O óleo de algodão é muito útil para a saúde humana, pois, nas sementes de algodão há uma quantidade significativa de ácidos valiosos para saúde. Devido às suas propriedades especiais, é usado não somente no campo culinário. Além disso, também em cosméticos, pois preserva perfeitamente a beleza da pele e sua juventude, devido ao conteúdo valioso de vitamina E.
Além disso, contribui para a efetiva cura de queimaduras. Em tempos antigos, o óleo de algodão obtido a partir de sementes servia para iluminar as habitações. Além disso, hoje é usado para fazer tintas e na culinária, como molho de salada ou base para a produção de margarina.
O que é óleo de algodão?
O óleo de algodão é um remédio vegetal, não muito popular na Rússia e na Europa. Além disso, os principais produtores e consumidores são os países da Ásia e da América.
O óleo é um subproduto da produção de algodão, mais precisamente, o óleo é feito de sementes de algodão e tem um baixo custo. Além disso, caracteriza-se pela presença de várias qualidades positivas, que valem a pena ser contadas.
Em latim, o algodão parece um gossypium, ou seja, uma árvore que dá algodão. Além disso, o “algodão” russo vinha da palavra “flocos” e o “algodão” inglês do árabe “kattan”, que significava algodão.
Quanto a descrição da planta dependendo do tipo, a planta de algodão atinge uma altura de 0,5-3,0 m e forma um conjunto de ramos laterais quase pendurados no chão.
No seio da folha (canto superior entre o caule e a folha) estão os botões das “gemas”, capazes de se desenvolverem em brotos vegetativos ou floridos.
Na maioria das espécies de algodão, as folhas são pecioladas, palmatórias com três, cinco ou sete lobos, 7 a 17 cm de comprimento e 5 a 12 cm de largura, e as folhas e caules são quase sempre pubescentes, embora também sejam lisas.
Para que serve óleo de algodão:
É usado ativamente na fabricação de sabão, pois suaviza as propriedades irritantes do sabão e ao mesmo tempo estabiliza sua espuma. Além disso, o gossipol, um polifenol natural com fortes propriedades antibacterianas, é extraído do óleo de semente de algodão.
O óleo de algodão pode ser usado para consumo, em preparações de alimentos, além disso, está em processo de refino e desodorização. Além disso, o sabor do óleo é amargo e o mesmo é usado na culinária como base para saladas e frituras.
Vale ressaltar que, é utilizado na indústria alimentícia, química e cosmética. Também é usado como iluminação, em locais onde há iluminação a óleo de lâmpadas.
As propriedades curativas e o gosto nobre do óleo de algodão são melhor manifestados no cozimento. Além disso, se você não é um confeiteiro e quer obter uma gordura de confeitaria perfeita para bolos, waffles, você pode simplesmente encontrar esse óleo em lojas, sua aplicação é a mais diversificada.
Benefícios do óleo de algodão para saúde:
1. Contêm vitamina E:
Age como um poderoso antioxidante que protege contra o envelhecimento precoce, fortalece o sistema imunológico e fornece uma atitude positiva e nervos fortes.
2. Ajuda a reduzir o colesterol:
O óleo de algodão previne a possibilidade de infarto do miocárdio e aterosclerose. Além disso, ele também tem a capacidade de reduzir a absorção de colesterol pelos intestinos, o que reduz sua deposição nas paredes dos vasos sanguíneos.
3. Ajuda na cicatrização:
O óleo tem um efeito anti-histamínico e anti-inflamatório pronunciado, que restauram a imunidade, também exibem propriedades de cicatrização de feridas. Além disso, juntamente com a vitamina D, ajudam a absorver melhor o fósforo e o cálcio, o que é necessário para a formação normal do tecido ósseo.
Além disso, o óleo é rico em vitamina F, que é indicada em casos de diabetes, doenças inflamatórias autoimunes e alérgicas, dermatoses e eczema.
