O óleo de vetiver para cabelo é derivado das raízes aromáticas da Vetiveria zizanioides (L) Nash. O Vetiver pertence à família das gramas e é por vezes referido como Vetiver e Khus.
Além disso, o óleo de vetiver tornou-se conhecido como o “Óleo da Tranquilidade” e “A Fragrância do Solo” na Índia e no Sri Lanka, devido ao seu aroma profundo, sensual e profundamente calmante.
O que é óleo de vetiver?
A planta de Vetiver é na verdade uma espécie de grama, que cresce durante todo o ano. Tem hastes longas, folhas finas e pode crescer a uma altura de cerca de dois metros.
Além disso, as características e a qualidade do óleo variam dependendo da localização da grama cultivada. O clima e o solo também têm um papel vital em suas características.
A melhor qualidade do óleo é proveniente das raízes com 18 aos 24 meses de idade. Ele também é conhecido como óleo de Khus, ou “óleo da tranquilidade”. É extraído da planta Vetiver nativa de certas regiões da Índia.
Como usar o óleo de vetiver?
É um óleo usado para tratar a calvície prematura, bem como envelhecimento prematuro do cabelo. Pode acalmar a mente e também pode acalmar o couro cabeludo.
Suas propriedades antioxidantes também ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres, assim como o envelhecimento prematuro de seus folículos pilosos.
Benefícios do óleo de vetiver:
1. Trata lesões no couro cabeludo:
Tem agentes anti-inflamatórios e anti-bacterianos que podem ser muito úteis em casos de ferimentos ou cortes diferentes, que possam afetar seu couro cabeludo.
2. Repelente contra piolhos:
Este óleo é um repelente de piolhos forte. Assim, mesmo se você já estiver com piolhos, você pode ter certeza do grande alívio em apenas alguns dias da aplicação. Pois os piolhos são repelidos pelo cheiro do vetiver.
O óleo de vetiver condiciona profundamente o couro cabeludo, curando assim a inflamação causada pelas picadas dos piolhos.
3. Estimula o crescimento:
O aroma que emana do couro cabeludo depois de aplicar o óleo de vetiver é suficiente para aliviar os nervos do couro cabeludo, assim, o fluxo do sangue é aumentado. Isso resultará no crescimento de novos cabelos dos folículos pilosos.
4. Previne a perda de cabelo:
Além disso, este óleo é conhecido como o óleo da tranquilidade por causa de sua capacidade de acalmar, resfriar e acalmar a mente e o corpo. Esta propriedade refrescante o torna altamente benéfico na perda de cabelo, que ocorre devido ao calor corporal elevado.
5. Evita a caspa:
O óleo melhora a saúde do seu couro cabeludo, equilibrando seus óleos naturais e prevenindo a caspa. Assim, feridas e crostas no couro cabeludo, causadas por excesso de caspa, podem ser aliviadas com Vetiver.
6. Previne o envelhecimento:
O óleo de vetiver tem uma excelente ação antioxidante para impedir o envelhecimento precoce dos folículos capilares, causados por danos provocados pelos radicais livres.
Receitas com óleo de vetiver para o cabelo:
1. Máscara caseira para acalmar o couro cabeludo:
Ingredientes:
– 6 gotas de óleo de vetiver;
– 2 colheres de óleo de amêndoa.
Modo de preparo:
- Em primeiro lugar, misture os óleos;
- Massageie a mistura no couro cabeludo suavemente;
- Em seguida, deixe descansar por 2 horas;
- Lave seu cabelo normalmente.
2. Receita caseira para aliviar a inflamação no couro cabeludo:
Ingredientes:
– 3 colheres de chá de óleo de jojoba;
– 2 gotas de Óleo de Vetiver;
– Duas gotas de óleo de laranja;
– 2 gotas de óleo de lavanda;
– 2 gotas de óleo de alecrim.
Modo de preparo:
- Em primeiro lugar, misture todos ingredientes em um recipiente;
- Massageie essa mistura no cabelo, começando pelas pontas dos fios e subindo para o couro cabeludo;
- Em seguida, enrole o cabelo primeiro em filme plástico e depois em uma toalha;
- Deixe a máscara no cabelo por 1 hora;
- Lave o cabelo com um shampoo e condicionador.
Contraindicações do óleo de vetiver:
Antes de usar o óleo, um teste de pele é recomendado. Isso pode ser feito diluindo em um óleo transportador e aplicando uma pequena quantidade a uma pequena área da pele que não é sensível.
O óleo de vetiver é seguro, pois é um óleo não irritante, inofensivo e não sensibilizante. Ele também pode ser usado misturado com outros óleos essenciais.