Início » Dicas de Saúde » 7 motivos para evitar o consumo excessivo de água

7 motivos para evitar o consumo excessivo de água

evitar o consumo excessivo de água

Os motivos para evitar o consumo excessivo de água são muito, pois, embora a hidratação desempenhe um papel crucial, às vezes pode ser desnecessária. A quantidade de líquido necessária depende do peso corporal, nível de atividade e alimentos incluídos na dieta.

O consumo excessivo de água é tão prejudicial quanto à desidratação. Além disso, em alguns casos, excessivo de água pode até levar à morte.

7 motivos para evitar o consumo excessivo de água
evitar o consumo excessivo de água

7 motivos para evitar o consumo excessivo de água

1. Desequilíbrios dos Eletrólitos: 

Os eletrólitos são sais minerais, como sódio e potássio, que nosso corpo necessita. Além disso, eles ajudam a transportar impulsos elétricos, o que significa que eles são especialmente importantes para o funcionamento do coração e do sistema nervoso e melhorar a pele.

O consumo excessivo de água pode eliminar os eletrólitos. Além disso, reduzindo assim seu nível no corpo. Um desequilíbrio eletrolítico pode causar sintomas desagradáveis, como uma dor de cabeça.

2. Dores de Cabeça:

O consumo excessivo de água faz com que o nível de sódio no sangue diminua, fazendo com que as células aumentem de tamanho. Além disso, como resultado, o cérebro “incha” e uma dor de cabeça ocorre.

3. Metabolismo Lento:

Caso você tenha um consumo excessivo de água, o nível de sódio e glicose diminui nas células. Isso leva ao fato de que o corpo não é capaz de produzir energia efetivamente. Além disso, como resultado, o metabolismo diminui e uma sensação de fadiga aparece.

4. Síndrome de Fadiga Adrenal:

A síndrome da fadiga adrenal se desenvolve, geralmente como resultado de estresse prolongado, mas também pode ser causada pelo consumo excessivo de água.

Aumenta a carga em todo o corpo, já que os rins precisam trabalhar mais para filtrar a água e manter um nível normal de fluido no corpo. Além disso, pode levar ao excesso de estimulação dos hormônios do estresse, o que se refletirá na sensação de fraqueza nas primeiras horas da manhã.

5. Cãibras Musculares:

Como eu disse, o consumo excessivo de água reduz o nível de eletrólitos no sangue. Também pode levar a convulsões. Além disso, para evitar esses efeitos negativos, beba bebidas que contenham eletrólitos, como água de coco.

6. Micção Frequente:

Os rins são capazes de filtrar até 15 litros de líquidos por dia, portanto o consumo excessivo de água faz com que você urine mais vezes. Além disso, se você realmente beber água em excesso, provavelmente irá ao banheiro várias vezes por hora.

7. Cor Clara da Urina:

Acontece que a urina amarela pálida e escura indica que o seu equilíbrio de água está bem. Se a urina é branca, então você está definitivamente exagerado com a hidratação.

É muito importante consumir líquido suficiente, mas você deve se certificar de não consumir mais que o necessário. Além disso, não se force a beber 4 litros por dia só porque é uma “prática saudável”. Em vez disso, apenas observe os sinais que o seu corpo lhe envia.

Recomendações:

  • Em um estado de consumo excessivo de água, sintomas como fadiga extrema, espasmos musculares, náuseas, ansiedade, confusão e convulsões ocorrem.
  • Se houver muito líquido no corpo e o sangue estiver diluído, pode haver comprometimento da função renal, hepática e cardíaca.
  • Além disso, certifique de se manter hidratado, porém bebendo água ao longo do dia e não em um só horário.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.