O óleo de linhaça deve fazer parte da sua dieta, pois pode melhorar a digestão, saúde do coração, reduzir o risco de câncer e ajudar na perda de peso. Além disso, o óleo de linhaça pode ser considerado o mais importante entre vários outros óleos vegetais, pois contém uma grande quantidade de substâncias benéficas para o corpo.
Esse óleo fornece vitaminas, ácidos graxos saturados e insaturados, macro-elementos e outras substâncias necessárias para a saúde do nosso corpo.
Devido a sua combinação única de nutrientes o óleo de linhaça é bastante popular na nutrição saudável e adequada, pois auxilia na perda de peso, no tratamento de muitas doenças e em cosmetologia. Para saber mais desses e outros benefícios continue lendo o artigo até o final.
O que é o óleo de linhaça?
O óleo de linhaça, extraído da semente de linho, é um dos óleos naturais mais úteis. É usado como um conservante para madeira, concreto e um ingrediente em tintas, vernizes e manchas. Como se isso não bastasse, também é usado em sabonetes e tintas.
Para que serve:
O óleo de linhaça é usado no tratamento complexo de muitas doenças, e também serve como fonte de ácido alfa-linolênico insubstituível, cuja deficiência afeta negativamente a saúde humana.
Além disso, o uso de óleo de linhaça auxilia na prevenção de problemas como o do sistema geniturinário (órgãos genitais e urinários).
Os médicos recomendam levar este produto a homens que sofrem de impotência, e mulheres que têm uma síndrome pré-menstrual pronunciada (a lignina contida no óleo neutraliza este e outros problemas hormonais, sendo, na verdade, o estrogênio da planta).
Quais os benefícios do óleo de linhaça?
1. Aumenta a imunidade:
É frequentemente usado para restaurar o sistema imunológico após a cirurgia. Além disso, este produto dá energia ao corpo e mantém o corpo fortalecido.
2. Melhora a elasticidade da pele:
O óleo de linhaça tem um excelente efeito sobre a pele, tornando-a flexível e elástica.
3. Tem efeito regenerativo:
O óleo de linhaça é frequentemente adicionado a cremes com um efeito regenerador. Mas em casa para fazer tal creme não é difícil. O óleo pode ser usado tanto na forma pura quanto misturado com creme de leite ou suco de limão. Um creme “caseiro” ajudará a eliminar as partículas velhas da pele.
4. Ajuda na nutrição do cabelo:
Tem um grande efeito sobre o couro cabeludo e estrutura do cabelo. Além disso, é adequado para todos os tipos de cabelo, pois é rapidamente absorvido.
É necessário massagear o óleo no couro cabeludo com movimentos circulares, depois distribuir uniformemente por todo o comprimento do cabelo, enrolar com uma toalha e ,uma hora depois, lavar com água morna.
5. Melhora o sistema cardiovascular:
Com o uso regular de óleo de linhaça, o nível de colesterol no sangue diminui em média 25%, os triglicerídeos em 65%, a viscosidade do sangue diminui e a elasticidade dos vasos sanguíneos aumenta. Como resultado, isso leva a uma diminuição na pressão sanguínea e uma redução no risco de coágulos sanguíneos.
Há evidências de que receber apenas 1 colher de sopa do óleo de linhaça, reduz a pressão arterial em 9 mm Hg. Recomenda-se o uso no tratamento complexo e para prevenir aterosclerose, doença coronariana, hipertensão, acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e tromboflebite.
6. Trato gastrointestinal:
O uso regular ajuda a normalizar o trabalho do sistema digestivo como um todo. Em particular, este óleo melhora o funcionamento do fígado, elimina a azia e constipação e ainda limpa os intestinos dos parasitas. O óleo de semente de linho é extremamente benéfico para a mucosa intestinal.
Óleo de linhaça é recomendado para gastrite, doenças inflamatórias do esôfago, úlceras gástricas e duodenais, colite, duodenite, cirrose hepática, fígado gorduroso, hepatite, hemorroidas, doença do cálculo biliar, disenteria residual e constipação persistente.
7. Melhora o sistema respiratório:
É recomendado para ser usado no tratamento complexo de angina, amigdalite, laringite e asma brônquica. O uso de óleo de linhaça é mostrado para pessoas que sofrem de doenças broncopulmonares crônicas, pois este óleo é um meio natural altamente eficaz de prevenir exacerbações de processos inflamatórios.
8. Aumenta a imunidade:
O óleo é um excelente imunoestimulante. Recomenda-se usar este óleo no período pós-operatório, para os pacientes enfraquecidos durante o período de reabilitação e para pessoas frequentemente afetadas pela epidemia de gripe.
9. Para as mulheres:
O óleo ajuda a normalizar o sistema hormonal, melhora a saúde no período pré-menstrual e também da menopausa.
Especialmente recomendado é o uso durante a gravidez, já que os componentes deste óleo maravilhoso têm um efeito benéfico no curso da gravidez e do parto, bem como contribuem para o bom desenvolvimento do cérebro do futuro bebê.
10. Para homens:
O consumo regular aumenta a potência e promove a produção de hormônios sexuais.
11. Para crianças:
Recomenda-se a inclusão de óleo de linhaça na dieta das crianças para o pleno desenvolvimento do corpo da criança. É imperativo incluir óleo de linhaça na dieta de crianças debilitadas e crianças com doenças broncopulmonar crônicas. Deve-se notar especialmente que o óleo melhora a absorção de cálcio, que é extremamente importante para o corpo de uma criança em crescimento.
