O damasco é uma excelente fonte de vitamina A e carotenos, que são conhecidos por terem propriedades antioxidantes e são essenciais para a visão. Além disso, os damascos dourados-alaranjados, sendo cheios de fragrância e doces, são outras iguarias da temporada de verão de origem asiática. Esses frutos muito apreciados foram trazidos pela primeira vez para a Europa pelos gregos.
Botanicamente, o fruto está intimamente relacionado com pêssegos e nectarinas, compartilhando com eles a ampla família Rosaceae de árvores frutíferas do gênero Prunus. Algumas das principais regiões produtoras dessa fruta são a Turquia, Irã, Itália, França, Espanha, Síria, Grécia e a China.
O que é o damasco?
Os damascos frescos ou secos são uma fruta com sabor doce natural. Eles são ricos em beta-caroteno, dando-lhes aquele belo tom laranja. Os damascos podem ser comidos inteiros, secos, enlatados ou como conservas.
Uma vez que as frutas mudam de verde, para uma cor laranja amarelada enquanto ainda estão na árvore, elas estão prontas para serem retiradas. Os frutos geralmente amadurecem durante um período de três semanas, geralmente de final de abril a maio ou de junho a agosto e, as vezes, de setembro, dependendo da região e do clima.
Um pequeno damasco contém cerca de 17 calorias. Uma porção de fruta contém cerca de 60 calorias e 15 gramas de carboidratos. Os damascos contêm cerca de 3 gramas de fibra por porção, tornando-os uma boa fonte de fibra natural.
Damasco também contêm uma quantidade considerável de açúcar em uma pequena porção, especialmente se você estiver monitorando sua ingestão de carboidratos. Quando comer, tente manter uma porção e, se você estiver com muita fome, considere optar por alimentos frescos, em vez de secos.
Para que serve:
Os damascos contêm uma ampla gama de produtos químicos vegetais protetores, que, entre outros benefícios, ajudam a combater infecções, melhorar o humor, aliviar os problemas digestivos e ainda têm um incrível efeito anti-câncer.
Damasco são ricos em triptofano, que o corpo converte em serotonina. Este produto químico do cérebro melhora o humor e também ajuda a dormir bem.
Devido ao seu alto teor de fibra, os damascos são um dos melhores alimentos para o tratamento e prevenção da constipação. Eles também são uma rica fonte de ferro bem absorvido.
Quais os benefícios do damasco?
1. Previne anemia:
Existem dois tipos de ferro: heme e não-heme. O primeiro é encontrado em carnes, mas o último é comum em plantas, incluindo damascos. Eles são ricos em ferro não-heme, que é absorvido mais lentamente pelo corpo. Ele também permanece no corpo por mais tempo, impedindo o desenvolvimento de anemia.
2. Bom para a visão:
É fácil ver por que você deve comer damascos. Eles estão cheios de vitamina A e de beta-caroteno, que fortalecem os nervos ópticos, impedindo a degeneração macular que vem com o envelhecimento.
3. Elimina radicais livres:
Os damascos são repletos de antioxidantes que lhes conferem propriedades inibidoras do câncer e previnem o crescimento de células malignas. Na verdade, os frutos de damasco e o suco de damasco são consumidos por algumas das pessoas com maior longevidade no mundo.
4. Mantém a pele saudável:
A Vitamina A, Vitamina C e fitonutrientes são necessários para manter a pele saudável, e todos eles são encontrados em damasco. Eles retardam o processo de envelhecimento, substituindo as células mortas por novas células da pele em um ritmo mais rápido.
As células mortas da pele produzem rugas, enquanto as novas células parecem claras e firmes. A vitamina A também afasta manchas de acne e ajuda cicatrizes antigas a curar.
5. Regula a pressão arterial:
Boa saúde cardiovascular significa pressão sanguínea equilibrada. Os damascos são ricos em potássio, o que mantém a pressão arterial em um nível ideal e reduz as chances de um derrame.
6. Regula o sistema digestivo:
Um pequeno damasco tem fibras, o que ajuda na digestão saudável, ajudando as pessoas a quebrar os alimentos e absorver os nutrientes em seu interior. Fibra também regula os níveis de açúcar no sangue.
7. Ação anti-inflamatória:
Os damascos são ricos em catequinas, um grupo de flavonoides que inibem enzimas-chave no processo de inflamação. As catequinas ligam-se a estas enzimas e produzem uma forte reação anti-inflamatória.
Malefícios:
Alergias alimentares de damasco são raras, no entanto, se você tem febre do feno, você pode ter uma síndrome de alergia ao pólen alimentar e reagir de forma cruzada a proteínas em damasco que são semelhantes ao pólen.
Se você é alérgico a bétula, você experimenta essa reação quando come damasco, ou até mesmo ao usar um licor que pode ser aromatizado com caroço de damasco.
Você pode sentir um formigamento ou coceira na boca depois de comer damascos. Em casos raros, isso pode ser mais grave e provocar inchaço na garganta ou anafilaxia. Você também pode experimentar uma alergia a damasco, se você é alérgico a frutas relacionadas a família Rosaceae, especialmente pêssegos, cerejas, maçãs e amêndoas.
As pessoas que são sensíveis aos sulfitos devem ter cautela com damascos secos comercialmente, pois podem ser tratados com compostos contendo enxofre durante o processamento.