O figo ou o ficus karika, é um ficus decidual subtropical. O nome “ficus” veio para a língua russa no século XVIII, onde foi mudado para “figueira” (daí a “figueira”). Na Rússia, esta planta ainda tinha outros nomes, tais como figo e vinhos.
Frutas frescas contêm proteína, açúcar e ácidos. Além disso, há mais ferro nos figos do que nas maçãs. Também contém vitaminas e minerais. Contudo, há tanto potássio perdem apenas para nozes em seu conteúdo.
As propriedades úteis permitem largamente usar na medicina tradicional. Decocção da fruta de figo pode ser usada para resfriados, processos inflamatórios do trato respiratório e como um enxague para angina, inflamação das gengivas e doenças relacionadas ao sangue.
Os figos têm uma propriedade laxativa, melhoram a condição do estômago, os rins e servem como um diurético. Em doenças do sistema cardiovascular, elas são especialmente úteis, pois são ricos em potássio.
Além disso, eles são úteis em doenças do baço e do fígado. Para saber mais desses e outros benefícios continue lendo o artigo até o final.
O que é o figo?
O figo é uma árvore frutífera subtropical, que atinge uma altura de 8 m, e geralmente produz duas safras durante a estação.
Em figos selvagens, dois tipos de inflorescências são colocados em uma planta. Em algumas cachos, somente se formam flores femininas (plântulas carnudas e suculentas se desenvolvem a partir delas). Nos cachos do mesmo tipo, há flores femininas e estaminadas masculinas.
Os caules comestíveis são formados apenas no verão e no outono. Culturas têm uma cor que pode variar de amarelo para preto e azul, dependendo da variedade.
Para que serve o figo?
As propriedades benéficas do figo fornecem uma oportunidade para o seu uso generalizado no tratamento de muitas doenças e enfermidades.
Na medicina popular, as bagas são usadas para gripe e gastrite, sua decocção para inflamação, bronquite, traqueíte e outras doenças respiratórias; como diaforético e antipirético. Para o mesmo efeito, você pode usar geleia e um copo de suco.
Decocção de suas folhas é boa para tosse, bem como para problemas de digestão e doenças gastrointestinais como colite, diarreia, disenteria, pois pode destruir bactérias e parasitas.
Benefícios do figo para saúde:
1. Ajuda na gestão de peso:
Esta fruta seca rica em fibras, é perfeita para as pessoas que desejam manter ou perder peso, pois figo é um ótimo lanche nutritivo para mastigar durante todo o dia.
Um punhado é suficiente para o controle saudável do peso sem comprometer a nutrição. Além disso, segundo estudos, figos têm 5 gramas de fibra em cada três porção, o que faz você se sentir saciado e consequentemente comer menos. Assim, o consumo dessa fruta gerencia problemas de excessos.
2. Previne a constipação:
Além disso, ele é rico em fibras e funciona como um laxante natural, que é muito eficaz no tratamento da obstipação (prisão de ventre). Assim, os figos facilitam ainda mais o processo intestinal.
3. Bom para pacientes com diabetes:
Como figos são carregados com vitaminas essenciais, minerais e fibras para o bom funcionamento do corpo.
De acordo com os estudos, o alto teor de potássio faz com que seja uma escolha saudável para pessoas com diabetes tipo 2. O ácido clorogênico ajudam no controle dos níveis de açúcar.
4. Fortalece os ossos:
Muitas vezes mesmo comendo refeições saudáveis, existem várias deficiências que surgem de tempos em tempos.
E a melhor maneira de incluir as vitaminas e minerais essenciais em sua dieta é adicionar figo ao seu cardápio diário, pois eles são carregados com cálcio, e mesmo em pequenas quantidades, podem fortalecer sua imunidade.
5. Corrige problemas de reprodução:
Os figos foram considerados um fruto sagrado, uma vez que simbolizava amor e fertilidade, de acordo com a herança grega. Na verdade, na Índia era, e ainda é, consumido com leite para melhorar a saúde reprodutiva.
6. Melhora a saúde do coração:
Qualquer tipo de desequilíbrio no corpo afeta sua saúde cardíaca mais cedo ou mais tarde. A pesquisa provou que figo reduz naturalmente o nível de triglicerídeos (gorduras ingeridas através da alimentação) no corpo.
O alto teor de antioxidantes combinam-se com elementos redutores da pressão arterial, o que previne doenças do coração.
Receita de salada de figo:
Ingredientes:
– 300 g de figo;
– 150 g de ameixas secas;
– 2,5 colheres de sopa de Amêndoas;
– Cascas de laranja.
Modo de preparo:
- Mergulhe as ameixas enxague com figo e pique finamente.
- Escalde as amêndoas primeiro com água fervente, depois descasque e pique.
- Misture tudo, polvilhe com casca de laranja e adicione açúcar.
Malefícios do Figo:
Você não pode comê-lo em casos de pancreatite e diabetes, doenças inflamatórias do trato gastrointestinal, especialmente com enterite, bem como com a gota.
Embora os figo previnem pedras nos rins, por desordens associadas à troca de ácido oxálico no corpo, ele não pode ser usado: esse estado provoca a formação de pedras, contém um alto teor desse ácido.
Você não deve comer figo se estiver obeso, é improvável que um corpo enfraquecido com processos metabólicos comprometidos consiga assimilá-lo, o que causará um maior acúmulo de peso.