Início » Dicas de Saúde » 9 possíveis causas da dormência facial que todas desconhecem

9 possíveis causas da dormência facial que todas desconhecem

possiveis causas da dormencia facial

As possíveis causas da dormência facial são diversas, pois, refere-se à perda de sensibilidade em qualquer parte do corpo de forma involuntária. Não é um problema, mas um sintoma de outra coisa.

A maioria das causas está relacionada à compressão de seus nervos ou danos nos nervos. Ter seu rosto entorpecido de vez em quando não é tão incomum, embora possa parecer estranho ou até mesmo assustador. Continue lendo para saber mais sobre as causas e quais são as preocupações.

9 possíveis causas da dormência facial que todas desconhecem
possíveis causas da dormência facial

Dormência facial ocorre após um ferimento na cabeça:

  • Dormência que começa de repente e envolve um braço inteiro ou perna, além de seu rosto;
  • Dificuldade em falar ou compreender os outros;
  • Náusea e tontura;
  • Dor de cabeça severa;
  • Perda de visão em um ou ambos os olhos.

Possíveis causas da dormência facial:

1. Esclerose múltipla:

A esclerose múltipla (EM) é um problema inflamatório que afeta seus nervos. Esse problema é crônico, mas progride em taxas diferentes para pessoas diferentes. A maioria das pessoas com esclerose múltipla experimenta períodos curtos de agravamento dos sintomas seguidos por longos períodos de poucos sintomas. Um dos primeiros sintomas da esclerose múltipla é muitas vezes a dormência facial.

A dormência facial sozinha não é suficiente para justificar o teste para EM. Outros sintomas iniciais podem incluir:

  • Perda de coordenação;
  • Falta de controle da bexiga;
  • Perda de visão ou visão turva;
  • Espasmos dolorosos em suas pernas ou braços.

Caso o seu médico suspeite que tenha esclerose múltipla, você precisará de vários exames para descartar outras possibilidades. Seu médico provavelmente fará um exame físico, um exame neurológico, um histórico familiar detalhado e uma ressonância magnética.

Os surtos de esclerose múltipla são tratados com remédios esteroides que temporariamente suprimem o sistema imunológico. A longo prazo, os seguintes medicamentos podem regular e desacelerar a progressão da esclerose:

  • Ocrelizumab;
  • Fumarato de dimetilo;
  • Acetato de glatiramer.

2. Paralisia de bell:

A paralisia de Bell é um problema que normalmente causa dormência em um dos lados do rosto. A paralisia de Bell se instala de repente e é provavelmente causada pelo vírus do herpes. Além disso, caso tenha paralisia de Bell, deve-se ao dano dos nervos em seu rosto.

Para diagnosticar a paralisia de Bell, o seu médico terá de excluir outras causas possíveis para a sua dormência facial. Além disso, imagens neurológicas, como uma ressonância magnética ou eletromiografia, determinarão se os nervos que controlam seu rosto foram danificados.

A paralisia de Bell é na maioria das vezes um problema temporário, mas pode durar meses ou mesmo anos.

3. Enxaqueca:

Um certo tipo de enxaqueca pode causar dormência em um dos lados do corpo. Além disso, é chamado de enxaqueca hemiplégica. Você pode ter:

  • Tontura;
  • Problemas de visão;
  • Dificuldades de fala;
  • Normalmente, os sintomas deste tipo de enxaqueca desaparecem após 24 horas.

Caso tenha enxaqueca, seu médico precisará ter um histórico familiar detalhado e avaliar seus sintomas. Além disso, as vezes esse tipo de enxaqueca ocorre nas famílias.

4. Acidente vascular encefálico:

A dormência facial de um lado ou espalhada por todo o rosto pode acontecer depois de ter tido um derrame ou um ataque. Além disso, formigamento ou perda de controle sobre os músculos faciais podem vir acompanhados de outros sintomas, como:

  • Dor de cabeça severa;
  • Dificuldade em falar ou engolir;
  • Perda repentina de visão em um ou ambos os olhos;
  • Os derrames são causados por artérias obstruídas ou rompidas.

Um médico poderá dizer se você teve um derrame com base nos sintomas. Em alguns casos, os sintomas desaparecem no momento em que chega a um hospital ou consultório médico. Além disso, peça para alguém manter um registro de seus sintomas, quando começaram e quanto tempo duraram até que consiga obter atendimento médico.

