Nos últimos 15 anos, o mirtilo têm sido estudado e realizado uma onda de pesquisas divulgando seus inúmeros benefícios para a saúde. Ele é rico em antioxidantes, eles foram batizados como um superalimento.
Além disso, estes frutos doces e picantes estão entre as bagas mais densas em nutrientes e possuem muitos benefícios para a saúde.
O que é o mirtilo?
Assim como seus caules e folhas, são um presente generoso da natureza. O sabor e propriedades curativas desta planta têm sido apreciados e utilizados por muitas nações.
O mirtilo cresce em florestas mistas, nas encostas das montanhas. As bagas são pretas com uma flor azulada clara. Além disso, os frutos têm um gosto agridoce e suculento, sendo que os mesmos amadurecem de julho e agosto.
Para que serve o mirtilo?
Os mirtilos são potências antioxidantes. Eles têm um valor de antioxidante mais elevado do que qualquer outro alimento, tornando-os grandes protetores do coração, cérebro, visão, doenças relacionadas à idade e muitos tipos de câncer.
Eles são embalados com poderosos fitonutrientes antioxidantes chamados antocianinas. As antocianinas são flavonoides bioativos que dão a cor em tons de azul, vermelho e roxo aos alimentos como mirtilos, berinjelas, repolho roxo, entre outros.
Além de fornecer cores robustas para frutas e vegetais, as antocianinas também reduzem a inflamação e neutralizam os danos nocivos dos radicais livres dentro do corpo, tornando os mirtilos altamente benéficos na luta contra muitas doenças crônicas.
Benefícios do mirtilo para saúde:
1. Melhora a visão:
Os mirtilos têm um efeito benéfico na visão. As substâncias contidas nele promovem a renovação das células da retina e melhoram a circulação sanguínea em pequenos vasos.
Além disso, o alto teor de vitamina A no fruto, é particularmente útil para a sua visão e é conhecido por prevenir a perda da visão na velhice, sendo esse um dos muitos benefícios que ele têm para a saúde.
2. Bom para a saúde vardíaca:
Os mirtilos recebem sua cor pelas antocianinas, um flavonoide que se contrapõe ao acúmulo de placas e melhora a saúde cardiovascular. Devido ao alto teor de antioxidantes, o uso de mirtilo reduz o risco de doenças cardiovasculares.
O uso é recomendado como prevenção de trombose e infarto do miocárdio, pois devido à substância especial que faz parte do mirtilos, a coagulação do sangue é reduzida.
3. Previne infecções do trato urinário:
Devido às suas propriedades bactericidas, os mirtilos são úteis para a inflamação do trato urinário e dos rins, isso ocorre porque eles contêm as mesmas substâncias e compostos que impedem que as bactérias grudem na parede da bexiga. Além disso, eles são ricos em antioxidantes, que ajudam a reduzir os sintomas das infecções do trato urinário.
4. Melhora a memória:
O uso sistemático dos mirtilos em alimentos melhora significativamente a memória. De acordo com estudos recentes, o uso deste fruto em alimentos ajuda a manter o cérebro jovem e evitar a doença de Alzheimer.
Pois ele é útil introduzir na dieta de todos aqueles cuja atividade está associada a alto estresse mental. Isso tem um efeito positivo no cérebro e nas habilidades mentais .
5. Previne contra o câncer:
A composição fitoquímica e a capacidade antioxidante dos mirtilos apoiam seu papel na redução da inflamação e do estresse oxidativo, bem como de outros processos que podem contribuir para o desenvolvimento do câncer.
6. Aumenta a imunidade:
Ele são compostos de propriedades antibacterianas e antivirais que afastam doenças. Os fitonutrientes, vitaminas e minerais dos mirtilo, como a vitamina A, Vitamina C, vitamina E, vitaminas do complexo B, ferro, selênio, cobre e zinco, trabalham juntos para aumentar a imunidade e evitar resfriados, infecções e radicais livres que causam doenças.
7. Melhora a digestão:
O sistema digestivo também está exposto aos efeitos nocivos dos radicais livres. mirtilos têm um efeito positivo na digestão, bem como ajuda com diarreia ou intoxicação alimentar leve. Isto é devido ao alto teor de taninos com ação adstringente.
8. Previne a diabetes:
Os mirtilos contêm pouco açúcar e, ao mesmo tempo, têm um efeito positivo no metabolismo do açúcar. Graças a eles, é possível aumentar a sensibilidade das células do corpo à insulina e prevenir o desenvolvimento de diabetes.
Malefícios:
Se você tem coagulação sanguínea deficiente ou está tomando medicamentos à base de aspirina, eles podem causar sangramento em conjunto com mirtilos. Afinal, como os antocianósidos contidos na baga reduzem a coagulação do sangue, um risco aumentado de hemorragia é possível.
É seguro dizer que a fruta fresca será mais segura do que o extrato concentrado. Consulte o seu médico se estiver grávida, amamentando, tiver diabetes, ou estiver tomando medicamentos de coagulação do sangue.