Início » Dicas de Saúde » 6 dicas naturais para clarear os dentes em casa: como fazer e receitas

6 dicas naturais para clarear os dentes em casa: como fazer e receitas

dicas naturais para clarear os dentes em casa

Embora seja possível clarear os dentes na clínica odontológica, é útil ter alguns truques para clarear os dentes na sua bolsa, para um sorriso branco. Além disso, cerca de 18 por cento das pessoas relatam que “geralmente escondem os dentes em fotos”, muitas devido a vergonha da aparência amarelada dos dentes.

Ter dentes perfeitos é muito importante em nossa cultura hoje em dia – daí o número crescente de pessoas que usam tiras brancas e pasta de clareamento como parte de seus cuidados orais em casa ou recorrendo a tratamentos de clareamento em consultório profissional.

6 dicas naturais para clarear os dentes em casa: como fazer e receitas
dicas naturais para clarear os dentes em casa

Seus dentes são uma das primeiras coisas que as pessoas notam; eles são um sinal de saúde e confiança. Ao causar uma primeira impressão, a maioria se preocupa com dentes envelhecidos, tortos ou descoloridos, que podem enviar um sinal de que você não se importa com você mesmo. Quem não quer ter um sorriso bonito com dentes brancos e brilhantes? Mas qual é a melhor maneira de clarear os dentes?

Algumas pessoas – não importa quantas vezes escovem os dentes – têm manchas nos dentes devido a hábitos como beber café ou chá e / ou fumar. Muitas vezes os dentes amarelos ou castanhos também podem apontar para um problema maior: gengivas insalubres, esmalte mais fino e má higiene dental em geral. Branquear os dentes por si só não ajuda a proteger os dentes ou as gengivas de cavidades ou doenças, como a gengivite – por isso, embora os dentes brancos sejam uma coisa boa de se ter, isso ajuda a manter as coisas em perspectiva.

Como diz um dentista, “é um equívoco dizer que dentes mais brancos são iguais à dentes saudáveis, já que a cor dos dentes tem muito pouco a ver com a saúde do dente. A percepção do consumidor, no entanto, é que os dentes brancos equivalem a uma boca saudável e a percepção é a realidade”. Eis a boa notícia: abaixo, explico vários remédios caseiros que ajudam no clareamento natural dos dentes, além de melhorar a higiene oral.

O tipo de pasta de dentes usada, além de escovação regular e uso do bicarbonato de sódio e peróxido de hidrogênio, óleo de coco e aplicação de produtos como vinagre de maçã podem clarear os dentes naturalmente – além de oferecer benefícios como proteção antibacteriana e anti-séptica.

Por que os dentes ficam amarelos?

Os dentes ficam descoloridos, tornando-se amarelados ou até mesmo bege ou marrom, devido a manchas que se desenvolvem tanto na superfície branca e dura dos dentes (o esmalte) quanto na parte mais profunda da estrutura dos dentes.

Debaixo do esmalte há uma substância marrom pálida chamada dentina, que pode se tornar mais visível quando o esmalte fica mais fino – uma ocorrência muito comum para muitos adultos. A erosão dentária (desgaste dentário erosivo) resulta da perda crônica de tecido duro dentário que é quimicamente gravado da superfície do dente por ácido e / ou quelação (sem envolvimento bacteriano). Quais são algumas das razões pelas quais o esmalte se dilui?

Os fatores de risco incluem envelhecimento, genética e consumo de alimentos que promovem a erosão e / ou coloração. Muitos desses mesmos hábitos não saudáveis também aumentam o risco de doenças nas gengivas.

Embora não seja realista esperar que seus dentes permaneçam brilhantes e muito brancos até a idade avançada, muitos fatores que aceleram a taxa de descoloração dos dentes podem ser evitados.

