Início » Dicas de Saúde » Mel de girassol fortalece a imunidade, alivia cólicas: veja os 5 benefícios

Mel de girassol fortalece a imunidade, alivia cólicas: veja os 5 benefícios

o que é o mel de girassol?

O mel de girassol é saudável e benéfico para a saúde digestiva e auxilia na recuperação mais rápida de feridas após infecções do trato respiratório. Além disso, o mel de girassol é o líder no teor de glicose sua composição não é tão radicalmente diferente de outras espécies, mas graças à cultura da semente oleaginosa de girassol contém vitamina E, vitamina PP e β-caroteno.

Vale ressaltar que, as propriedades benéficas são únicas, o mel de girassol quando é cristalizado forma-se uma crosta sólida esbranquiçada e consiste em glicose pura, além disso, não é apenas uma iguaria requintada, mas sim um excelente agente terapêutico e profilático de amplo espectro de ação.

Mel de girassol fortalece a imunidade, alivia cólicas: veja os 5 benefícios
o que é o mel de girassol?

A glicose deste tipo de mel é absorvida pelo corpo de forma rápida e completa, assegurando uma excelente função cardíaca, o mel de girassol é incrivelmente útil para o músculo cardíaco.

O que é o mel de girassol?

O girassol não é apenas uma valiosa cultura oleaginosa ativamente cultivada em muitos países, tais como na Rússia, Espanha, Itália, França, EUA e Bulgária. Além disso, na Bulgária, 30% da produção de mel recai sobre o mel de girassol.

Além disso, a planta de girassol floresce em meados de julho e sua floração dura cerca de um mês, durante este período, as abelhas que vivem perto do campo de girassol coletam ativamente pólen e néctar.

O mel de girassol tem uma cor âmbar clara, amarelo-viva ou dourada, às vezes com uma mistura do esverdeado. Tem um sabor muito agradável, azedo, aroma leve, diminuindo ligeiramente durante a cristalização.

Devido à falta de aroma brilhante, o mel de girassol não é tão popular como algumas outras variedades, porém em termos de propriedades benéficas não é de todo inferior a elas.

Sobretudo, o mel de girassol é caracterizado por uma alta porcentagem de pólen, por isso não é recomendado para pessoas que são propensas a alergias. Neste caso, o mel de trevo é mais adequado, se comparado ao mel de girassol, além disso, o sabor não é menos agradável.

Para que serve?

O mel de girassol tem a sua vantagem incontestável sobre outros tipos de mel, principalmente em relação ao teor de caroteno, que nos protege dos efeitos dos carcinógenos e previne o envelhecimento prematuro do corpo, além disso, tem efeito benéfico sobre o estado do sistema cardiovascular.

Sobretudo, o mel tem um efeito positivo no metabolismo no nível celular, previne o aparecimento de tumores benignos e malignos, e promove a cura ativa de feridas de vários níveis. Tudo isso é possível devido à presença de vitamina A.

O mel de girassol, tem sido repetidamente comprovado, difere de outras variedades por um teor de açúcar muito menor, mas possui enzimas que não podem ser encontradas em outras.

Quais os benefícios do mel de girassol?

1. Fortalece o sistema imunológico:

As propriedades úteis deste produto são efetivamente utilizadas para o tratamento e prevenção de resfriados, pois possui propriedades anti-inflamatórias, bactericidas e antivirais. Reforça perfeitamente o sistema imunológico humano e dá energia para combater eficazmente os fatores adversos.

2. Alivia cólicas intestinais:

O mel de girassol tem o feito benéfico no trato gastrointestinal e no fígado, pois o mel estimula o apetite, afeta positivamente o metabolismo, ajuda a se livrar da cólica intestinal e remove o excesso de líquidos do corpo.

Sobretudo, tem um efeito calmante e anti-inflamatório nas membranas mucosas do trato gastrointestinal e remove suavemente as massas fecais.

3. Ajuda no trabalho do músculo cardíaco:

O alto nível de glicose deste produto atua de forma mais eficaz no trabalho do músculo cardíaco, carregando-o com energia.

Isso proporciona um efeito positivo em todo o sistema cardiovascular. Esse mel é especialmente útil para ser usado como um remédio para inflamação do músculo cardíaco, isquemia, arritmia, aumento da pressão e outras doenças cardíacas.

4. Ajuda combater o estresse e a depressão:

O mel tem um efeito calmante e ajuda a combater o estresse e a depressão. sobretudo, por ter um efeito soporífero leve.

Mel de girassol fortalece a imunidade, alivia cólicas: veja os 5 benefícios
quais os benefícios do mel de girassol?

A glicose, juntamente com todo um complexo de substâncias que são mais úteis para o corpo, reduz a excitabilidade das terminações nervosas, o que acalma e garante um sono tranquilo, enquanto a ingestão diária de mel garante uma onda de alegria e bom humor.

5. Ajuda na cicatrização de feridas:

É usado externamente como cicatrizante de feridas, pois tem um efeito regenerador, rejuvenescedor, hidratante e linfático sobre a pele, sendo capaz de nutrir e melhorar a elasticidade.

Porém ele é adequado para todos os tipos de pele, isso porque, ele suaviza e nutre, alivia os processos inflamatórios da pele problemática, dá uma aparência saudável e tonifica a pele.

Naturalmente, tal produto é usado ativamente em várias máscaras para o rosto e cabelo, envoltórios do corpo e ainda é ativamente usado para massagem anti-celulite.

Malefícios:

1. Provoca alergias:

Pólen de girassol é um alérgeno, por isso o mel é contraindicado para pessoas que sofrem de doenças alérgicas.

Você pode testar se tem alergia a ele em casa. Para fazer isso, uma gota deste produto deve ser aplicada no pulso e esfregada suavemente. Se ocorrer uma reação alérgica (vermelhidão, comichão, erupção cutânea), você não pode fazer uso externamente e nem internamente desse mel.

2. Mulheres grávidas e lactantes:

Mesmo que a mãe não tenha alergias, os alérgenos do corpo podem afetar adversamente a criança.

3. Provoca diátese infantil:

Qualquer tipo de alérgeno em bebês pode causar uma forte reação.

4. Diabetes mellitus:

Além da frutose, qualquer produto de mel contém glicose e sacarose. A taxa de consumo desses componentes deve ser estritamente limitada pelo médico para pessoas com diabetes.

5. Provoca a obesidade:

Devido ao conteúdo de uma proporção significativa de carboidratos, pode contribuir para ganhar peso em excesso .

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.