A dieta alcalina é baseada em alimentos alcalinos. O corpo humano tem uma tendência fisiológica à oxidação. A oxidação ocorre nos tecidos do corpo, pois isso é importante regular seu efeito com a ajuda de alimentos.
É o suficiente começar uma dieta e reduzir os produtos que aumentam a acidez. Para o funcionamento normal do corpo, deve ser mantido um constante equilíbrio ácido-base do sangue e dos tecidos.
O menor desvio do equilíbrio ácido-base pode afetar o funcionamento da vida. A solução para este problema sério é o negócio dos médicos profissionais.
O que é dieta alcalina?
A dieta alcalina afirma que todos os alimentos têm 2 ambientes: ácidos e alcalinos. E dependendo do tipo de ambiente, eles afetam o corpo de forma diferente. O ambiente ácido é “ruim”, destrói os ossos, afeta negativamente o estômago e o corpo como um todo.
A dieta é “boa” porque o corpo funciona melhor em um ambiente alcalino e, consequentemente, a dieta deve ser a mesma, alcalina. Para isso, os nutricionistas criaram tabelas de produtos “ruins” e “bons”, em que carne e produtos lácteos são “ruins”, e vegetais e frutas são “bons”, em grandes quantidades e termicamente não-processados.
Para que serve:
A dieta alcalina destina-se a alcalinizar o corpo, criando gradualmente um pH neutro ou fracamente alcalino. Acredita-se que durante o período o nível ótimo de pH do sangue é restaurado e a purificação completa das toxinas ácidas ocorre.
Aumento da acidez também leva a dor de cabeça, indigestão, dor nas articulações, alergias e imunidade reduzida. Além disso, afeta o coração, pulmões, fígado e rins, além de violar o equilíbrio ácido-base.
Quando a acidez fica muito alta pode afetar o sistema endócrino humano, causar disfunções na glândula tireoide, pâncreas e perturbar o equilíbrio de todos os hormônios no corpo. Mal-estar geral, fadiga, resfriados frequentes e doenças de pele.
Alimentos para a dieta alcalina:
A dieta alcalina é rica em fibras, vitaminas e minerais, portanto é boa para a saúde. Outra vantagem é a rejeição de produtos de origem animal, isso reduz muito a quantidade de gordura na e acelera o processo de perda de peso. Apesar de que perder peso não é o principal e não é o único objetivo.
1. Alimentos acidificantes:
- Qualquer carne, salsicha, peixe e frutos do mar.
- Ovos.
- Queijo.
- Manteiga de amendoim.
- Margarina.
- Todos os grãos.
- Pão.
- Açúcar branco.
- Doces.
- Nozes.
- Sementes de abóbora.
- Café, chá, cacau e vinho.
- Feijão.
- Mel.
- Arroz branco.
2. Alimentos alcalinizantes:
- Batatas.
- Verdes crus e cozidos: alface, repolho e feijão verde.
- Legumes coloridos.
- Manteiga fresca.
- Gema de ovo.
- Milho.
- Leite, creme de leite e queijo fresco.
- Amêndoas, leite de amêndoa, castanhas, passas e frutas secas.
- Água mineral.
- Azeitonas pretas enlatadas.
- Abacate.
- Azeite Extra Virgem.
- Açúcar não refinado.
- Legumes (brotos de soja, tofu e ervilhas).
- Leite de soja.
- Sal.
- Cenoura.
- Abobrinha.
- Erva-doce.
Dicas para a dieta alcalina:
- Deve ser a curto prazo, não mais de 10 dias;
- Iniciar uma dieta alcalina deve ser gradual, uma grande quantidade de fibra pode causar dano imediato;
- Para quaisquer doenças do trato gastrointestinal, você deve consultar seu médico antes de iniciar uma dieta alcalina;
- É contraindicada para lactantes, gestantes e crianças, devido à falta de proteína na dieta;
- Inclua carne magra e peixe na dieta, a fim de obter benefícios de saúde máximos e manter a massa muscular.
- Em qualquer dieta, a comida deve ser completa e equilibrada, então você se sentirá bem, perderá peso e preservará a saúde.