Início » Benefícios dos Óleos » Óleo de lavanda para o cabelo: como usar, benefícios e receitas

Óleo de lavanda para o cabelo: como usar, benefícios e receitas

oleo de lavanda para o cabelo

O óleo de lavanda para o cabelo é muito eficaz, pois, pode acelerar o crescimento do cabelo, além de gerar o crescimento de células e reduzir o estresse. Além disso, também possui propriedades antimicrobianas e antibacterianas, que podem melhorar a saúde do couro cabeludo.

Óleo de lavanda para o cabelo: como usar, benefícios e receitas
óleo de lavanda para o cabelo

Como usar o óleo de lavanda para o cabelo:

O óleo de lavanda pode ser um complemento seguro e valioso para o seu regime de cuidados com o cabelo. Estudos mostram que pode promover o crescimento do cabelo e prevenir o desbaste.

Além disso, pode também ter outras vantagens para a saúde geral do couro cabeludo e do cabelo. Há também muitas maneiras de aplicá-lo em seu cabelo ou usá-lo com (ou em) seus produtos favoritos.

Benefícios do óleo de lavanda para o cabelo:

1. Promove o crescimento do cabelo: 

Óleo de lavanda recentemente ganhou atenção para estimular o crescimento do cabelo. Além disso, um estudo de 2016 descobriu que, quando aplicado no couro cabeludo, faz o cabelo crescer mais rápido, forte e brilhoso.

Este benefício é muito mais eficaz quando pode trabalhar na pele. Segundo esse estudo, pode ajudar em problemas como a calvície ou a alopecia.

2. Antimicrobiano:

Também tem propriedades antimicrobianas. Isso significa que ajuda a impedir o crescimento de bactérias e fungos. Além disso, quando aplicado ao cabelo ou couro cabeludo, isso pode impedir problemas comuns de cabelo ou couro cabeludo. Em particular, pode prevenir coceira no couro cabeludo ou caspa e até mesmo infecções.

3. Reduz a inflamação da pele:

Lavanda é por vezes usada como um remédio caseiro para inflamação da pele e queimaduras. Usá-la na forma de óleo essencial pode ser bom para a inflamação do couro cabeludo e secura.

Um estudo de 2012 viu o sucesso do óleo de lavanda usado topicamente em inflamações e úlceras da pele. Além disso, porque o óleo reduziu a inflamação e acelerou o processo de cicatrização.

4. Previne e mata piolhos:

Estudos descobriram que pode ajudar a manter os piolhos do cabelo à distância, pois possui propriedades que podem matar piolhos. No entanto, esses estudos foram realizados combinando com óleo de hortelã pimenta.

5. Efeito calmante:

O aroma suave do óleo de lavanda pode ajudar a acalmar o sistema nervoso. Além disso, as pessoas tendem a se sentir mais relaxadas, agradáveis ​​e melhoradas depois de aplicar óleo de lavanda no cabelo.

Receita de óleo de lavanda para o cabelo seco:

Ingredientes:

  • 1 Xícara de flores secas de Lavanda;
  • 3 Xícaras de óleo de amêndoa.

Modo de Preparo:    

  1. Coloque as flores de lavanda em um almofariz e amasse-as um pouco, mas não excessivamente;
  2. Em uma panela, despeje e aqueça em fogo baixo;
  3. Além disso, adicione as flores de lavanda secas e deixe a mistura ferver por cerca de 2 horas;
  4. Após esse tempo, espere até que esfrie um pouco e depois coe a mistura;
  5. Além disso, reserve em um frasco de vidro com tampa e guarde-o em um local fresco e sem umidade, longe da luz solar direta.

Contraindicações:

Certifique-se de não aplicar muito óleo de lavanda em sua pele. Pode levar a irritação da pele. Nesse caso, deve ser aplicado no cabelo, diluindo-o com um óleo carreador e deve ser usado somente em quantidades limitadas.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.