O grão-de-bico também é conhecido como feijão ceci, cicer, grama de Bengala ou chana, dependendo de qual parte do mundo esse alimento antigo é encontrado, ele pertence ao grupo de leguminosas, que inclui vários grãos tais como amendoim, soja e lentilhas. ele também é usado para muitos pratos tradicionais no Oriente Médio.
O que é grão de bico?
O grão-de-bico ou (Cicer arietinum) é uma leguminosa anual da família Fabaceae, subfamília Faboideae. Seus diferentes tipos são conhecidos como grama ou grama de Bengala, ou feijão-de-bico, ervilha egípcia, chana e chole. As sementes de grão de bico são ricas em proteínas.
Para que serve o grão de bico?
Como uma rica fonte de vitaminas, minerais e fibras, o grão-de-bico pode oferecer uma variedade de benefícios à saúde, como melhorar a digestão, ajudar no controle de peso e reduzir o risco de várias doenças. Além disso, ele é rico em proteínas e é um excelente substituto para a carne em dietas vegetarianas e veganas.
Benefícios do grão-de-bico para saúde:
1. Diminui o nível de açúcar no sangue:
Observações científicas mostraram que pessoas com diabetes tipo, cuja dieta é caracterizada por uma inclusão moderada de grão-de-bico e outras fontes de fibras, têm uma concentração reduzida de glicose no sangue.
E os pacientes com diabetes tipo 2 melhoram o nível de açúcar no sangue, os níveis de lipídios e a necessidade de insulina.
2. Regula a pressão arterial:
O consumo regular de grão de bico em alimentos reduz o teor de sódio, o que contribui para uma diminuição natural da pressão arterial.
Além disso, as Vitaminas B-6, Vitamina C e potássio regulam o metabolismo do colesterol, impedindo sua deposição nos vasos sanguíneos.
3. Ajuda a perder peso:
Além disso, ele também contém uma grande quantidade de fibra com 7,6 g por 100 g do grão. A fibra é um nutriente que nos faz sentir satisfeitos por muito tempo, de modo que não comemos muita comida.
Aqueles que estão em dietas podem tentar os benefícios do grão-de-bico para perder seu peso mais rápido. Outros nutrientes desses grãos, como carboidratos e proteínas, também ajudam no processo de perda de peso.
4. Reduz problemas digestivos:o
A fibra é útil para manter um sistema digestivo saudável. Este nutriente transporta rapidamente alimentos para o sistema digestivo para proteger o sistema da síndrome do intestino irritável ou constipação.
No entanto, ela também é usada para equilibrar os níveis de pH e bactérias nos intestinos. O número de bactérias saudáveis crescerá até que o número de bactérias insalubres diminua.
5. Previne a anemia durante a gravidez:
Anemia é uma doença que ocorre devido à falta de ferro no sangue. Para uma mulher, especialmente durante a gravidez, é importante prevenir a anemia, porque pode ameaçar o feto.
O consumo de grão-de-bico ajuda a prevenir a anemia durante a gravidez, porque os grãos têm um alto teor de folato. Além disso, o grão-de-bico também contribui para o cultivo de novas células e a criação de RNA e DNA.
6. Reduz o colesterol:
A fibra é um nutriente que ajuda a diminuir o colesterol no sangue. O grão-de-bico é rico em fibra, incluindo fibra solúvel e insolúvel.
Além disso, a fibras solúveis são recomendadas, por estudos epidemiológicos e clínicos, para diminuir o colesterol LDL. Consequentemente, o grão-de-bico também ajuda a reduzir a doença cardíaca coronária.
7. Reduz o risco de câncer:
O grão-de-bico reduz o risco de câncer e isso ocorre porque ele produz um metabólito butirato quando a fibra é fermentada por bactérias benéficas.
O butirato é um ácido graxo de cadeia curta que ajuda a suprimir a proliferação e induzir a autodestruição das células cancerígenas.
8. Fortalece o sistema imunológico:
Além de bactérias saudáveis e um sistema digestivo saudável, o grão-de-bico pode fortalecer nosso sistema imunológico.
Com o sistema imunológico fortalecido, podemos controlar as bactérias em nosso corpo, o que é útil para manter o corpo livre de várias doenças. Além disso, o grão-de-bico também fornece antioxidantes, que desempenham um papel no fortalecimento do sistema imunológico.
Malefícios do grão de bico:
O grão-de-bico pode causar reações alérgicas em pessoas com intolerância individual, e no caso de seu consumo em excesso, pode contribuir para a formação de gás no intestino.
Não é recomendado para pessoas com problemas agudos de rim e bexiga, sofredores de gota, úlcera péptica e pessoas que sofrem de tromboflebite também deve abster-se.