O óleo de semente preta (Nigella sativa) vem de uma planta nativa da Ásia, Europa Oriental e Oriente Médio. as sementes são usadas como remédio há mais de 2.000 anos; algumas foram encontradas armazenadas na tumba do Rei Tut e o óleo teve a reputação de ser usado por Cleópatra.
Além disso, ele têm sido usado para tratar dores de cabeça, dores de dente, asma, artrite, infecções, parasitas e muitas outras doenças.
Este óleo é recomendado para o tratamento de doenças da pele, como eczema (inflamação aguda ou crônica na pele que gera sintomas como coceira, inchaço e vermelhidão) e psoríase (doença inflamatória da pele crônica, não contagiosa).
Bem como vários problemas digestivos. Para saber mais desses e outros benefícios continue lendo o artigo até o final.
O que é o óleo de semente preta?
O óleo de semente preta é uma substância derivada das sementes da Nigella sativa (Cominho), uma planta cultivada na Ásia.
Com o uso a longo prazo da fitoterapia, diz-se que óleo oferece uma ampla gama de benefícios para a saúde. Um dos principais componentes deste óleo é a timoquinona (composto com propriedades antioxidantes.).
Para que serve o óleo de semente preta?
Tem fortes benefícios medicinais quando usado como parte de um regime regular. Este óleo altamente concentrado é composto de pequenas sementes de cor preta que também são comumente chamadas de “cominho preto”, mas são cientificamente chamadas de Nigella sativa.
É diferente de óleos naturais populares como coco e azeite, porque é um óleo essencial. Os entusiastas do estilo de vida natural chamam isso de “cura para tudo, exceto a morte”.
Benefícios do óleo de semente preta:
1. Impede o câncer:
A timoquinona, principal constituinte do extracto de óleo da semente da Nigella sativa, têm incríveis efeitos antitumorais.
Quando combinados com a quimioterapia, esses fitoquímicos podem aumentar significativamente o efeito do tratamento e também reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia.
Os elementos do óleo de semente preta previnem a angiogênese (formação de novos vasos sanguíneos), a metástase e a proliferação de células cancerosas que interrompem o ciclo celular. Eles podem ajudar a prevenir ou tratar o câncer de pulmão, pâncreas, próstata e cólon.
2. Fígado saudável:
Todos sabemos que o fígado é provavelmente um dos órgãos mais essenciais em nossos corpos. Assim, se não estiver funcionando 100%, podemos sentir imediatamente.
Mas o que você pode fazer para ajudá-lo? Se você sofre de má função hepática, que pode ser causada por uma série de fatores, você deve se familiarizar com o óleo de semente preta. Este remédio natural fascinante provou prevenir doenças e danos no fígado e acelerar o processo de cura.
3. Controla a diabetes:
Este óleo é tão poderoso que pode ajudar a prevenir o diabetes. Além disso, também pode servir como um equivalente natural da metformina (composto capaz de reduzir os níveis de açúcar no sangue), que é prescrita para pessoas com diabetes tipo 2.
A metformina tem uma infinidade de efeitos adversos, alguns dos quais incluem diarreia, dores de estômago, indigestão, inchaço, dores de cabeça, azia, dores musculares e muitos outros.
4. Perda de peso:
Ele contém certos elementos que podem diminuir os gatilhos de ganho de peso, ajudando assim as pessoas em suas jornadas de perda de peso.
O óleo é eficaz na redução do apetite, colesterol, triglicérides, níveis de glicose no sangue, gliconeogênese do fígado e absorção de glicose no intestino.
5. Melhorando a condição do cabelo e da pele:
Devido ao fato de que o óleo de semente preta tem qualidades antimicrobianas e antioxidantes, ele é usado para fortalecer os folículos pilosos (cavidade na qual o cabelo nasce).
Em outras palavras, pode ajudar a prevenir a queda de cabelo. No entanto, é ótimo não só para o seu cabelo, mas também para a sua pele.
Como contém nutrientes que são essenciais para uma pele saudável, o óleo de semente preta pode ajudá-lo a manter sua pele exuberante e bonita ou a repará-la, se necessário.
Se você massageá-lo na pele, ou até mesmo beber, isso reduzirá a inflamação da pele (inclusive nos casos de eczema e psoríase.) e ajudará sua pele a se regenerar.
6. Tem efeito anti-Inflamatório:
O óleo de semente preta é conhecido por ser o inimigo de superbactérias, micróbios e parasitas. Pode ser de grande ajuda se você quiser lutar contra uma infecção viral, ou mesmo algo tão sério quanto o Staphylococcus Aureus.
(bactéria gram-positiva presente normalmente na pele e na mucosa das pessoas), que é resistente à Meticilina (antibiótico betalactâmico de pequeno espectro pertencente ao grupo das penicilinas).
7. Fortalece o sistema imunológico:
Os antioxidantes e todas as vitaminas do complexo B que podem ser encontradas podem lhe dar um grande impulso de imunidade.
Além disso, se você sofre de doenças auto-imunes, o óleo de semente preta deve se tornar seu melhor amigo, pois pode melhorar significativamente suas funções imunológicas.
Malefícios do óleo de semente preta:
Existem 3 contraindicações para o óleo de semente preta:
- Reduz a pressão e, em combinação com drogas, inibe o fluxo de oxigênio para o cérebro e para o coração. Além disso, o resultado é náusea, visão turva, tontura e perda de consciência.
- Aumenta a carga em um corpo enfraquecido.
- Os ácidos graxos insaturados estimulam a produção intensiva de hormônios.