Os métodos de desintoxicação do corpo incluem relaxamento, purificação e nutrição adequada do corpo. Estes métodos têm sido praticados há séculos em todo o mundo, incluindo na medicina ayurveda e chinesa.
Durante a desintoxicação do corpo, as toxinas são excretadas e seu copro é enriquecimento com substâncias benéficas. Isso irá protegê-lo de doenças e ajudá-lo a retomar a manutenção da saúde ideal.
De onde vem essas toxinas?
Toxinas exógenas:
Elas podem vir de fontes externas tais como alimentação, água, o processo de respiração, através da pele, etc. Elas também podem vir de compostos químicos, porque todos nós sabemos sobre o estado atual do ambiente, assim como de plantas ou de animais.
Além disso, com o uso a longo prazo de antibióticos, a função de barreira do corpo enfraquece, o que resulta no acúmulo de toxinas, alérgenos e bactérias.
Toxinas endógenas:
São formadas no corpo durante o processo de metabolismo. Isso acontece, por exemplo, quando “algo deu errado” ou alguma falha ocorreu no próprio metabolismo, ou quando o processo de remoção de toxinas do corpo foi interrompido. Por exemplo, pode ocorrer um acumulo de amônia, bilirrubina e fenóis no fígado e formação de corpos cetônicos em diabetes mellitus.
O que é desintoxicação do corpo?
A desintoxicação é a purificação do sangue, que ocorre pela transferência de substâncias nocivas do sangue para o fígado, onde são ainda mais eliminadas. Nesse caso as toxinas presente nos rins, intestino, pulmões, linfa e pele também são eliminadas.
Ela pode ser feita pelo menos uma vez por ano. Mas isso não vale para as mães lactantes, crianças e pacientes com doenças crônicas do trato digestivo, câncer e tuberculose. Antes de tudo, você precisa consultar um médico sobre a sua necessidade de desintoxicação.
No entanto, quando esses sistemas estão em risco, a filtragem não ocorre e o corpo está em risco.
Métodos de desintoxicação do corpo que naturalmente limpam o corpo:
- Dieta;
- Estimulação do fígado;
- Remoção de toxinas do intestino, rins e pele;
- Melhoraria da circulação sanguínea.
Como desintoxicar o corpo?
1. Coma alimentos orgânicos:
Uma variedade de frutas e vegetais deve ser a base de sua dieta para desintoxicação, com a adição de todos os grãos e legumes, bem como uma pequena quantidade de nozes e sementes. Você deve comer alimentos de origem vegetal, pois o alimento processado é desprovido dos nutrientes que seu corpo precisa.
Portanto, comer muita fibra, incluindo arroz integral e frutas e vegetais frescos cultivados organicamente: beterraba, rabanete, alcachofra, repolho, brócolis e algas ajuda muito no processo de desintoxicação.
2. Reduza o consumo de açúcar:
Para o processo de desintoxicação, comece reduzindo a quantidade de açúcar que você consome. Isto também se aplica a mel, melaço e substitutos de açúcar artificial.
No caso de você comer mais açúcar, o corpo precisa produzir mais insulina, isto é, carrega seu pâncreas e o desgasta. Durante um longo período de tempo, esse hábito pode causar um estado de fadiga crônica, diabetes, desenvolver câncer e acumular excesso de peso.
3. Comece o dia com água:
Beba um copo cheio de água com a adição de meio suco de limão pela manhã. Limão ajuda a reidratar o corpo, melhorar a digestão e na desintoxicação do corpo. Beba pelo menos dois litros de água por dia. Além disso, tente beber mais de manhã.
4. Consuma mais chá:
O chá não é apenas rico em antioxidantes, ele nutre você. Então, você vai comer menos comida insalubre. Além disso, a cafeína no chá é completamente diferente daquela encontrada no café. É mais suave para o seu corpo e elimina a tensão nervosa.
Limpe e proteja o fígado consumindo ervas: raiz de dente-de-leão, bardana, cardo de leite e chá verde.
5. Evite estresse:
O estresse é uma das causas da formação de toxinas no corpo. Portanto, seja preenchido com emoções positivas.
6. Faça limpeza da pele:
A limpeza da pele, tais como a massagem com óleo e esfoliação, ajudam na desintoxicação, o que também melhora a circulação sanguínea. Portanto, faça uma limpeza a seco da pele ou SPA.
7. Se mova mais:
O exercício regular melhora a circulação sanguínea e linfática o que é bom para a desintoxicação. Isso também se aplica à digestão, também aliviará a tensão, saturará as articulações com lubrificante e fortalecerá seu corpo. Este é um fato completamente comprovado. Para as pessoas que se exercitam regularmente, a quantidade total de toxinas no corpo é muito menor.
Determine o que é certo para você: exercício, ioga, pular corda, fitness, jogging. Existem exercícios especiais projetados para limpar o corpo e benéfico para a saúde.
Como iniciar o processo de desintoxicação do corpo?
O primeiro passo para a desintoxicação é reduzir o consumo de álcool, cigarros, açúcar, gorduras, qualquer coisa que interfira na vida saudável. Também minimize o uso de produtos químicos domésticos, shampoo, desodorante, creme dental e tente substituí-los por produtos químicos naturais e alternativos.
Outro obstáculo no caminho para a desintoxicação e um estilo de vida saudável é o estresse. A produção de hormônios do estresse em alguns casos, podem proporcionar uma “descarga de adrenalina” para vencer a corrida ou, por exemplo, completar o trabalho na hora certa, mas na maioria dos casos produzem toxinas e, infelizmente, retardam a desintoxicação de enzimas no fígado.