O mel é um bom alimento rico em muitos nutrientes, os principais nutrientes do mel são carboidratos, proteínas, minerais, vitaminas e enzimas. Também tem uma grande quantidade de glicose e frutose, esses componentes liberam uma boa quantidade de energia, o que é necessário para os processos vitais do corpo.
Sobretudo, ele é um dos adoçantes naturais mais antigos conhecidos pelo homem. No entanto, não é apenas saboroso, mas também muito útil para a nossa saúde. Atualmente, o mel é amplamente utilizado em cosmetologia, na medicina e na culinária.
O que é mel:
As abelhas trabalham para produzir esse adoçante natural durante todo o final da primavera (às vezes no verão), pois isso o Mel também é chamado de primavera ou Mel. Essa variedade é chamada poliferal. Isso significa que sua composição pode ser variada e tudo depende do clima e da localização do apiário.
Pequenos trabalhadores sempre escolhem plantas que tenham um aroma mais perfumado e sedutor. Contudo, é isso que torna essa variedade tão perfumada.
O processo de fabricação de mel é realizado inteiramente por abelhas, isso parece ser bastante simples para elas, mas que requer imensa precisão, algo que esses pequenos insetos possuem em medida surpreendente.
Uma vez feito isso, elas voltam para a colmeia para encher essa com o mel até que esteja completamente cheia.
Para que serve mel:
Vale ressaltar que o Mel tem uma composição rica e muito útil para o corpo humano, pois Contém frutose e glicose e vários minerais importantes, tais como potássio, magnésio, cálcio, enxofre, cloro, sódio, fosfato e ferro.
Sobretudo, é muito importante que o mel contenha uma grande quantidade de vitaminas do complexo B e vitamina C. No entanto, a concentração desses nutrientes depende da qualidade do néctar e do pólen.
Ele tem um monte de propriedades úteis para a saúde, portanto, na medicina alternativa oferece receitas tradicionais para o tratamento de muitas doenças e enfermidades.
Todas as qualidades curativas podem ser explicadas pela sua rica composição de vitaminas, minerais e nutrientes.
Benefícios do mel para saúde:
1. Ajuda combater os resfriados:
O mel é realmente capaz de tratar eficazmente resfriados, o seu uso ajuda a se livrar da congestão nasal, limpa as passagens nasais, alivia a dor de garganta e tosse.
2. Contra bactérias:
Os médicos conhecem bem as incríveis qualidades antivirais, antibacterianas e antifúngicas desse presente da natureza. Contudo, o mesmo também era conhecido dos antigos por preservar os alimentos, dado que frequentemente mantinham carne e outros produtos, simplesmente cobrindo-os com uma camada de mel.
3. Melhora a qualidade do suco gástrico:
Se você sofre de problemas digestivos, você deve avaliar como um agente terapêutico, pois seu uso melhora a qualidade do suco gástrico e regula sua acidez.
Além disso, é uma substância anti-bacteriana e anti-fúngica, que funciona no sistema gastrointestinal, matando as bactérias.
O mel também mantém doenças relacionadas ao estômago, como úlceras, bem longe, e também ajuda a curar o refluxo ácido.
4. Ajuda na anemia:
Os médicos recomendam incluir-lo na sua dieta diária embora não seja qualquer tipo, mas apenas o mel trigo mourisco. Esse tipo de mel contém uma grande quantidade de ferro, que restaura a composição do sangue.
5. Reduz a insônia:
É uma das curas mais conhecidas para a insônia. Estudos provaram que uma colher de chá de mel, antes de dormir, ajuda a pessoa a dormir mais profundamente.
6. Reduz o risco de doenças cardíacas:
O que falta em proteínas, gorduras boas e vitaminas e minerais (apenas quantidades vestigiais), o mel compensa em compostos de plantas bioativas (composto que tem um efeito sobre um organismo vivo) como carotenoides e polifenóis, que promovem a saúde global, reduzindo o risco de doenças cardíacas e outras doenças.
7. Limpa a Pele:
Ele é um antioxidante muito poderoso, ele remove substâncias tóxicas do corpo que muitas vezes provocam o bloqueio dos poros, acne e envelhecimento prematuro da pele. Além do uso do mel, você pode fazer máscaras com ele. O rosto fica aveludado e suave.
8. Normaliza o colesterol:
Um fato interessante é que o próprio mel não contém colesterol. Mas contém aqueles oligoelementos que ajudam a diminuir o nível de colesterol no corpo.
Como mencionado acima, a ingestão diária tem um efeito positivo sobre o nível de compostos antioxidantes no corpo, que, por sua vez, combatem os altos níveis de colesterol.
9. Normaliza o trato gastrointestinal:
Recomenda-se comer uma colher de mel com o estômago vazio para melhorar a digestão. Um ritual tão simples ajudará a evitar a ocorrência de doenças gastrointestinais. Além disso, destrói as bactérias no caminho para o estômago, além de curar feridas na membrana mucosa do estômago.
Malefícios:
- É muito importante lembrar que pode ser um alérgeno muito forte, pessoas que têm uma tendência a alergias, antes de consumi-lo, consulte seu médico.
- Ele também é contraindicado em pacientes com restrição de carboidratos na dieta.
- Pessoas com diabetes precisam usar o Mel com muito cuidado. É recomendado preliminarmente consultar o médico.
- Não é recomendado para crianças menores de dois anos, pois pode conter esporos de bactérias que podem prejudicar o corpo de uma criança tão pequena.