
O óleo de andiroba é um óleo de castanha emoliente (que amolece) que foi processado a partir das sementes ou nozes da árvore amazônica, Carapa Guianensis. Os índios da Amazônia usaram por séculos como um repelente natural de insetos.

A análise química do óleo de andiroba identificou a presença de um grupo de substâncias químicas chamadas limonóides.
As propriedades anti-inflamatórias e repelentes de insetos do óleo de andiroba são atribuídas à presença destes limonóides. Para saber mais desses e outros benefícios continue lendo o artigo até o final.
O que é:
O óleo de andiroba é uma rica fonte de ácidos graxos essenciais, incluindo ácido oleico (ômega-9), ácido palmítico (ácido gordo saturado), ácido mirístico (ácido gordo saturado) e ácido linoleico (ômega-6). Não contém componentes gordurosos como triterpenos, taninos e alcaloides, que são isolados como Andirobina e Carapina.
Para que serve:
O óleo de andiroba é altamente emoliente, sendo eficaz na hidratação da pele seca e rachada e usado em produtos destinados a curar o eczema (irritação da pele) e a psoríase (doença comum da pele que causa vermelhidão e irritação).
O óleo penetra na pele rapidamente, atuando como um excelente óleo veicular emoliente. É naturalmente rico em limonóides e triterpenos, que são anti-inflamatórios, razão pela qual o Andiroba é frequentemente encontrado em formulações para dores musculares e dores e produtos destinados a reduzir o inchaço.
O óleo de andiroba tem um efeito benéfico de não ser apreciado pelos insetos, portanto, fornece uma formulação com proteção anti-insetos. Além disso, a andiroba é usada na Amazônia para matar parasitas e insetos, muitas vezes por administração direta ou por queima de óleo, podendo assim afastar os insetos.
Benefícios:
1. Rico em vitaminas, minerais e antioxidantes:
O óleo também é rico em antioxidantes, para ajudar a neutralizar e remover os radicais livres da corrente sanguínea, enquanto previne o envelhecimento prematuro da pele, fotodermatoses e câncer de pele.
Alguns dos nutrientes no óleo incluem: Andiroba, Vitaminas A, vitaminas C, vitaminas E, ácidos linoleicos, ácidos palmíticos, ácidos oleicos, ácidos esteáricos e ácidos graxos.
2. Reduz a aparência das linhas finas:
O óleo de andiroba tem sido usado no Brasil há gerações como um meio natural para a pele macia e gorda, melhorando a firmeza e reduzindo a aparência de linhas finas e rugas.
Suas propriedades antioxidantes combatem os radicais livres para evitar que a pele envelheça prematuramente, bloqueia o câncer de pele e protege a pele.
3. Torna o cabelo mais saudável:
Os ácidos graxos essenciais (EFA) no óleo ajudam a promover o crescimento saudável dos cabelos, tratando os cabelos danificados ou encaracolados sem deixar uma sensação oleosa por trás.
Quando aplicado ao couro cabeludo ligeiramente aquecido, o óleo estimula um melhor fluxo sanguíneo, que é um forte fator para o crescimento de cabelos mais saudáveis, mais resistentes à ruptura, às pontas duplas e à desidratação.
4. Promove o crescimento do cabelo:
Ao estimular um melhor fluxo sanguíneo para o couro cabeludo, o cabelo cresce mais rápido. Sendo assim, o óleo de Andiroba é um condicionador para a pele e os cabelos que promove o aumento do fluxo sanguíneo, estimulando o cabelo a crescer mais rápido e saudável.
5. Tem propriedades anti-Inflamatória:
O óleo é um tratamento natural para a inflamação e dor nas articulações, bem como para reduzir os sintomas de artrite, reumatismo e dores musculares.
6. É um repelente natural:
O óleo pode ser aplicado diretamente na pele como um repelente de insetos ou um tratamento para coceira. Mas existem muitas outras vantagens.
O Óleo de Andiroba é amplamente utilizado para fazer velas, para assustar insetos e fazer sabão, ajudando no tratamento contra a coceira e na dor causada por ela.
Receita com óleo de andiroba:
Lip Balm:
INGREDIENTES:
- 1 Colher de Óleo de Maracujá;
- 1 Colher de Óleo de Açaí;
- 1 Colher de Óleo de Andiroba;
- 2 Colheres de Manteiga de Cupuaçu;
- 1 Colher de Cera;
- 1 colher de Chá de Óleo de Sabor de Manga.
MODO DE PREPARO:
- Em banho-maria, suavemente derreta a cera e a manteiga de Cupuaçu juntos.
- Retire a mistura do fogo e adicione os óleos Maracujá, Açaí e Andiroba.
Malefícios:
Até o momento, não foram descritos efeitos colaterais do uso, não havendo, assim, nenhuma contraindicação.