A falta de apetite pode ser combinada com outros sintomas de várias patologias, além de ser o sintoma principal e até o único. Especialmente grave é sua combinação com rápida perda de peso por razões inexplicáveis.
A diminuição ou falta de apetite (anorexia) é um sintoma comum característico de patologias infecciosas, oncológicas, mentais, endócrinas e doenças do trato gastrointestinal.
Causas da perda de apetite:
Falta de apetite pode ocorrer por várias razões: devido a doenças infecciosas, como efeito colateral de medicação, ou devido a doenças mais graves, como diabetes ou câncer.
A falta de apetite é muitas vezes acompanhada de náuseas e fadiga, na presença destes sintomas, você deve consultar um médico. O tratamento desta condição depende da causa da falta de apetite.
1. Disbiose intestinal:
Microrganismos úteis e patogênicos participam dos processos de digestão. Se o seu equilíbrio é perturbado, o corpo não recebe os micronutrientes necessários da comida.
2. Problemas endócrinos:
A falta de hormônios leva a náuseas e vômitos. Como resultado, a pessoa fica fraca e com falta de apetite.
3. Doenças crônicas do trato digestivo:
Os sintomas semelhantes da falta de apetite indicam uma úlcera de estômago, gastrite, gastroduodenite. Nos primeiros sinais de exacerbação de doenças, o tratamento profilático deve ser dado.
4. Problemas mentais (neurose):
Alto estresse, ansiedade, falta de descanso e apoio moral levam à apatia e depressão. Estes problemas são frequentemente complementados por fraqueza, náusea, fadiga e falta de apetite.
5. Intoxicação do corpo:
Bactérias prejudiciais podem provocar intoxicação, em consequência disso uma pessoa sentirá fraqueza e falta de apetite.
6. Doenças cardiovasculares:
Vasos desgastados provocam a fraqueza geral do corpo, e o aumento da pressão causa náuseas.
7. Oncologia:
Durante o período da quimioterapia, muitos processos falham, especialmente no trabalho dos órgãos digestivos.
8. Dependência de drogas:
A necessidade de medicação constante faz com que o trato gastrointestinal trabalhe arduamente. Por causa disso, gastrite, úlcera e patologia pancreática podem aparecer.
9. Vírus e infecções no corpo:
Quando estamos doentes frequentemente ocorre uma diminuição significativa no apetite, pois as forças são destinadas a combater os vírus. O grande número de toxinas leva ao surgimento de fraqueza e náusea, nesse caso, deve ser mantido o equilíbrio de água, ou seja, o individuo deve beber muito líquido.
Tratamentos:
Durante o tratamento, o médico pode prescrever vários medicamentos que aliviam os sintomas, como náuseas, e para aumentar o apetite. Se estiver associada à depressão ou ao aumento da ansiedade, a psicoterapia e, em alguns casos, os antidepressivos podem ajudar.
Nos casos em que está associada à ingestão de medicamentos, reduzir a dose ou substituir a medicação pode eliminar o problema.
Algumas pessoas acham mais fácil comer alimentos em pequenas porções ao longo do dia do que comer três grandes. O principal é que essas porções contêm nutrientes suficientes e fornecem ao corpo a quantidade necessária de energia.
Além disso, alimentos líquidos, smoothies e shakes de proteína são mais fáceis de digerir no corpo, e adicionar ervas e especiarias lhes dará mais sabor. Beba muita água para evitar a desidratação. O esforço físico leve, como uma curta caminhada ao ar livre, também ajudará a aumentar o apetite.
Quando ir ao médico?
A longo prazo é repleta de perda de peso e desnutrição, por isso é importante compreender as causas desta condição. Um especialista também deve ser contatado em caso de perda de peso rápida ou inesperada.
A ajuda médica também pode ser necessária se os seguintes sintomas forem observados, juntamente: dor de estômago, febre, tosse, taquicardia ou batimentos cardíacos irregulares.