O óleo de girassol é pobre em ácidos graxos saturados, que não são saudáveis porque aumentam os níveis de colesterol, e possui diversos benefícios para saúde.
É livre de colesterol e sódio, e é um substituto saudável da manteiga salgada, que é rica em gordura saturada, colesterol e sódio. Além disso, o óleo também é naturalmente isento de gorduras trans. Para saber desses e outros benefícios do óleo de girassol continue lendo o artigo até o final.
Origem:
O Girassol nos tempos esquecidos pelos antepassados era considerado uma planta ornamental, que estava associada ao sol, era adorada, considerada uma flor sagrada que simbolizava riqueza, saúde e fertilidade.
Na Rússia, os girassóis eram plantados em parques, propriedades, campos, decoravam jardins, mas não eram usados na culinária ou na medicina. Além disso, e somente em 1829, o camponês russo Daniil Bokarev, tendo plantado vários girassóis em seu jardim, tentou primeiro bater, usando uma prensa manual para isso.
No final do século XIX, o óleo de girassol era amplamente utilizado não apenas na Rússia, mas também na Europa e em outros países ocidentais. Hoje, a produção é de cerca de 70% de todos os óleos vegetais.
E é amplamente utilizada em todos os países do mundo. Além disso, existem cerca de 50 tipos de girassóis, mas para a produção de óleo vegetal o girassol de semente oleaginosa, que é cultivado em todo o mundo, é mais usado.
No nosso tempo, o óleo de girassol é considerado um importante produto à base de plantas, que é amplamente utilizado na culinária. Além disso, dada a sua composição única e curativa, este produto é utilizado para tratar e prevenir várias doenças.
No processo de produção de óleo vegetal, as sementes de girassol passam por várias etapas de processamento que permitem obter o grau desejado de óleo, que possui um aroma agradável e um sabor específico.
Tipos de óleo de girassol:
Dependendo do grau de purificação, é dividido em não refinado e refinado. O óleo de girassol não refinado durante o período de produção é submetido apenas a filtração, o que permite eliminar impurezas mecânicas e preservar componentes biologicamente valiosos.
Este tipo de óleo é o mais útil, tem uma cor escura, uma cor rica e um sabor azedo. O não refinado tem um prazo de validade curto, portanto, após um longo período, pode precipitar.
O refinado passa por várias etapas de processamento: hidratação, neutralização, desodorização e congelamento. Depois de um longo processamento, metais pesados, pesticidas, ácidos graxos livres e outras substâncias são removidos dele.
Benefícios do óleo de girassol para saúde:
1. Doença cardiovascular:
O óleo de girassol contém uma certa quantidade de fitoquímicos (químicos ou nutrientes provenientes de vegetais), que são benéficos para o coração. Além disso, uma quantidade adequada de gorduras polinsaturadas e monoinsaturadas torna este óleo o melhor para o tratamento de sintomas cardiovasculares.
2. Reduz gorduras:
É rico em gorduras polinsaturadas e monoinsaturadas. Isso o torna um óleo ideal para acabar com a gordura acumulada em seu corpo. Ele efetivamente mantém o colesterol bom (HDL) no corpo, devido à presença de lecitina (produto natural extraído da semente de girassol largamente utilizado como aditivo na indústria alimentícia). Além disso, o modo de mecanismo é realizado quando adere ao revestimento celular e às células nervosas.
3. Hidratante:
Mantenha sua pele fresca e reparada usando óleo de girassol como sua fonte antioxidante. Efetivamente remova a sujeira e os radicais livres de sua pele usando o Óleo. Além disso, esse óleo é amplamente utilizado como creme dérmico para tratar certas infecções da pele, como eczema e edema.
Nossas camadas dérmicas sofrem mais com a exposição ambiental, mas sendo rico em vitamina E, nos ajuda a viver livres mesmo nos ambientes mais poluídos. Além disso, pois esse óleo regenera as células danificadas e protege a pele dos duros raios ultravioletas do sol.
4. Reduz o risco de câncer:
Existe um composto encontrado no óleo de girassol conhecido como tocoferol. Além disso, este elemento elimina os radicais livres do corpo, substâncias que podem transformar as células em tumores cancerígenos a longo prazo.
5. Sistema imunológico:
Também tem um papel significativo no nosso sistema imunológico. Ele aumenta a nossa imunidade e nos torna capazes de lidar com condições infecciosas extremas. Além disso, cria barreira e elimina todos os invasores estrangeiros do corpo.
6. Saúde do bebê:
Os bebês recém-nascidos são altamente suscetíveis à infecção. Além disso, e você pode usar para protegê-los de certas infecções, pois sua natureza química é bastante leve.
7. Trata frieira:
O óleo de girassol também pode tratar infecções superficiais, como o pé de atleta (frieira). Sendo que nesta infecção fúngica é comum desconfortos como coceira e ardor no pé.
8. Reduz o envelhecimento:
Os conhecidos antioxidantes reduzem eficazmente os primeiros sinais de envelhecimento. Além disso, o óleo expulsa todas as toxinas e partículas para fora do corpo, deixando a pele sem rugas e sem manchas.
9. Melhora a digestão:
Também contém um conteúdo de gordura elevado, o que pode ser perigoso para sua saúde em geral. Mas se você incluir em sua culinária, sentirá imediatamente como sua comida será leve e como se sentirá melhor depois de comer, a diferença entre e outros óleos de cozinha logo será detectada.
10. Maior energia:
Seu rico perfil nutricional energiza você enquanto descarrega o excesso de glicogênio (estoque de energia rápida do organismo) da corrente sanguínea.
Para que serve óleo de girassol:
É conhecido por todas as donas de casa como um produto bastante conveniente e saboroso que pode dar um sabor e consistência especiais aos alimentos. Além disso, poucas pessoas percebem que pode ser usado em cosmetologia e até em medicamentos.
Também é uma fonte rica de vitamina E. Descobriu-se que a vitamina E encontrada também pode prevenir a artrite reumatoide (doença inflamatória que afeta as articulações) e o câncer de cólon.
Além disso, pessoas de países que usam óleo de oliva e óleo de girassol como seus principais óleos de cozinha, têm taxas mais baixas de asma, segundo estudos.
Contraindicações:
O óleo de girassol não possui nenhuma contraindicação. Sendo assim, pode ser utilizado por todos os grupos de pessoas, apenas seguindo as indicações da embalagem.