Início » Cabelos » Óleo de macadâmia para cabelo: para que serve, como usar e benefícios

Óleo de macadâmia para cabelo: para que serve, como usar e benefícios

óleo de macadâmia para o cabelo

O óleo de macadâmia para o cabelo pode ser usado de maneiras diferentes, sendo que cada uma tem eficácia suficiente. Este produto está incluído na composição de máscaras caseiras, podendo ser adicionado também em produtos acabados e ainda em sua forma pura para massagem na cabeça.

Óleo de macadâmia para cabelo

O que é o óleo de macadâmia?

O óleo de macadâmia nutre o cabelo ao longo de todo o seu comprimento, fortalecendo-o e dando brilho. A estrutura leve do óleo proporciona uma rápida “capacidade de absorção”, o que aumenta sua usabilidade.

Deve-se notar que o processo demorado de obtenção do óleo natural determina seu considerável custo e raridade, o que é completamente compensado pelo efeito. Apenas algumas gotas podem ser suficientes para o cuidado do cabelo em casa.

Massagem, aromaterapia ou uma máscara com a adição deste óleo permitirá restaurar rapidamente os cabelos danificados, dando vida, mantendo-os saudáveis ​​com excesso de nutrientes e brilho.

Como usar o óleo de macadâmia:

O valor do óleo de macadâmia para o cabelo é que ele possui propriedades regeneradoras, hidratantes e rejuvenescedoras. Consequentemente, com o uso regular de máscaras preparadas em sua base, os fios gradualmente ganham vida: eles começam a brilhar e deixam de cair, tornando-se lisos e elásticos.

Além disso, o uso deste óleo é benéfico porque ele tem propriedades que promovem a saúde dos cabelos, deixando-os completamente transformados. Os componentes  têm um efeito complexo no couro cabeludo e nos cachos.

Óleo de macadâmia para cabelo

Benefícios do óleo de macadâmia:

1. Mantém o cabelo hidratado:

O esqualeno é um antioxidante, presente naturalmente mo óleo, que ajuda a reduzir o estresse oxidativo em nossa pele e couro cabeludo, evitando a perda de umidade.

2. Evita a queda de cabelo:

O conteúdo de ácidos graxos presentes na Macadâmia é muito benéfico para o cabelo. Esses ácidos graxos ajudam a adicionar brilho, fortalecer e nutrir os folículos pilosos, que por sua vez combatem a perda de cabelo e os fios quebradiços.

3. Reduz o frizz:

Além disso, os benefício do óleo de macadâmia para o cabelo é ótimo para acalmar o cabelo de frizz, emaranhados e embotamento. Este óleo de noz leve, não oleoso, dá brilho e vitalidade aos fios enquanto protege as pontas e mantém o couro cabeludo hidratado.

4. Ajuda no crescimento do cabelo:

O ômega-7 é um ácido graxo que se assemelha ao óleo encontrado naturalmente no couro cabeludo. Para ajudar seu cabelo a crescer, usar óleo de noz de macadâmia pode realmente fazer a diferença, porque o óleo pode deixar seu couro cabeludo úmido e saudável.

5. Suaviza a aparência do cabelo:

As qualidades emolientes do óleo podem ajudar a suavizar o cabelo, dando-lhe uma aparência mais brilhante. Curiosamente, os cabelos tratados diariamente com óleo de macadâmia podem manter seu brilho, além de ficarem mais brilhantes com o tempo.

6. Desembaraça os cabelos cacheados:

Além disso, este óleo é especialmente popular para cabelos crespos. Pois os cabelos crespos podem ser especialmente vulneráveis ​​aos danos do meio ambiente.

Cabelos cacheados secos e danificados são muito difíceis de pentear e podem quebrar facilmente. Mas o óleo de macadâmia ajuda a restaurar a umidade do cabelo, ao adicionar proteína natural ao cabelo.

7. Alivia coceira:

Se você tiver um couro cabeludo seco e com coceira, ou um mau aspecto de caspa, pode esfregar um pouco do óleo de macadâmia no couro cabeludo para proporcionar conforto e evitar a descamação durante o dia.

8. Estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo:

Os benefícios do óleo de macadâmia no cabelo tem ação perfeita, pois estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo, protege contra a radiação solar, acalma as irritações e regenera pequenos danos à estrutura do cabelo. Além disso, complementa os cabelos com preciosas vitaminas e minerais, que faltam aos cabelos.

Óleo de macadâmia para cabelo

9. Controla a oleosidade:

A combinação de ácido graxo palmítico e oleico faz com que seja semelhante ao sebo humano. Isso permite que o óleo controle o funcionamento das glândulas sebáceas e evite a secreção excessiva de sebo.

10. Protege do calor:

Além da ação interna, o óleo cria uma delicada camada protetora na superfície do cabelo. Portanto, nesse caso, ele protege os fios de altas temperaturas e radiação UV.

Máscara de óleo de macadâmia para o crescimento do cabelo:

Ingredientes:

– 50 ml de iogurte natural;
– 30 ml de óleo de macadâmia;
– 30 gramas de farinha de aveia;
– 1 gema de ovo.

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, esquente o óleo de macadâmia e aos poucos vá misturando com o outros ingredientes até ficar homogêneo;
  2. Em seguida, aplique a mistura na raiz do cabelo e depois espalhe por todo o comprimento do cabelo;
  3. Coloque uma touca e deixe por 60 minutos;
  4. Lave bem o cabelo com shampoo e enxágue com água de limão.

Contraindicações do óleo de macadâmia:

Além disso, este óleo é um ingrediente seguro para quase todo mundo usar em seus cabelos. Se você é alérgico a nozes, é possível que você tenha uma reação alérgica ao óleo de macadâmia. Portanto, ao usar este óleo para tratamento de cabelo a longo prazo não deve causar problemas em seu cabelo ou couro cabeludo.

No entanto, o óleo de macadâmia para cabelo é hipoalergênico, o que torna possível aplicá-lo ao couro cabeludo sensível. Durante 1000 anos de aplicação, não foi registrado nenhum caso que indicasse contraindicações ao seu uso.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.