Início » Frutas » Macadâmia ajuda na perda de peso, é bom para digestão, coração: veja os 6 benefícios

Macadâmia ajuda na perda de peso, é bom para digestão, coração: veja os 6 benefícios

macadamia

macadâmia é nativa da Austrália e é considerada a mais valiosa entre as nozes, pois suas propriedades medicinais são muitas, para tratar doenças. Isto é devido ao seu custo elevado, que está associado com as complexidades da colheita e processamento, tem um escudo sólido, a partir do qual os núcleos são separados.

As nozes funcionam bem em produtos assados e em diversos pratos. Elas também podem ser usadas para fazer “croutons” saudáveis, em uma salada ou em macarrão. Além disso, como outras nozes, também podem ser adicionadas a um smoothie.

Macadâmia ajuda na perda de peso, é bom para digestão, coração: veja os 6 benefícios
macadâmia

O que é a macadâmia?

As nozes de macadâmia são cultivadas em áreas com clima tropical e subtropical, principalmente na Austrália, Brasil, EUA, Indonésia, Nova Zelândia e também na África do Sul. Além disso, embora a Austrália seja considerada a maior produtora dessas castanhas, as castanhas das ilhas havaianas são reconhecidas como as mais saborosas.

Sua textura delicada e crocante é capaz de proporcionar um verdadeiro prazer gastronômico para a maioria dos consumidores. Nozes crescem em árvores perenes da família Proteus, com folhas de “couro”, estreitas e dentadas. Além disso, as flores da planta são bastante pequenas, coletadas em inflorescências densas e cilíndricas.

Valor nutricional da macadâmia:

  • Água: 1,8 g
  • Energia: 962 Calorias
  • Proteína: 10,6 g
  • Gordura: 101,5 g
  • Carboidrato: 18,5 g
  • Fibra dietética: 11,5 g
  • Açúcares: 6,1 g
  • Ferro: 4,9 mg
  • Cálcio: 114 mg
  • Tiamina: 1,6 mg
  • Vitamina E: 0,7 mg
  • Vitamina C: 1,6 mg

Para que serve a macadâmia:

Macadâmia é uma fonte de vitamina A, ferro, tiamina, proteína, bem como riboflavina, niacina e folatos. As nozes também contêm quantidades moderadas de zinco, cobre, cálcio, fósforo, potássio e magnésio.

É caracterizada por um alto teor de antioxidantes (como polifenóis), bem como aminoácidos. As nozes são consideradas uma boa fonte de carboidratos, como sacarose, frutose, glicose, maltose e alguns carboidratos à base de amido.

O consumo regular dessas nozes tem um efeito positivo no corpo humano. Além disso, elas têm um gosto adocicado, crocante, com notas cremosas. Nozes contêm uma variedade de nutrientes saudáveis.

Uma dieta diária balanceada, incluindo macadâmia, promove melhor funcionamento do corpo, aumenta as chances de longevidade e reduz significativamente o risco de muitas doenças. Além disso, as nozes são 100% livres de colesterol “ruim” e têm um efeito positivo em seu declínio no corpo.

Benefícios da macadâmia para saúde

1. Fortalece o coração:

As gorduras corretas contidas nas nozes ajudam a manter o coração e os vasos em boas condições. Além disso, uma alta concentração de ácidos graxos monoinsaturados na macadâmia reduz o colesterol e triglicérides no corpo, que posteriormente serve como uma excelente prevenção de doença cardíaca coronária e acidente vascular cerebral.

2. Melhora o sistema digestivo:

Macadâmia contém fibras alimentares solúveis e insolúveis que aceleram a remoção de toxinas do corpo, bem como estimulam o bom funcionamento dos órgãos digestivos, que contribuem para o curso adequado das reações enzimáticas.

3. Ajuda a perder peso:

A composição de nozes contém uma quantidade considerável de gordura. Primeiro, a presença de gorduras saudáveis nos alimentos torna-a mais nutritiva. Além disso, o que significa que a fome não retornará rapidamente. Além disso, a fibra, que é mais do que suficiente em nozes, ajudará a manter a plenitude do estômago por mais tempo.

Em segundo lugar, na composição do produto foram encontradas substâncias que contribuem para a aceleração do metabolismo e, posteriormente,  para a normalização do peso. Essa noz é rica em vitaminas do grupo B, que são úteis para o funcionamento do metabolismo.

4. Fortalece os ossos:

Macadâmia contém fósforo, manganês e magnésio em abundância. Além disso, estes são os elementos de que depende a mineralização dos ossos e dentes, bem como o transporte de nutrientes pelos tecidos.

O cálcio sozinho não é suficiente para esse processo. Portanto, é importante ter cuidado para que a dieta diária consista em alimentos ricos nesses elementos. E nozes fazem um excelente trabalho com esta tarefa.

5. Protege contra os radicais livres:

A macadâmia contém flavonoides, substâncias com capacidades antioxidantes que protegem as células da exposição a toxinas e “ataques” de radicais livres. Um estudo realizado por cientistas americanos confirmou que as pessoas cuja dieta tem um lugar para nozes são menos propensas à ocorrência de doenças cardíacas ou câncer.

6. Rica em minerais e vitaminas:

O produto é rico em Vitamina A, Vitamina E, tiamina (B1), riboflavina (B2), niacina, ácido pantotênico (B5) e ácido fólico, bem como em minerais como potássio, fósforo, magnésio e cálcio.

Consequentemente, as nozes promovem a formação saudável de ossos e dentes, e também regulam o equilíbrio do fluido e do sistema imunológico do corpo. Elas também fortalecem nosso sistema nervoso e promovem uma pele saudável.

Malefícios:

Este produto contém muito fósforo, por isso não deve ser abusado por pessoas com insuficiência renal. Além disso, as nozes contém alérgenos, e isso também é importante lembrar. Além disso, os amantes de cães devem saber que a castanha australiana é perigosa para seus animais de estimação, pois causa intoxicação muito grave em animais.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.