O óleo de mamona é feito pressionando as sementes da mamona, e possui diversos benefícios para saúde e para a pele, podendo ser usado também nos cabelos. É cultivada em países como Argélia, Egito e Grécia. Seu óleo é utilizado em todo o mundo pelas suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, pois contém vitamina E, proteínas e ômega 6 e 9.
O que é óleo de mamona?
O óleo de mamona é obtido da semente que fica envolta em um revestimento externo que contém um veneno fatal conhecido como ricina, e só pode ser usado uma vez que o casco é removido.
Descobriu-se que as sementes de mamona são ricas em ácidos oleicos, ácidos ricinoleicos e ácidos linoleicos, entre outros ácidos graxos que são extremamente benéficos para a saúde de uma pessoa. Além disso, é rico em proteínas, carboidratos e cálcio.
Para que serve óleo de mamona:
Durante séculos, foi usado como um dos principais ingredientes em uma ampla variedade de medicamentos. Além disso, é seguro e eficaz para problemas de pele de animais de estimação, além disso, hidrata profundamente e cura a pele.
Pode ser usado como rímel natural caseiro, auxilia nas infecções fúngicas, alivia os músculos doloridos, promove o crescimento do cabelo, melhora a cor do cabelo e é considerado um laxante poderoso.
Benefícios do óleo de mamona:
1. Combate infecções fúngicas:
Devido às suas propriedades antibacterianas e antifúngicas, o óleo de mamona é eficaz no tratamento de condições como micose e pé de atleta. Além disso, aplique na área afetada e deixe durante a noite, a infecção desaparecerá em breve.
2. Combate problemas de pele:
Os ácidos graxos do óleo de mamona ajudam a nutrir a pele seca, pessoas com pele oleosa e propensa a acne geralmente evitam todo e qualquer óleo. No entanto, quando aplicado à pele limpa, ajuda a combater as bactérias causadoras de acne e reduz também as manchas, ajudando, assim, a restaurar o equilíbrio de hidratação da pele.
3. Remédio anti-envelhecimento:
Devido à sua natureza viscosa, permanece na pele por mais tempo e penetra profundamente nas camadas da pele. Além disso, estimula a produção de colágeno e elastina, as linhas finas e as rugas são retardadas.
Dando lugar a uma pele mais suave, mais macia e mais jovem. Alguns pontos de óleo de mamona, massageados ao redor dos olhos, ajudam a tratar de linhas finas e pés de galinha.
4. Ajuda bebês propensos a cólicas:
Cólicas em bebês, nos primeiros meses de nascimento, causam imensa dor tanto para os pais quanto para o bebê. Além disso, o excesso de gás é o suposto motivo dessas dores de cólicas, nesse caso massagear a barriga do bebê com óleo de mamona é conhecido por ser benéfico.
5. Aumenta a imunidade:
Profissionais da medicina alternativa acham que o consumo aumenta a imunidade e promove melhor saúde.
6. Lubrificante natural:
Como o óleo de mamona não congela, é um ótimo lubrificante para ter em casa. É ideal, pois não reage a temperaturas quentes ou muito frias.
7. Laxante natural:
Conhecido como um laxante estimulante, lubrifica os intestinos e faz com que “as coisas se movam”. Seu trato digestivo sentirá o efeito do óleo em 2-5 horas, dosagem de adultos seria 1-2 colheres de sopa.
Além disso, enquanto para as crianças até a idade de 12 anos devem ser dadas 1-2 colheres de chá. Esteja avisado, o gosto é muito ruim, você pode misturá-lo com um pouco de suco de laranja para torná-lo mais palatável.
8. Combate dores nas articulações:
Dores articulares e nos tecidos podem ser muito dolorosas, massagear suas articulações com óleo de mamona é conhecido por ajudar com a dor e desconforto. Além disso, em terapias alternativas, uma massagem é considerada uma opção para alavancar o sistema linfático e proporcionar alívio às pessoas que sofrem de artrite.
9. Auxilio capilar:
Massagear o óleo quente de mamona no couro cabeludo (e até nas sobrancelhas) é conhecido por estimular os folículos capilares e aumentar a circulação, resultando em um crescimento extra dos cabelos.
Além disso, pode funcionar em áreas que foram afetadas pelas condições do couro cabeludo, uma vez que possui propriedades antifúngicas, você verá uma mudança no crescimento e na qualidade do seu cabelo, após cerca de 2 semanas de aplicação regular.
Malefícios:
O uso não é isento de efeitos adversos, que são geralmente reações de pele e irritação gastrintestinal. Quando o óleo de rícino atinge o intestino delgado, ele é dividido em ácido ricinoleico, o que pode irritar seu revestimento intestinal. Além disso, com efeito, a constipação é invertida, no entanto, algumas pessoas sentem desconforto digestivo, diarreia e outros efeitos colaterais relacionados.
Embora o óleo de mamona seja usado para ajudar a induzir o parto em mulheres grávidas, foram detectados casos de náusea entre essas mulheres. Tal como acontece com outros óleos essenciais e agentes naturais, você também deve tomar nota de sua fonte.
Além disso, a maioria das reservas vendidas nas lojas é extraída de sementes de mamona que foram fortemente pulverizadas com pesticidas, extraídas com solvente, desodorizadas ou processadas quimicamente.
Isso prejudica a qualidade do óleo e até aumenta o risco de ser contaminado por toxinas agrícolas. Além disso, os benefícios do óleo de mamona são mais anedóticos do que científicos, é aconselhável proceder com cuidado para minimizar o risco de efeitos colaterais, se você optar por usar este óleo.