Um dos principais benefícios de óleo de uva é que ele funciona como um selante natural para manter a umidade do cabelo folículo.
Além disso, a medida que as pessoas envelhecem, o couro cabeludo produz menos sebo, um óleo natural que mantém os cabelos e o couro cabeludo vibrantes e saudáveis. A falta de sebo pode levar à quebra, secura e queda de cabelo.
O que é óleo de uva?
O óleo de uva como o nome sugere, é o óleo extraído das sementes de uvas e é rico em ácidos graxos e antioxidantes.
Enquanto as sementes de uva e a pele são conhecidas pelo seu conteúdo de flavonoides, ele também é rico em antioxidantes, bem como ácidos graxos que hidratam o cabelo, o que o torna ainda mais atraente como produto capilar é que ele não tem odor ou cheiro forte.
Portanto, não há necessidade de procurar por versões especiais infundidas com fragrâncias químicas e fragrâncias artificiais, que possam danificar seu cabelo ou que você possa ser sensível.
Usos do óleo de uva para cabelo:
Além disso, o óleo de uva pode não ser a primeira coisa que vem à sua mente quando você pensa em condicionamento natural ou tratamento capilar.
Mas os benefícios antioxidantes das sementes de uva podem ser bem aproveitados para nutrir e proteger seu cabelo, sendo benéfico nas seguintes situações:
- Condiciona o cabelo;
- Auxilia no Crescimento do Cabelo;
- Diminui os Danos Capilares;
- Retém a Umidade;
- Combate a Caspa;
- Previne a Inflamação Capilar.
Benefícios do óleo de uva para cabelo:
1. Condiciona o cabelo:
O óleo de semente de uva não se aglomera no tempo frio, criando protuberâncias inestéticas que deixam seu cabelo com uma sensação arenosa e granulosa.
O brilho que você obtém ao usar esse óleo irá nutrir seu cabelo sem deixar que você se sinta como uma sensação de mancha de óleo. Portanto, ele também é muito leve, quase tão leve quanto o óleo de jojoba.
2. Auxilia no crescimento capilar:
Este óleo é visto como um revitalizador de cabelo na medicina tradicional indiana. O óleo prensado a frio é rico em ácido oleico, bem como ácidos graxos que ajudam a nutrir o cabelo. Além disso, o ácido linoleico é um ácido graxo ômega 6, que também está presente nesse óleo, que ajuda a estimular o crescimento do cabelo.
3. Diminui os danos capilares:
A vitamina E é um antioxidante e pode ajudar a curar o couro cabeludo dos danos provocados pelos radicais livres. Apenas uma colher de sopa do óleo tem até 3,9 mg dessa vitamina.
4. Retém umidade:
O alto nível de gorduras no óleo de uva é bom para hidratar o couro cabeludo e o cabelo. O óleo é frequentemente usado em cosméticos devido às suas capacidades regenerativas, permitindo que a pele seja bem protegida e hidratada.
Essa mesma propriedade ajudará seu couro cabeludo a reter a umidade necessária para evitar que o cabelo seque.
5. Combate a caspa:
O óleo de uva é um remédio para a caspa e também para a dermatite seborreia, uma condição que deixa o couro cabeludo com coceira e avermelhado, além de causar descamação na pele.
6. Previne a inflamação capilar:
O óleo de Uva é rico em polifenóis, assim como em ácidos graxos e leucoantocianinas ativas, que podem desempenhar um papel na cicatrização de feridas.
Isso faz com que seja especialmente bom para alguém com um couro cabeludo dolorido e inflamado.
Óleo de uva para tratamento capilar:
Para aproveitar ao máximo as suas propriedades nutritivas, use óleo de uva por conta própria ou misturado com outros óleos de cabelo de sua escolha. Um tratamento com óleo quente funciona bem.
- Além disso, cerca de 4 a 6 colheres de sopa de óleo de uva podem ser combinadas com uma ou duas colheres de sopa de óleo essencial (de sua preferência), que pode nutrir e limpar seu cabelo.
- Em seguida, aplique essa combinação de óleo no seu couro cabeludo, usando um movimento de massagem circular por pelo menos dois minutos.
- Em seguida, enrole a cabeça em uma toalha limpa e quente por meia hora para permitir que os óleos sejam absorvidos.
- Siga isto com uma lavagem de cabelo. Além disso, você pode seguir este regime todas as noites, se preferir.
Receitas de óleo de uva para cabelo:
Ingredientes:
– 4 – 6 colheres de sopa de óleo de uva;
– 4 – 6 colheres de sopa de óleo de jojoba ou óleo de amêndoa doce;
– 5 – 10 gotas de óleo essencial de lavanda ou óleo essencial de ylang-ylang.
Modo de preparo:
- Combine o óleo de semente de uva, o óleo de jojoba ou o óleo de amêndoa doce e o óleo essencial.
- Aqueça uma tigela de água fervente.
- Aplique no cabelo seco e deixe por 30 minutos.
- Para aumentar ainda mais sua eficácia, você também pode sentar sob um secador de cabelo por 3 minutos.
- Depois, lave seu cabelo normalmente com shampoo e água morna.
Contraindicações do óleo de uva para cabelo:
Evite ingerir muito óleo de uva para que você possa evitar seu alto nível de gorduras, incluindo a gordura saturada que não é boa para a saúde cardiovascular.
Também tenha em mente que grande parte da gordura é ômega-6 ácidos graxos que, quando consumidos em excesso, podem causar inflamação no corpo e podem piorar problemas de cabelo com inflamação.
Para uso tópico, geralmente é visto como seguro. No entanto, aqueles com condições alérgicas podem precisar primeiro verificar se eles reagem ao óleo antes de usá-lo extensivamente.