A dormência das mãos pode ser acompanhada por um formigamento, nossas mãos são ferramentas essenciais para o desenvolvimento das atividades diárias, mas todo mundo, pelo menos uma vez, pode ter experimentado o adormecimento das mãos ou uma sensação de formigamento.
O problema pode ser acompanhado de sensação de calor nos dedos das mãos ou frio na palma da mão. Geralmente isso acontece como um sinal de algum grau de envolvimento em alguma parte do sistema nervoso, que pode envolver, terminais nervosos na pele, nervos, medula, tálamo ou outros centros reguladores do cérebro.
Além disso, não realizar mudanças de posição, pode comprometer a inervação da extremidade superior e o fluxo sanguíneo.
Causas de dormência das mãos:
1. Compressão nervosa:
Quando ficamos em uma única posição por muito tempo há compressão entre duas superfícies, isso pode causar a dormência nas mãos, já quando mudamos a sensibilidade é recuperada depois de um tempo.
2. Trauma nas mãos:
Lesões nas mãos podem gerar dormência da mesma, isso acontece com traumatismos que causam afecções no trajeto nervoso da extremidade superior e da mão.
3. Movimentos repetitivos nas mãos:
Quando o desenvolvimento de atividades diárias envolve movimentos repetitivos de flexão e extensão dos punhos, há a compressão do nervo mediano e isso causa dormência das mãos.
Também levantar, arrastar ou empurrar cargas pesadas continuamente podem causar dormência das mãos.
4. Retenção de água:
Em alguns casos em que há um desequilíbrio de água, como na menopausa, gravidez e excesso de peso, a reabsorção de fluido pelo sistema linfático é afetada, causando edema nas mãos (acúmulo de líquido fora do espaço vascular) que comprime as estruturas nervosas, o que gera dormência nas mãos.
5. Deficiência de vitamina B12:
Essa vitamina é importante para o funcionamento da atividade nervosa, pois mantém “lubrificada” a camada que as cobre, gerando um tipo de proteção. Quando os níveis de vitamina B12 são baixos, esse benefício é perdido, o que gera maior sensibilidade e dormência das mãos.
6. Doenças sistêmicas:
Diabetes, hipotireoidismo, artrite reumatoide, entre outros, podem ter dentro de suas manifestações dormência das mãos, pois geram danos à fibra nervosa, seja por dano direto ou por compressão dos mesmos.
7. Síndrome do túnel do carpo:
Esta síndrome é causada pela compressão do nervo mediano. Esse nervo, junto com vários tendões, passa por um túnel relativamente pequeno, conhecido como túnel do carpo, e passa logo acima do pulso, ao lado da palma da mão.
Os sintomas causados aparecem de forma mais gradual, como dormência e formigamento dos dedos (especialmente o polegar e dedo indicador) a dormência é acompanhada de dor, podendo irradiar para o antebraço, causando uma sensação de fraqueza durante certos movimentos.
A síndrome do túnel do carpo afeta mais mulheres entre pessoas de 50 anos, as causas são muitas como, traumatismo no punho, movimentos repetitivos da mão e do punho, alterações hormonais, gravidez, menopausa, e certas doenças como diabetes, problemas da tiroide e artrite reumatoide.