4. Ajuda na proteção da pele:
O óleo de algodão também melhora a função de proteção da pele, fortalecendo-a, melhorando sua estrutura. Além disso, ajuda perfeitamente quando a pele fica áspera devido à geada e ao vento, mostrando suas propriedades suavizantes e regeneradoras e promovendo a produção de ceramidas.
É o melhor transportador para outras substâncias úteis, por exemplo, óleos essenciais. Devido à sua rápida absorção, todas as substâncias ativas entram nas camadas mais profundas da pele mais rapidamente.
5. Contêm propriedades antioxidantes:
O óleo de algodão estimula a rápida restauração das membranas celulares e tem fortes propriedades antioxidantes e, portanto, protege eficazmente a pele contra os efeitos nocivos do ambiente, incluindo os efeitos dos raios UV.
6. Tem efeito anti-inflamatório:
Tem atividade antibacteriana, pois ajuda a lidar com a inflamação e irritação na pele muito sensível.
7. Ajuda no fortalecimento capilar:
O óleo de algodão estimula a restauração das escamas de queratina dos cabelos, dando-lhe maciez e força. Além disso, restaura o cabelo enfraquecido, após coloração e químicos, umedece e alimenta-os.
8. Ajuda no tratamento de queimaduras:
Bruto é efetivamente usado como uma compressa para o tratamento de queimaduras, aliviando o prurido e o inchaço das picadas de abelhas e vespas, além disso, pode ser usado em casos de contusões e entorse muscular.
9. Ajuda hidratar a pele:
Devido ao alto teor de ácidos graxos ômega-6, o óleo proporciona a densidade da barreira lipídica e evita a perda de umidade da pele, suaviza e tem um efeito calmante.
10. Reduz a coagulação do sangue:
O óleo de algodão contém ácidos graxos poli-insaturados ômega-3 e ômega-6. Eles reduzem a coagulação do sangue, dilatam os vasos sanguíneos e reduzem a pressão sanguínea.
11. Reduz o risco de doença cardiovascular:
O ômega-6, presente, reduz o risco de doença cardiovascular e derrame cerebral.
12. Melhora a condição do fígado:
A colina no óleo de semente de algodão estimula o metabolismo lipídico, além disso, sua acumulação leva à obesidade do fígado ou fígado gorduroso.
13. Ajuda estimular o cérebro:
A saúde de todos os órgãos depende do trabalho do cérebro. As gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, assim como a vitamina E no óleo de semente de algodão, estimulam a função cerebral e reduzem o risco de doenças neurológicas neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer.
14. Ajuda diminuir o colesterol:
O óleo de algodão contém fitoesteróis, que reduzem o nível de colesterol ruim e removem as placas de colesterol.
Receita com óleo de algodão:
INGREDIENTES:
- 1 kg de farinha de trigo;
- 30 ml de óleo de algodão;
- 25 g gergelim;
- 20 g levedura;
- 10 g sal.
MODO DE PREPARO:
- Dissolva o fermento em água morna;
- Adicione um pouco de farinha e coloque em um lugar quente.
- Usando massa e farinha, sove a massa e coloque em um lugar quente;
- Divida a massa acabada em pedaços pesando 230 g, forme “bolinhas”, cubra com uma toalha e deixe a massa crescer;
- Faça das bolas bolos, no meio adicione óleo de algodão e decore com gergelim encharcado.
- Asse o bolo no forno a uma temperatura de 180-200 graus até dourar.
Remédios caseiros:
Prevenção e tratamento de úlceras gástricas:
- Tome 2 colheres de sopa de óleo de algodão 20 minutos antes das refeições 3 vezes ao dia.
- Duração do tratamento de 1 a 2 meses.
Tratamento de picadas de insetos:
- Aplique 8-10 gotas de óleo de algodão no ponto dolorido, massageando suavemente.
Malefícios:
O produto é hipoalergênico, por isso não causa danos nem mesmo a pessoas propensas a alergias.
É contraindicado apenas em caso de intolerância individual às substâncias incluídas em sua composição, mas é raro.