Alguns dos motivos pelas quais os dentes ficam amarelados, bege ou marrom incluem:

  1. Beber café ou chá
  2. Fumar cigarros
  3. Diluição do esmalte dentário devido ao envelhecimento
  4. Ter uma dieta pobre. Isso inclui consumir muitos alimentos processados ricos em ácido, incluindo refrigerantes, doces ou, às vezes, até mesmo certas frutas. Mesmo
  5. alguns suplementos podem piorar o afinamento do esmalte devido ao seu conteúdo ácido.
  6. Sofrer de boca seca (já que falta de saliva significa menos proteção para o esmalte)
  7. Respirar pela boca e ter bloqueio das passagens nasais. Estes problemas reduzem a quantidade de saliva e impedem que os dentes / boca remoisturizem
  8. Uso de antibióticos
  9. Consumo excessivo de flúor, especialmente se esse hábito começar quando ainda é criança
  10. Fatores genéticos

Dicas naturais para clarear os dentes:

1. Escova depois de beber ou comer:

A melhor maneira de clarear os dentes naturalmente – embora talvez nem sempre seja a mais fácil – é simplesmente escovar os dentes com uma pasta de dentes apropriada depois de comer ou beber alguma coisa. Isso exige muita persistência e pode até ser difícil dependendo de onde está no momento de comer (como no trabalho ou na escola).

Evitar fumar, beber muito café e/ou refrigerante, melhorar a higiene bucal, e comer uma dieta saudável também pode prevenir os dentes amarelos. Caso beba regularmente bebidas que mancham, faça através de um canudo. Tente beber mais água depois de comer ou beber algo que manche ou ácido para reduzir os efeitos negativos.

A maioria dos alimentos não mancha os dentes, mas caso seja um bebedor de café ou se fuma, você pode contar com dentes descoloridos ao longo do tempo devido ao desbaste do esmalte e/ou coloração. Se este for o caso, então, ter seus dentes limpos a cada três meses pode deixar tudo em ordem, além de tentar alguns dos remédios naturais listados aqui.

2. Bicarbonato de sódio e peróxido de hidrogênio:

O peróxido de hidrogênio é um agente antibacteriano e funciona muito bem como um limpador bucal e mantém a boca livre de germes. Um bom enxágue bucal pode ser feito com peróxido de hidrogênio; use meia água e metade de peróxido de hidrogênio, agite em sua boca por cerca de um minuto e depois enxague. Uma pesquisa mostrou que o peróxido de hidrogênio mantém o hálito fresco, eliminando as bactérias ruins, agindo como um agente antisséptico / antibacteriano natural.

Esses itens tem muitos usos na odontologia atualmente, com sua aplicação sendo mais comum para clarear os dentes. Também é capaz de fornecer proteção natural contra doenças da gengiva, como gengivite e periodontite.

Outra maneira de usar este produto é misturar uma pequena quantidade de peróxido de hidrogênio com uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio, a fim de fazer uma pasta que ajude na reocão da placa bacteriana dos dentes.

Uma revisão descobriu que, em cinco estudos clínicos controlados em mais de 270 indivíduos, a escovação com dentifrício (pasta de dente ou pó) mostrou maior eficácia na remoção de placa do que aqueles que usaram produtos de limpeza de dente.

Os resultados das medições das superfícies dos dentes dos pacientes (como superfícies faciais, linguais, proximais e gengivais) também demonstraram reduções estatisticamente maiores nos escores médios de placa ao usar bicarbonato de sódio quando comparado ao uso de produtos sem bicarbonato de sódio.

Para usar esses produtos com segurança para clarear os dentes, escove os dentes como de costume, garantindo que alcance a parte de trás dos dentes também. O bicarbonato de sódio é uma substância arenosa como a lixa, então tome cuidado para que tome bastante água oxigenada misturada com o refrigerante. Isto porque você pode acabar escovando o esmalte dos dentes. Este é um grande problema, considerando que o esmalte não volta a crescer.

A pasta não deve ser áspera; na verdade, deve ser uma pasta mais rápida do que uma pasta rígida. Esfregue a pasta nos dentes por cerca de 30 segundos e enxágue bem. Para orientação ao usar bicarbonato de sódio em seus dentes, você também pode consultar essas instruções para fazer pasta de dente remineralizadora caseira ou pasta de dente probiótica feita em casa.

