O óleo de rícino contém componentes benéficos, incluindo muitos ácidos graxos, linoleico, ricina, oleico, esteárico, palmítico e oleico. Além disso, este óleo é um líquido viscoso, turvo e amarelado que tem um odor específico, motivo pelo qual assusta a maioria das mulheres.
O uso de óleo de rícino é eficaz para cabelos luxuosos e grossos. Esta ferramenta é considerada um médico folclórico e um produto cosmético profissional, pois seu uso pode deixar seus cabelos maravilhosos.O tratamento de cabelo com este óleo era muito popular mesmo no antigo Egito.
Como usar o óleo de rícino no cabelo?
O óleo de rícino nutre o couro cabeludo por dentro, o que é bom para cabelos grisalhos. Contudo, ele também tem um efeito positivo sobre a pele problemática e sobreaquecida, além disso, torna o couro cabeludo mais suave, devido a isso, a pele é restaurada.
Além disso, ele tem substâncias medicinais que restauram o couro cabeludo, deixando o cabelo com um brilho maravilhoso. Somado a isto, o seu uso ajuda a despertar bulbos de cabelo dormentes.
Sua composição contém vários tipos de ácidos graxos, entre os quais o ácido ricinoleico, com um percentual de 87% desse óleo.
A combinação de ácidos adicionais que compõem o produto satura os folículos pilosos e ajuda a fortalecer o crescimento do cabelo, tornando os cachos saudáveis, grossos e exuberantes.
Benefícios do óleo de rícino para o cabelo:
1. Acelera o crescimento do cabelo:
O óleo de rícino realmente ajuda a acelerar o crescimento do cabelo, assim como os cílios e as sobrancelhas. Existem duas teorias sobre o porquê isso acontece: a primeira diz respeito ao ácido ricinoleico no óleo, que inibe os hormônios associados à perda de cabelo e calvície.
2. Fortalece o cabelo:
Os componentes ativos do óleo penetram profundamente na parte interna do folículo, ajudam na formação de queratina, que cola e acelera o crescimento das escamas, além de fortalecer a estrutura do cabelo.
3. Cabelo com brilho:
O óleo de rícino é uma verdadeira panaceia (propriedades que podem curar todos os males) para cabelos secos. Além disso, contém uma porcentagem bastante grande de ricinoleico e ácido linoleico.
Esses ácidos graxos criam uma película protetora especial no folículo que impede a fragilidade e a desaminação. Alguns componentes ativos colam as pequenas escamas de cabelo juntas. Isso dá ao cabelo irresistível brilho e sedosidade.
4. Fortalecimento dos cachos:
Para obter os melhores resultados no fortalecimento dos cachos, qualquer mistura à base de óleo de rícino deve ser aquecida em banho-maria.
As substâncias benéficas encontradas no óleo tornam-se mais ativas, portanto, penetram mais profundamente nos folículos.
A alta temperatura ajuda as moléculas a se moverem mais rapidamente, aumentando assim o metabolismo na epiderme.
5. Reduz a caspa:
O óleo de rícino em combinação com componentes adicionais ajuda a aliviar a inflamação e irritação da pele, além de auxiliar no tratamento da caspa. Além disso, ele tem ação antifúngica, antimicrobiana, emoliente e anti-séptica. A vitamina E, que está contida no óleo, ajuda a eliminar a coceira e regenera a pele.
7. Anti-queda:
O óleo de rícino, contra a perda de cabelo, é aplicado não diluído ou com a adição de vários componentes que têm um efeito semelhante.
Ele tem um efeito irritante no couro cabeludo, que causa fluxo sanguíneo para o mesmo. Além disso, devido a isso, as raízes são alimentadas com oxigênio, uma película protetora que é criada no couro cabelo, fornecendo os elementos necessários.
Malefícios do óleo de rícino:
Ao cuidar de cachos com máscaras feitas de forma independente, é importante pré-verificar se o produto provocará alguma reação alérgica.
Para fazer isso, você precisa de uma gota desse óleo ou da máscara preparada. Ao fazer o teste aplique na mão e esfregue um pouco, depois de alguns minutos lave, se a mão ficar vermelha, então é melhor abandonar o uso desse produto.