Esfregar-se no chuveiro é um processo bastante intuitivo…até chegar a suas áreas mais sensíveis. Que tipo de sabão que você deve usar? Você está fazendo muito, ou talvez muito pouco? Informação equivocada sobre como limpar sua parte íntima poderia deixá-la com coceira na pele e com infecção por fungos.
Caramba. Nós todos sabemos que quando as coisas são desconfortáveis lá, as coisas são desconfortáveis em todos os lugares. Veja as dicas de como limpar a sua parte íntima para mantê-la sempre feliz, saudável, e sentindo-se fresca.
4 dicas de como limpar a sua parte íntima: dicas e receitas
1. Foco na área ao redor da parte íntima:
Enquanto a parte externa de suas regiões inferiores (aka a vulva) necessita de algum TLC, a parte interna (aka a vagina) faz um bom trabalho de cuidar de si mesmo.
“A parte íntima tem realmente grandes mecanismos dentro dela para mantê-la limpa e tem o seu próprio pequeno saudável ‘ecossistema'”, diz Jessica Shepherd, MD, uma ginecologista da Universidade de Illinois em Chicago e fundador do seu ponto de vista.
2. Não se sinta obrigada a comprar sabão especial:
Tipicamente, a parte íntima tem um nível de cerca de 3,5 a pH 4,5 (o pH é medido numa escala de zero a 14). Quando você usa produtos de higiene, para a lavagem do corpo, que geralmente têm um pH de cerca de oito, pode deixar o seu equilíbrio pH fora de sintonia, levando a coceira, irritação e odor. “Sabonetes sem cheiros são sempre melhor, porque eles não têm [fragrâncias] que poderia ser irritante”, diz Shepherd.
Além do mais, sabão em barra é geralmente uma escolha melhor para a lavagem do corpo, porque geralmente não tem o mais alto de um teor de álcool ou tanto quanto de um perfume, diz Shepherd. Apenas certifique-se sempre se não há coceira constante, secura, uma mudança no corrimento, ou um aumento de infecções fúngicas estes são sinais de que você pode precisar usar um sabão mais delicado.
3. Fazer a limpeza no máximo duas vezes por dia:
Se você limpar menos, você pode não ser se livrar do acúmulo de suor e secreções; se você limpar mais do que duas vez por dia, você pode estar interrompendo o delicado equilíbrio de sua parte íntima.
Quando se trata de método, usar um pano é melhor do que usar uma bucha, que pode criar pequenas lágrimas e expô-la a infecção (e até mesmo aumentar o risco de doenças sexualmente transmissíveis se fizer sexo desprotegido). Mais uma vez, mantenha-se atento para a coceira, ressecamento, mudanças de descarga, e infecções fúngicas. Over-limpeza podem causar estes sintomas desagradáveis, também.
4. Não use ducha:
Não podemos forçar este bastante. Aqui está a coisa sobre a limpeza dentro da parte íntima: Há boas bactérias, e não há bactérias ruins. Esfregando para baixo o interior, você vai se livrar de ambos. “O nível de pH é muito delicadamente equilibrado”, diz Pastor.
“Se você tirar as boas bactérias, as bactérias ruins tem mais oportunidade de ultrapassar a parte íntima” Isto pode levar a infecções por fungos e outros problemas como vaginose bacteriana, um outro tipo de infecção.
A questão de fundo: “A bela parte íntima é que é fisiologicamente construídos para cuidar de si mesmo”.Confie em nós, você vai agradecer a si mesmo mais tarde.