As dicas para platinar os cachos sem danificar são precisas, pois, profissionais concordam que platinar os cabelos cacheados é um processo complexo. Embora seja praticamente a única maneira de obter essa dramática mudança de cor entre a cor escura e a clara, a água sanitária pode causar sérios danos, especialmente no cabelo cacheado.
Separamos as dicas para platinar os cachos sem danificar, além disso, você irá descobrir exatamente como o alvejante funciona, seus efeitos no cabelo. Além disso, no couro cabeludo e como proteger suas madeixas depois do processo de clareamento que combine com a pele.
O que o alvejante faz?
É fácil esquecer o quão forte é o alvejante químico quando você está sentado na cadeira de seu cabeleireiro ou comprando uma caixa de corante da farmácia. No entanto, não beneficia ninguém ignorar o fato de que o alvejante é altamente tóxico.
O pó de branqueador é tipicamente feito de uma série de reagentes, incluindo amônio peroxigenado, e sais de sódio ou potássio consistindo de persulfatos. Além disso, perboratos e percarbonatos. Estes compostos são misturados com peróxido de hidrogênio líquido para criar água sanitária.
Quando esta composição é aplicada ao cabelo, altas concentrações de oxigênio penetram profundamente no córtex do cabelo e quebram a melanina ou a pigmentação natural da cor. Por isso, é uma das dicas para platinar os cachos sem danificar.
À medida que os grânulos de melanina são degradados, o cabelo fica mais claro. Nesse caso, o processo de oxidação descolore o pigmento de sua haste capilar. Além disso, é por isso que o alvejante vai deixar seu cabelo quase branco se ele for deixado por muito tempo.
Quanto mais vezes você branqueia, mais os laços são quebrados, o que afeta a aparência do seu cabelo. Além disso, enquanto todos os alvejantes têm um efeito prejudicial na estrutura de proteína do seu cabelo, isso é intensificado cada vez que o processo é realizado.
Dicas para platinar os cachos sem danificar:
1. Condicionamento profundo:
Prepare seu cabelo antes de clarear. Nesse caso recomenda-se um tratamento pré-shampoo de condicionamento profundo, três dias antes (e depois) do clareamento.
2. Misture o construtor de ligações:
Outra maneira de proteger contra os efeitos prejudiciais da água sanitária é certificar-se de que seu cabeleireiro está misturando um construtor de ligações em sua fórmula de clareamento.
Além disso, os cuidados com o cabelo em casa é fundamental para manter a saúde do seu cabelo. Por isso, procure usar um tonificante de cabelo que remove o bronzeado e que fortalece os fios. Por isso, é uma das dicas para platinar os cachos sem danificar.
3. Use shampoo sem sulfato:
Para proteger os cachos após platinar, recomenda-se usar shampoo sem sulfato, e que não contém silicones, ceras ou ingredientes que possam acumular no cabelo. Além disso, fará com que você previna a queda de cabelo.
Quando o cabelo fica mais enfraquecido pelo branqueamento, os pontos de torção podem se romper facilmente com o pentear ou escovar.
4. Faça tratamento leave-in:
Quando você tem cabelo cacheado platinado, você tem que mantê-lo hidratado para que ele não seque e se quebre. Além disso, para cachos, recomenda-se a aplicação de um tratamento leave-in para fortalecer as ligações dissulfeto de proteínas danificadas, neutralizando a quebra.
5. Use escova de dentes largos:
Platinar o cabelo também pode alterar o seu padrão de onda que é projetado para restaurar as vertentes dos níveis de resistência pré-branqueamento. Tenha em mente que “o cabelo mais fino vai clarear muito mais rápido do que o cabelo grosso.
Pente de dentes largos, não quebra cachos frágeis e tingidos. “Torça e prenda o cabelo antes de dormir, cubra-o com um gorro de seda durante a noite, e desembarace-o suavemente pela manhã. Por isso, é uma das dicas para platinar os cachos sem danificar.