12. Prevenção de câncer:
Câncer é o flagelo do nosso tempo. Cientistas de todo o mundo reconhecem que a principal coisa na luta contra esta doença terrível é a sua prevenção. O óleo de linhaça contém ácidos graxos poli-insaturados ômega-3 e lignanos, que infelizmente têm uma quantidade extremamente pequena (a maior quantidade dessas fibras vegetais está contida diretamente na semente de linhaça).
Recomenda-se o uso de óleo de linhaça e sementes de linhaça no tratamento complexo de doenças oncológicas e para preveni-las. Estudos mostraram que este óleo é especialmente eficaz na prevenção de câncer de mama e reto.
13. Prevenção de doenças do sistema nervoso:
Médicos em todo o mundo reconheceram apenas o efeito benéfico do óleo de linhaça na atividade cerebral. Com um uso bastante regular do óleo de linhaça, foi observada uma melhora na memória e velocidade de reação.
O cérebro humano tem 60% de gordura e requer apenas ácidos graxos insaturados, presentes em grande quantidade no óleo de linhaça. Em conexão com o cérebro, este óleo é necessário para crianças, pessoas cujo trabalho exige muito esforço mental e, é claro, para os idosos.
O efeito excepcionalmente favorável do óleo de linhaça no sistema nervoso, como um todo, também foi comprovado. Esse óleo ajuda o sistema nervoso em certos tipos de depressão e pode facilitar o curso da esquizofrenia.
14. Prevenção de doenças do sistema urinário:
O óleo é utilizado com sucesso no tratamento complexo de doenças dos rins e da bexiga.
15. Prevenção de doenças do sistema músculo-esquelético:
É comprovado o efeito benéfico do óleo de linhaça ao ser usado externamente e internamente em casos de doenças inflamatórias das articulações tais como: artrite e reumatismo. Ele vai ajudar a lidar com o processo inflamatório e facilitar a condição do paciente.
16. Prevenção de doenças de pele:
Recomenda-se o uso de óleo de linhaça no tratamento complexo de várias doenças inflamatórias da pele, como seborreia, psoríase, eczema, acne, rosácea e erupções cutâneas secas.
O óleo de linhaça também ajuda no tratamento de feridas, úlceras difíceis de curar e também em rachaduras na pele. Possuindo um efeito benéfico no tratamento de calos e verrugas. O óleo também é usado no tratamento de queimaduras superficiais.
17. Prevenção do excesso de peso:
Em nosso tempo, o problema do excesso de peso e da obesidade está se tornando cada vez mais importante. O teor de calorias das gorduras é muito alto, por isso muitos estão lutando com o problema do excesso de peso, eliminando as gorduras da dieta.
Esta não é a saída! Ácidos graxos insaturados são essenciais para o corpo humano. O óleo compensará completamente a deficiência de ácidos graxos insaturados. Além disso, ômega-3 e ômega-6, presentes em grandes quantidades no óleo, contribuem para a normalização do metabolismo da gordura e do metabolismo em geral.
O óleo de linhaça ajudará a reduzir o apetite, estimulando o centro de saturação, o que torna mais fácil seguir uma dieta. Além disso, este óleo aumenta a velocidade de passagem dos alimentos e reduz a taxa de absorção nos intestinos. Naturalmente, é necessário reduzir a ingestão calórica e aumentar a atividade física.
18. Prevenção de diabetes:
Primeiro de tudo, o óleo de linhaça melhora o pâncreas e o sistema endócrino como um todo. É uma boa ferramenta preventiva para o desenvolvimento de diabetes. Na diabetes, o consumo de açúcar e gordura é limitado.
Com uma dieta tão rígida, a pequena quantidade de gordura permitida é simplesmente necessária para obter ácidos graxos precisamente insaturados, indispensáveis para o corpo humano e extremamente necessários para diabéticos. O mais provável e o melhor produto para este fim é o óleo de linhaça.
Os médicos concluíram que o consumo regular de óleo de linhaça reduz a incidência de neuropatia diabética (ND) em pacientes diabéticos. Uma diminuição nos níveis de açúcar no sangue no diabetes tipo 2 também foi observada. Claro, você não deve brincar com diabetes, então consulte o seu médico sobre a dose que você pessoalmente precisa.
19. Prevenção de reações alérgicas
O uso do óleo ajudará a remover a manifestação de uma reação alérgica.
20. Prevenção de doenças oculares
O consumo regular do óleo afeta favoravelmente o estado de visão, melhorando tanto a acuidade visual quanto a percepção de cor.
21. Prevenção de doenças dentárias
O óleo de linhaça pode curar a inflamação. É recomendado para uso no tratamento de processos inflamatórios na cavidade oral: estomatite, cárie, sangramento gengival.
O óleo deve ser incluído na dieta de vegetarianos e pessoas que, por uma razão ou outra, não consomem peixe, a fim de compensar a deficiência de ácidos graxos insaturados que são vitais para os seres humanos.
Este óleo é simplesmente necessário para crianças com doenças frequentes, pacientes debilitados e pessoas que foram submetidas a cirurgia.
Máscara para pele seca e rachada:
INGREDIENTES:
– 1 gema;
– uma colher de sopa de óleo de linhaça;
– 1 colher de mel líquido.
MODO DE PREPARO:
- Misture todos os ingredientes até ficar homogêneo e coloque em banho-maria por 1-2 minutos.
- Não se esqueça de mexer constantemente a mistura para que o ovo não enrole.
Malefícios:
- Reação alérgica;
- Diarreia;
- Alta coagulação sanguínea.
Além disso, o óleo é estritamente contraindicado para:
- Gestantes;
- Pessoas que usam medicamentos antidepressivos;
- Pessoas com pancreatite, hepatite, colecistite e litíase biliar.