Caso tenha um diagnóstico de acidente vascular cerebral, o tratamento terá como objetivo evitar que tenha outro. Além disso, seu médico pode prescrever diluentes de sangue. Mudanças de estilo de vida, como parar de fumar e perder peso, também podem fazer parte do seu plano de tratamento.

5. Infecções:

Infecções virais e bacterianas podem resultar em dormência facial. Problemas dentários, incluindo infecções sob as gengivas e nas raízes dos dentes, também podem causar esse sintoma. Além disso, outras infecções que podem provocar uma sensação incluem:

  • Glândulas salivares bloqueadas;
  • Telhas;
  • Gânglios linfáticos inchados.

Essas infecções precisam ser tratadas para que seu rosto volte a se sentir normal. Seu médico pode precisar fazer um teste de cultura ou encaminhá-lo para um especialista em doenças infecciosas ou dentista para tratar de uma infecção que esteja causando dormência facial.

6. Interações medicamentosas:

Tomar certos medicamentos pode ter o efeito colateral temporária. Medicamentos e outras substâncias que podem ter esse efeito incluem:

  • Cocaína;
  • Álcool;
  • Anti-histamínicos;
  • Medicamentos quimioterápicos;
  • Amitriptilina e outros antidepressivos.

Mesmo que a dormência facial não seja um efeito colateral listado em um medicamento que esteja tomando, é possível que começar uma nova prescrição seja o motivo pela qual seu rosto fica entorpecido. Além disso, fale com seu médico caso suspeite que esteja tendo esse efeito colateral.

7. Ferimentos na cabeça:

Um golpe direto na cabeça, uma concussão e outros traumas no cérebro podem danificar os nervos da medula espinhal e da base do cérebro. Além disso, esses nervos controlam o sentimento em seu rosto.

Na maioria dos casos, não é causada por um ferimento na cabeça, mas acontece. Pode ocorrer em um ou ambos os lados do seu rosto até 24 horas após o traumatismo craniano.

Você precisará descrever a lesão em detalhes para o seu médico. Após o exame físico inicial, seu médico pode solicitar imagens do cérebro, como uma ressonância magnética. Além disso, o tratamento irá variar de acordo com a gravidade dos danos nos nervos, se for encontrado algum.

8. Reações alérgicas:

Dormência facial ou dormência na boca pode ser causada por alergias de contato. Além disso, no caso de uma alergia alimentar, pode ser acompanhada de entorpecimento ou formigamento na língua e nos lábios.

Outras causas de alergia de contato, como a tangerina e a hera venenosa, também podem causar caso a pele entre em contato direto com o alérgeno.

Caso o seu médico esteja tentando identificar uma nova reação alérgica, você pode ser encaminhado a um especialista em alergia ou a um médico especializado no sistema imunológico. Além disso, deste tipo estará diretamente ligada à exposição ao alérgeno, e deve ser resolvida por conta própria dentro de 24 horas.

9. Doença de Lyme:

A doença de Lyme é uma infecção causada por picadas de carrapatos. O carrapato deve estar em sua pele por pelo menos 24 horas para transmitir a bactéria que causa a infecção em sua corrente sanguínea. Além disso, um dos sintomas da doença de Lyme não tratada.

No momento em que sentir dormência facial como resultado da doença de Lyme, a erupção de uma picada de carrapato já teria desaparecido há muito tempo e teria outros sintomas da doença. Além disso, esses sintomas podem incluir:

  • Nebulosidade mental;
  • Dificuldade de concentração;
  • Fadiga;
  • Formigamento ou dormência em outras partes do corpo.

Caso o seu médico ache que pode ter a doença de Lyme, você fará exames do sangue e do líquido espinhal para determinar se o seu corpo produziu anticorpos para combater a bactéria que causa a doença e se apresenta sinais contínuos de uma infecção.

O tratamento para a doença de Lyme pode aliviar alguns sintomas. Seu médico pode prescrever antibióticos orais para tratar a infecção da bactéria.

Considerações finais:

Muitos problemas que causam dormência facial, como alergias de contato e efeitos colaterais de medicamentos, resolvem por conta própria em 24 horas. Além disso, algumas condições, como EM, doença de Lyme e paralisia de Bell, podem exigir tratamento contínuo.

Caso tenha algum motivo para suspeitar que tenha um problema de saúde subjacente que faz com que seu rosto fique entorpecido, entre em contato imediatamente com um médico. Além disso, existem alguns problemas em que o tratamento imediato fará toda a diferença em suas perspectivas de longo prazo.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.