A jabuticaba é uma das mais ricas fontes de antioxidantes, especificamente de antocianinas, sendo a maioria delas localizadas na casca da fruta.
Contudo, a pele púrpura da fruta contém uma quantidade significativa de taninos (são substâncias naturais que podem ser encontradas em inúmeras plantas e em suas diversas partes), polifenóis solúveis em água, que têm sido objeto de alguns debates nutricionais sobre se eles são bons ou ruins para os seres humanos.
Vale ressaltar que, alguns estudos indicam que os taninos exibem atividade carcinogênica que, em algumas pessoas, quando consumidos em grande quantidade, podem afetar negativamente a saúde.
No entanto, os taninos das plantas, como os encontrados na fruta Jaboticaba, têm um enorme potencial antioxidante e estão sendo vinculados a uma longa lista de benefícios de saúde curativos e preventivos.
A jabuticaba é uma árvore frutífera da família Myrtaceae nativa de Minas Gerais e de São Paulo. Espécies relacionadas no gênero Myrciaria, muitas vezes referidas pelo mesmo nome comum, são originárias do Brasil, Argentina, Paraguai e Bolívia.
No entanto, a árvore é cultivada por seus frutos purpúreos e brancos; eles podem ser comidos crus ou ser usados para fazer geleias e bebidas.
Outros nomes comuns incluem a uva brasileira, jabuticaba, Jaboticaba, Jabuticabeira, Guaperu,, Hivapuru e Sabará.
Os frutos são muito saborosos e podem ser consumidos frescos. As bagas lembram uvas, apenas variedades selvagens ou amargas. Além disso, a casca é azeda, por isso não é consumida.
A jabuticaba é usada na medicina tradicional em muitos países. Por exemplo, a pele do fruto é seca e depois utilizada para ajudar no tratamento da asma, diarreia e disenteria.
As bagas são recomendadas para usar durante a angina. Além disso, acredita-se que a composição do fruto inclui substâncias que têm a capacidade de proteger o corpo do desenvolvimento de células cancerígenas.
Vale ressaltar que, a Jaboticaba é usada na culinária para fazer várias bebidas, como suco e vinho. Graças ao seu sabor agridoce, as frutas exóticas são usadas para fazer geleia. Além disso, a fruta é usada para fazer vários molhos.
Esta substância ajuda o corpo no metabolismo de proteínas, além disso, fornece os recursos energéticos necessários, limpa o corpo do dióxido de carbono e está envolvido na síntese de hormônios da tireoide.
Ajuda a fortalecer as paredes dos vasos e também ajuda a prevenir úlceras duodenais.
Fortalece o esqueleto e os dentes, bem como regula a secreção de hormônios e melhora a coagulação do sangue.
Graças ao seu poderoso antioxidante, a jabuticaba é uma fruta com propriedades anti-inflamatórias muito eficazes.
O chá da folha de jabuticaba é usado na medicina popular para ajudar a tratar a inflamação da garganta. A indicação é gargarejar com a bebida duas ou três vezes ao dia.
INGREDIENTES:
MODO DE PREPARO:
A Jaboticaba pode prejudicar pessoas com intolerância individual ao produto. Nesse caso, se você já possui predisposição a ter alergia, não é indicado que você consuma essa fruta.
O consumo excessivo da fruta pode causar danos ao corpo. Nesta situação, tais sintomas desagradáveis podem ocorrer alergia, distúrbios renais ou hepáticos e toxicose.
Além disso, mesmo se você não comer muitas frutas, jabuticaba é absolutamente contra-indicada para mulheres grávidas, lactantes, pessoas que têm diabetes, epilepsia e tromboflebite.