Como alternativa ao bicarbonato de sódio, você pode usar argila branca de caulim. Misture o caulim com um pouco de água e aplique nos dentes uma vez por semana (não use em excesso para evitar danificar o esmalte dos dentes). Enxague bem. Você pode misturar algumas gotas de óleo de cravo ou óleo de hortelã para melhorar o sabor. Além disso, esses óleos também possuem propriedades antimicrobianas.

3. Óleo de coco puxando:

Você já ouviu falar do óleo de coco para clarear os dentes? Usar o óleo de coco pode servir como um branqueador dentes naturais. Algumas pessoas atestam que seus dentes se tornaram mais brancos e saudáveis aplicando óleo de coco aos dentes depois de escovarem, e a maioria das pessoas elogiaram os resultados da extração de óleo.

Para puxar o óleo, basta colocar uma colher de óleo de coco na boca e agitar entre os dentes por cinco a 20 minutos, ou adicionar algumas gotas à escova e escová-la. Outra opção de cuidado oral é aplicar o óleo de coco no canto de um pano limpo e esfregá-lo nos dentes. O óleo de coco tem propriedades antimicrobianas, por isso é ótimo para proteger e limpar suas gengivas também.

4. Use vinagre de maçã:

Faz sentido que o vinagre de maçã (ACV), que efetivamente funciona como um antibiótico natural para clarear os dentes/gengiva, também seja capaz de remover as manchas difíceis nos dentes. O vinagre de cidra de maçã é especialmente útil para remover as manchas devido a culpados comuns como café e nicotina (tabagismo). Alguns relatam que depois de usar vinagre de maçã parece que acabou de ter seus dentes profissionalmente limpos!

Qual é o segredo do vinagre de cidra de maçã? Contém compostos, incluindo ácido acético, potássio, magnésio, probióticos e enzimas, que matam os germes e, ao mesmo tempo, estimulam o crescimento de bactérias probióticas “boas”. Como é naturalmente ácido, ajuda na qubera da placa ou outras substâncias presas aos dentes. O pH do vinagre de maçã pode remover manchas de seus dentes, o que ajuda a clarear os dentes naturalmente.

A chave para usar o vinagre de cidra de maçã para clarear os dentes é ser consistente, usando por no mínimo um mês continuamente para ver os melhores resultados. No entanto, tenha cuidado, pois, assim como todos os ácidos, pode remover o esmalte dos dentes caso escove demais ou use demais. Depois de escovar com ACV, você precisa escovar novamente com creme dental regular, de preferência uma pasta sem flúor, ou enxaguar bem a boca.

Pegue o dedo e esfregue vinagre de maçã nos dentes por cerca de um minuto. Em seguida, lave a boca com água ou enxágue com peróxido de hidrogênio.

5. Cascas de limão ou laranja:

Da mesma forma que o vinagre de maçã, alguns juram que usar frutas cítricas – incluindo cascas de limão e/ou laranja, ou óleo essencial de limão, que contêm ácidos benéficos – também serve para clarear os dentes. Esses alimentos são muito saudáveis, sendo benéfico para digestão devido à regulação dos níveis de ácido gástrico, mas o alto teor de ácido pode também desgastar o esmalte dos dentes se usado de forma muito agressiva.

Tal como acontece com vinagre de cidra de maçã, caso use casca de limão ou laranja em seus dentes, sempre lave a boca depois. Use a fórmula oral de enxágue de peróxido de hidrogênio descrita acima para conseguir melhores resultados.

6. Morangos e outros alimentos saudáveis:

Há rumores de que algumas celebridades usam alimentos saudáveis, como morangos, para branquear seus dentes. Quem teria pensado? A modelo Tyra Banks tentou este truque de clareamento de dentes em seu show. Ela simplesmente cerca de quatro ou cinco morangos e esfregou essa mistura gostosa por todos os dentes, depois enxaguou bem depois.

