Os efeitos colaterais do consumo excessivo de açúcar eleva cronicamente os níveis de insulina no sangue, e isso faz com que uma grande percentagem da energia no nosso sangue seja depositada seletivamente nas células de gordura e armazenada, causando danos para a saúde.
Vale ressaltar que, quando reduzimos o consumo de açúcar, proporcionamos uma melhor qualidade de vida, perdemos peso, temos uma pele saudável e dormimos melhor.
Além disso, o excesso de glicose pode ser atribuído ao consumo de alimentos com alto teor de açúcar, fazendo assim com que esgote a capacidade de armazenamento no fígado, pois o fígado está completamente cheio.
Entretanto, o consumo excessivo de açúcar é convertido pelo fígado em ácidos gordos e voltam para a corrente sanguínea, onde todo o corpo armazena as gordura nas células adiposas, incluindo as regiões do abdômen, quadris, nádegas e seios.
Uma vez que estas regiões são preenchidas com a gordura, os ácidos gordos começam a espalhar para órgãos tais como o coração, fígado e rins, reduzindo a capacidade de órgãos, aumentando a pressão sanguínea, reduzindo o metabolismo, e enfraquecendo o sistema imunológico.
Vale ressaltar que, a insulina é o hormônio principal para o corpo, pois ele ajuda a glicose a entrar nas células do corpo, controlando os níveis elevados de açúcares quando ingerimos um carboidrato “simples”, como pão branco, arroz , batatas, biscoitos, bolos, doces, bebidas açucaradas, entre outros.
A melhor opção é mudar sua dieta por uma equilibrada, rica em fibras, frutas e legumes, sem esquecer de adicionar os cereais integrais e alimentos que fornecem proteínas. Além disso, você deve optar pelos alimentos que são pobres em gordura e praticar exercícios.
Malefícios do consumo excessivo de açúcar:
1. Afeta a função cerebral:
O consumo excessivo de açúcar pode afetar suas habilidades cognitivas, afetando negativamente a aprendizagem e a memória, porque causa resistência à insulina, prejudicando a comunicação entre as células cerebrais.
2. Aumenta o estresse:
O açúcar aumenta o estresse, isso ocorre pelo fato de inflamar o cérebro interferindo nas ondas cerebrais, tornando mais difícil pensar com clareza.
Por isso, é importante comer alimentos ricos em ômega 3, como salmão, atum, nozes, sementes e óleos saudáveis para dar ao seu cérebro o apoio de que necessita.
3. Afeta os dentes:
Caso goste de ter dentes brancos brilhantes, reduzir o açúcar é uma excelente ideia. Pois ele pode afetar os dentes. Desta forma, você pode consumir o chá verde, que é um bom remédio contra as cáries e, simultaneamente, ajuda no controle da fome.
4. Absorve água das células:
O açúcar no sangue causa inflamação ou tensões internas do corpo isso pode provocar os surtos, pois absorve toda água das células, desidrata a pele e provoca inchaço e formação de círculos escuros.
5. Prejudica a saúde mental:
Uma dieta rica em açúcar pode prejudicar a capacidade do corpo de aumentar o estresse e pode ocorrer sintomas de ansiedade. Além disso, alguns estudos sugerem uma ligação entre picos e quedas nos níveis, ocasionando sintomas como transtorno de humor.
Isto porque o açúcar suprime a atividade de um hormônio chamado BDNF, que é baixo em pessoas com depressão, além disso, reduzir o seu consumo pode minimizar os sintomas dos problemas de saúde mental, aumentar a energia e melhorar sua capacidade de se adaptar ao estresse.
6. Afeta a digestão:
Devido ao aumento da glicose no sangue, nosso sistema digestivo pode ser afetado por certos problemas, como diarreia, constipação e queimação no estômago.
Portanto, caso o nosso sistema digestivo falhe, isso significa que os nutrientes derivados dos alimentos não são totalmente absorvidos pelo organismo, no entanto, para uma boa digestão, você pode consumir frutas e legumes, isso faz com o que limpe constantemente o cólon.
7. Aumenta o risco de doença cardíaca:
Os Níveis elevados de triglicéridos aumentam o risco de doença cardíaca e derrame cerebral. Nesse caso, reduzir o consumo pode proteger seu coração de problemas cardiovasculares no futuro.