A páprica é uma especiaria feita pela moagem de diferentes variedades de pimentas capsicum annuum, tais como pimentas vermelhas quentes e pimentões doces. Além disso, o sabor é diferente comparado ao pimentão ou pimenta caiena, no entanto, quando se trata de valor nutricional, é o tempero mais útil.
Acredita-se que os húngaros foram os primeiros a usar páprica. Além disso, existem vários tipos disponíveis no mercado. Além disso, alguns deles são: páprica convencional, Colorau, páprica quente e páprica defumada espanhola.
O que é páprica?
O tempero é um pó moído de pimenta seca doce ou levemente ardente. Pimentas vermelhas, carnudas e suculentas são usadas para fazer esse tempero, que são secas ao sol e depois moídas. Além disso, existem muitas variedades que são diferentes em cor e pungente, portanto, a gama de cores do tempero varia de amarelo claro a vermelho acastanhado.
A páprica Convencional combina variedades quentes e doces de pimenta, e tem um sabor relativamente neutro que a torna perfeita para adicionar aquele toque final aos seus pratos.
Além disso, o Colorau também conhecido como doce húngara, tem gosto de um pimentão vermelho, mas sem o calor. Tem um sabor saudável e frutado com um sabor mais forte do que a páprica convencional, o que a torna ideal para usar em todos os tipos de pratos.
A quente é um tempero muito parecido com a pimenta caiena, embora seja geralmente mais suave em termos de calor. Quente é feita das pimentas de pimentão secadas. Além disso, a defumada espanhola, é feita de pimentas secas que foram defumadas sobre o carvalho. O sabor resultante combina bem com carnes e ensopados assados lentamente.
Para que serve a páprica:
É uma rica fonte de Vitamina C que fortalece o nosso sistema imunitário contra vírus. Ela também participa do metabolismo das gorduras e da produção de proteínas. Além disso, embora todos os tipos de páprica contenham muito deste componente extremamente importante para o organismo, ele é encontrado em maior quantidade em frutos vermelhos.
Nós também podemos encontrar nesse tempero muita Vitamina A, que tem um bom efeito sobre a aparência da pele e previne o aparecimento de rugas.
Ela possui um alto teor de Vitamina C, que é ainda mais do que em limões. Além disso, com a ajuda deste tempero, você pode melhorar a circulação sanguínea, melhorar o apetite, arrumar a digestão e condição do pâncreas, também é útil para o reumatismo.
Benefícios da páprica para saúde:
1. Melhora o fluxo sanguíneo:
O potássio na páprica pode alargar os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo sanguíneo e a circulação. Isso, por sua vez, pode reduzir a incidência de ataques cardíacos, derrames e aterosclerose.
2. Para o sistema cardiovascular:
Além do potássio saudável para o coração, a Vitamina B6 da páprica pode ajudar no sistema cardiovascular. Além disso, ajudando a baixar a pressão arterial e a recuperar os vasos sanguíneos danificados.
3. Ajuda na digestão:
Ela pode desencadear a produção de ácido no estômago, e isso ajuda o sistema a quebrar e absorver os nutrientes dos alimentos. Além disso, também pode ser usada para tratar a indigestão.
4. Equilibra o açúcar no sangue:
Pacientes diabéticos podem se beneficiar de páprica devido ao seu conteúdo de capsaicina, que tem sido mostrado para ajudar as pessoas a melhor metabolizar o açúcar. Além disso, consequentemente, tem o potencial de ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e a tratar a diabetes.
5. Melhora o sono:
A Vitamina B6 da páprica ajuda na produção de melatonina, o “hormônio do sono”, que ajuda você a manter um ciclo regular de sono. Além disso, essa vitamina também luta contra o estresse e mantém você feliz, aumentando os níveis de serotonina e norepinefrina em seu corpo.
6. Boa para a visão:
Os carotenoides zeaxantina, luteína, beta-caroteno e beta-criptoxantina funcionam como antioxidantes que podem ajudar na prevenção de danos celulares. Acredita-se que a luteína e a zeaxantina sejam importantes para prevenir danos relacionados à exposição à luz solar, como catarata e degeneração macular relacionada à idade.
7. Controla a fome:
Incorporar este pó em seu plano de dieta pode ajudá-lo a evitar excessos por causa do teor de fibra, que mantém você satisfeito por mais tempo. Além disso, ela acelera a atividade metabólica que decompõe os alimentos em sucos digestivos.
8. Previne o câncer:
Diminui o risco de câncer devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Além disso, as substâncias químicas causadoras de câncer e a inflamação crônica levam à mutação genética, que deforma e mata as células saudáveis do corpo.
Ela ajuda a combater o câncer, pois contém uma enzima conhecida como Pectolyte, que ajuda a prevenir o desenvolvimento de sintomas de câncer de estômago, carotenoides, pâncreas e pulmão.
Malefícios:
Este tempero é contraindicado em caso de hipertensão, arritmias, formas graves de doença arterial coronariana, úlcera gástrica e duodenal, colite ulcerativa. Além disso, pancreatite aguda e colecistite, gastrite com aumento da acidez do suco gástrico, doenças hepáticas e renais, hemorroidas crônicas e insônia.