As bagas contêm muitos antioxidantes benéficos e outros compostos que podem beneficiar a saúde dos seus dentes, mas não são os únicos que mantêm os dentes com um aspecto fantástico à medida que envelhecemos. A qualidade de sua dieta é altamente ligada à saúde de seus dentes. Alimentos que podem manter suas gengivas e dentes fortes, além de livres de doenças ou sinais de envelhecimento, incluem alimentos que fortalecem os dentes, como:

  1. Fontes de cálcio como iogurte ou leite cru
  2. alimentos ricos em magnésio e potássio, como vegetais verdes frondosos, maçãs ou pêras
  3. Ovos
  4. Cogumelos
  5. Batata doce, cenoura ou abóbora
  6. Aipo
  7. Nozes como castanhas ou amêndoas

Para aproveitar esses alimentos saudáveis e ajudar no clareamento dos dentes sem colocar substâncias químicas dentro da boca, tente fazer receita caseira de clareamento dos dentes. Combina ingredientes que combatem manchas, como bicarbonato de sódio, óleo essencial de limão e purê de frutas.

Carvão ativado, um produto absorvente usado para capturar as toxinas dentro do corpo, pode ajudar no clareamento dos dentes, absorvendo placas e pedaços microscópicos que causam manchas. Para branquear os dentes naturalmente com carvão, molhe uma escova de dentes e mergulhe em carvão ativado em pó. Escove os dentes normalmente, prestando especial atenção às áreas que apresentem mais manchas. Beba um pouco de água, passe pela boca e cuspa.

6 dicas naturais para clarear os dentes em casa: como fazer e receitas
clarear os dentes em casa

Enxague bem, até que o cuspe esteja claro. Para melhores resultados, escove os dentes com carvão ativado duas a três vezes por semana, mas evite usá-lo se tiver coroas, tampas ou facetas de porcelana.

Perigos dos produtos convencionais para clareamento de dentes:

Uma pesquisa mostrou que os produtos para clarear os dentes podem danificar os dentes removendo muito o esmalte. Tiras de clareamento convencionais e outros produtos de clareamento contêm um gel com o ingrediente ativo peróxido de carbamida, que se decompõe em peróxido de hidrogênio e um produto residual chamado uréia.

Tem sido demonstrado que a aplicação constante de tiras de clareamento causa erosão do esmalte ao longo do tempo e também promove a sensibilidade dentária, especialmente ao comer líquidos quentes e frios ou alimentos ácidos.

Dentistas da Academia Americana de Odontologia Cosmética afirmaram: “Todos os produtos usados no consultório odontológico são seguros e a maioria dos produtos vendidos sem prescrição médica também são seguros, mas há alguns que são ácidos e produtos ácidos cujo aumentam a probabilidade de deterioração caso seja usado em excesso”.

Enquanto muitas pessoas estão interessadas em ter dentes mais brancos, alguns fazem disso uma obsessão e transformam o clareamento em um vício. Por isso, tome cuidado. As tiras de clareamento devem ser usadas com moderação, idealmente depois de tentar tratamento naturais para cuidar melhor de seus dentes.

Os produtos clareadores de dentes só devem ser usados sob a orientação de seu dentista. Lembre-se de que os tratamentos de clareamento podem funcionar temporariamente, mas provavelmente não por muito tempo.

A melhor maneira de clarear os dentes é alimentando seu corpo com muitos alimentos saudáveis, escovando e enxaguando seus dentes e gengivas todos os dias, além de trabalhar na omissão de café, chá e alimentos açucarados em sua dieta.

O primeiro passo que deve ser dado: caso fume, pare de fumar! E, claro, não importa a sua idade, mostre aos seus dentes um pouco de amor escovando com uma pasta de dentes natural e não irritante.

Pontos chave sobre como clarear os dentes naturalmente:

Os dentes ficam menos brancos (amarelo ou marrom) devido a fatores como envelhecimento, desgaste do esmalte/erosão da superfície dos dentes, uma dieta pobre, beber café / chá, fumar e sofrer de boca seca.

Os produtos para clarear os dentes podem danificar os dentes removendo o esmalte. A aplicação constante de tiras de clareamento mostrou causar erosão e efeitos negativos na saúde bucal.

Maneiras de clarear naturalmente os dentes, além de proteger o esmalte, incluem o uso de vinagre de maçã, bicarbonato de sódio e peróxido de hidrogênio; ter uma dieta saudável; escovação e uso do fio dental; e também carvão ativado.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.