Para alguns tipos de pele, usar o vinagre de maçã no rosto pode ser bem-sucedido na esfoliação, prevenção da acne e para melhorar hidratação da pele. Além disso, a presença de doenças ou condições de pele tendem a ser tratadas com medicamentos ou cremes que causam maior irritação.
Portanto, vale a pena conhecer alguns remédios baseados em ingredientes naturais. Para estes casos, o vinagre de maçã é extremamente eficaz.
Como usar o vinagre de maçã no rosto para limpar a pele:
1. Manchas de idade:
Os compostos de vinagre de maçã podem ajudar a remover suavemente as células mortas da pele, reduzindo, ao longo do tempo, manchas de idade. Aplique diretamente nas áreas afetadas e remova o excesso com uma bola de algodão. Repita este processo duas vezes por dia durante seis semanas.
2. Acne:
O vinagre de maçã contém grandes quantidades de ácido málico, uma substância que é um excelente limpador facial e ajudará a eliminar bactérias e sujeira. Use uma pequena quantidade desta solução como uma lavagem na pele. Não é necessário misturá-lo com qualquer outro ingrediente, no entanto, você deve enxaguar bem com água.
3. Toner da pele:
Graças às suas propriedades adstringentes, o vinagre ajuda a minimizar os poros e a melhorar a circulação da pele. Para alcançar este, misturar água ½ xícara e ½ xícara de vinagre de maçã com algumas gotas de óleo de lavanda e aplicar um pouco com uma bola de algodão, deixe descansar por dois minutos e enxaguado com água limpa. Repita duas vezes por dia.
4. Acalma as queimaduras solares:
As queimaduras solares podem causar queimação e coceira, o que torna o processo de cicatrização lento e desconfortável. Graças às suas propriedades adstringentes, o vinagre acelera a cicatrização e reduz os sintomas causados por queimaduras.
Misture partes iguais de água fria e vinagre de maçã e aplique na área afetada. Tenha o cuidado de esfregar suavemente para não se machucar e repita várias vezes ao dia, conforme julgar necessário.
Outras considerações:
Embora o vinagre de maçã pode ser um excelente remédio para a pele, você precisa ser consistente em seu uso. Além disso, há algumas coisas que você deve levar em consideração:
- Alguns problemas de pele são graves e exigem tratamento médico mais rigoroso e controlado. Por exemplo, a presença de uma infecção como produto do eczema.
- Como o vinagre de maçã pode irritar a pele, não deve ser usado em feridas abertas. Além disso, existe a possibilidade de uma reação alérgica, que seria acompanhada por sintomas como erupções cutâneas, dificuldade para respirar ou inchaço.
- As condições da pele podem piorar. Em algumas ocasiões, o vinagre de maçã pode causar uma sensação de queimação ou inflamação da pele.