos a 190 graus.
- Quando os muffins estiverem prontos, deixe esfriar bem antes de consumir. Bom apetite!
Malefícios:
O pólen que se acumula nos pelos, podem causar reação alérgica em algumas pessoas, principalmente as que possuem predisposição ou já são alérgicas a outras plantas. Além disso, a este respeito, os diabéticos devem limitar estritamente a quantidade de consumo da fruta;
O fruto tenro é considerado um produto perecível. Pois contribuem para o seu aumento, devido ao que é indicado para doenças associadas à baixa acidez do estômago. Além disso, o uso excessivo de frutos de pêssego leva à indigestão. Não devem ser usados por pessoas com estas doenças:
- Intolerância individual ou alergia;
- Diabetes (o principal é não abusar);
- Obesidade;
- Gastrite com alta acidez, úlcera péptica, etc;
- “Estômago virado”, diarreia, qualquer doença do trato gastrointestinal, para o qual é necessário limitar o uso de frutas frescas.
Vale a pena considerar que os benefícios e danos também dependem em grande parte da qualidade desta fruta.