A hipercalemia pode ser causada por níveis extremos de alto potássio. ele pode ser causada por alimentação e medicamentos, caso tenha hipercalemia leve ou grave, você deve recorrer à atenção médica imediata para evitar possíveis complicações.
Além disso, como os sintomas são tardios podem não aparecer no estágio inicial, você deve fazer exames de sangue regularmente caso esteja em risco para esse problema.
O que é hipercalemia?
A hipercalemia se refere a altos níveis de potássio, que é um eletrólito, que seu corpo precisa para funcionar corretamente.
Além disso, o potássio é especialmente importante para os nervos e músculos, incluindo o coração, no entanto, consumir muito do nutriente pode agravar a saúde.
Geralmente os rins mantém o equilíbrio, eliminando o excesso do corpo, mas por muitas razões, incluindo a alimentação, os níveis de potássio são elevados, causando a chamada hipercalemia.
Quais são as causas de hipercalemia?
1. Falência renal:
A Insuficiência renal é a causa mais comum de hipercalemia, quando os rins falham ou não funcionam adequadamente, eles não conseguem remover o potássio extra do seu corpo, levando ao acúmulo.
Isso pode causar problemas de saúde, como:
- Desidratação;
- Diabetes tipo 1;
- Doença de Addison;
- Sangramento Interno.
2. Medicamentos:
Além disso, alguns medicamentos têm sido associados a hipercalemia, altos níveis de potássio.
Esses incluem:
- Remédios Quimioterápicos;
- Inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina (ECA);
- Bloqueadores dos Receptores da Angiotensina.
3. Suplementos:
O uso excessivo de suplementos de potássio pode aumentar seus níveis, causando a hipercalemia.
4. Álcool ou drogas:
O consumo excessivo de álcool ou drogas pode causar a quebra dos músculos, levando a um colapso, liberando alta quantidade de potássio das células musculares para a corrente sanguínea.
5. Traumas:
Além disso, certos tipos de trauma podem levar a hipercalemia. Nesses casos, o excesso vaza das células do seu corpo para a corrente sanguínea. No entanto, as queimaduras ou lesões por esmagamento onde um grande número de células musculares é lesado podem causar esses efeitos.
6. Beba água:
A Desidratação pode agravar a hipercalemia, tente beber mais água.
Quais são os sintomas de hipercalemia?
Os sintomas do potássio alto dependem do nível desse mineral no sangue. Além disso, você pode não ter nenhum sintoma. Mas caso os seus níveis sejam altos o suficiente pode causar sintomas. Você pode ter:
- Cansaço ou fraqueza;
- Sensação de dormência ou formigueiro;
- Náusea ou vômito;
- Problemas respiratórios;
- Dor no peito;
- Palpitações ou batimentos cardíacos irregulares.,
Tratamento para hipercalemia:
O Tratamento da hipercalemia, consiste em eliminar o excesso rapidamente e estabilizar seu coração. Caso tenha os sintomas devido a insuficiência renal, a hemodiálise é uma opção de tratamento.
Além disso, a hemodiálise é feita em uma máquina para remover os resíduos do seu sangue, incluindo o excesso de potássio, quando os rins não conseguem filtrar o sangue com eficácia.
Medicamentos como gluconato de cálcio pode ser usado, para estabilizar; diuréticos que são pílulas prescritos pelo médico também podem ajudar. Além disso, reduzir o consumo de alimentos ricos em potássio pode ser muito útil, esses incluem:
Se os seus sintomas forem graves, ligue para o serviço de emergência.