A lucuma há muito tempo é apreciada na América do Sul por seus benefícios medicinais, e porque tem um sabor tão doce. No entanto, a fruta tende a estragar logo após a colheita, razão pela qual demorou um pouco para chegar ao norte.
O que é a lucuma?
Em sua forma natural, a lucuma se parece com algo semelhante a um abacate, com uma pele externa verde. Uma vez aberto, você encontrará uma carne amarelo-dourada que tem gosto de caramelo cremoso.
Sua textura não é macia ou viscosa, mas seca, e é por isso que os peruanos não costumam mordê-la, mas, ao invés disso, a adicionam a smoothies, sorvetes e outros doces.
A carne é seca, mas muito doce no sabor, tem uma cor amarela brilhante, além disso, é impregnada com látex (suco leitoso). Elas são de forma oval, a pele é macia, fina com uma cor amarela.
As flores são amarelo-esverdeadas. Particularmente interessante é que as flores se abrem à noite, assim, apenas insetos noturnos contribuem para a polinização. As flores têm um cheiro especial que desaparece junto com a flor caída.
Para que serve a lucuma?
Além disso, a lucuma contém antioxidantes, boa quantidade de fibras, carboidratos saudáveis e minerais como zinco, cálcio e ferro. Julgando pela carne brilhante, amarelo-alaranjada, sabemos que ela é embalada com beta-caroteno, um poderoso composto anti-carcinogênico.
Dado o seu sabor frutado, a lucuma pode ser utilizada como um adoçante de baixo índice glicêmico. Isso faz com que seja segura para os diabéticos, e ótima para o resto de nós para ajudar a estabilizar o açúcar no sangue e nivelar os níveis de energia.
A lucuma está cheia de componentes saudáveis como beta-caroteno, ferro, zinco, Vitamina B3, cálcio e proteína. É também apontada como um alimento anti-envelhecimento e promove a saúde cardiovascular.
Benefícios da lucuma para saúde:
1. rica em beto-caroteno:
Uma importante fonte de Vitamina A que nosso corpo precisa para ter uma boa visão, promover o crescimento celular e até mesmo ajudar o sistema imunológico a reagir melhor.
O beta-caroteno, devido à sua eficácia como antioxidante, pode proteger contra muitos tipos de câncer, incluindo câncer de fígado, esôfago, cólon, reto, pâncreas, próstata, ovário e colo do útero.
2. É um adoçante natural:
Mesmo uma pequena quantidade de lucuma permite tornar a comida mais doce, sem elevar o nível de açúcar no sangue. Este é o valor da fruta para diabéticos, que ao mesmo tempo absorverá vitaminas, que não são encontradas no açúcar ou em seus substitutos.
3. Boa para a pele:
A fruta é conhecida por promover o fechamento da ferida através da regeneração tecidual. Além disso, é também capaz de reparar a pele, por ser anti-inflamatória e tem efeitos antienvelhecimento na pele.
4. Regula o trato digestivo:
A fruta lucuma é uma boa fonte de fibras, um componente importante por trás da regulação do trato digestivo, a fibra limpa o corpo, liberando as toxinas. Além disso, a lucuma torna-se uma escolha ideal para todos quando se trata de restaurar e manter a saúde do seu aparelho digestivo.
5. Anti-bacteriana e anti-viral:
Lucuma é uma fruta super que pode prevenir gripes, resfriados e doenças bacterianas e virais. Na maioria dos casos, a fruta é usada como o melhor substituto para antibióticos farmacêuticos.
6. Ajuda no controle de peso:
Como a lucuma é um adoçante de baixa caloria, ela satisfaz de uma maneira mais natural e saudável. Ao contrário de outros adoçantes artificiais, como a sacarina e o aspartame, a ela tem a quantidade certa de sabor e doçura. Na verdade, as pessoas afirmam estar mais satisfeitas depois de consumi-la.
7. Rica em ferro:
O ferro é útil no transporte de oxigênio para as células do corpo. É também um nutriente vital para mulheres grávidas e lactantes. Ter o nível e quantidade adequadas de ferro é importante para manter os níveis de energia. Comer a fruta lucuma é uma boa maneira de adicionar mais ferro ao corpo.
8. Fonte de vitamina B3:
Enquanto a maioria dos comedores de carne recebe a Vitamina B3 de frango e bifes, os vegetarianos podem desfrutar desta vitamina da fruta lucuma. Este nutriente é útil no desenvolvimento muscular, digestão e regulação de hormônios sexuais e estresse.
Malefícios da lucuma:
As reações adversas de comer essa fruta na forma in natura ou em pó não estão documentadas, e como potencial alérgeno alimentar, nenhum estudo de caso foi publicado.
Embora uma alergia à lucuma seja certamente possível, é, sem dúvida, rara, tendo em vista o quanto esta fruta é amplamente consumida em todo o Peru.