Início » Doenças e Distúrbios » 6 maneiras de combater a infecção vaginal: como fazer e receitas

6 maneiras de combater a infecção vaginal: como fazer e receitas

maneiras de combater a infeccao vaginal

As maneiras de combater a infecção vaginal são muitos eficazes pois os tratamentos caseiros são naturais para tratar esse problema. Pois, sabe-se que fatores como a rotina do dia-a-dia, uso de roupas apertadas, altas temperaturas e até mesmo falta de higiene intima, entre outras causas, podem contribuir para desenvolvimento de uma infecção vaginal.

6 maneiras de combater a infecção vaginal: como fazer e receitas
maneiras de combater a infecção vaginal

Maneiras de combater a infecção vaginal:

1. Chá de camomila:

Além disso, a camomila é uma calmante natural, ela vai acalmar e desinchar a região, aliviando a coceira e ajudando a tratar infecção vaginal. Você pode fazer um banho de assento, ou ainda usar o próprio saquinho do chá.

  1. Faça um infusão de camomila em água quente, deixando-a descansar por mais ou menos 5 minutos.
  2. Em seguida, espere o chá esfriar e coloque o saquinho na vagina, pressionando-o para que sua água escorra para o canal vaginal, alcançando toda a área afetada e aliviando os sintomas.

2. Alho: 

O alho é um dos antifúngicos naturais mais poderosos que existem. Uma mistura de algumas gotas de óleo de alho com óleo de coco, diluídas e passadas diretamente na área afetada, pois ele alivia os sintomas. Ou ainda, você pode amassar alguns dentes de alho e misturar em água e usar essa solução para lavar a vagina.

3. Iogurte natural:

O iogurte contém bactérias boas, os chamados lactobacilos, é um probiótico e esse tipo de alimento é capaz de restaurar o equilíbrio na flora vagina, regulando o pH da vagina e tonando-a menos ácida, ou seja menos propícia para a proliferação de fungos.

  • O iogurte pode ser ingerido mas também pode ser passado e ou inserido na vagina, com a ajuda de uma seringa sem agulha.

4. Óleo de coco:

O óleo de coco já é figurinha batida no que se trata de cuidados pessoais. Ele pode ser um forte aliado contra a candidíase, pois contém propriedades antifúngicas.

  •  O óleo de coco pode ser aplicado diretamente na área afetada, mas assegure-se de que é um óleo puro e orgânico.

5. Ácido bórico:            

O ácido bórico é antisséptico, utilizado para tratar infecção como a vaginal, candidíase crônica ou infecções mais resistentes.

Além disso, este ácido é um pó branco que vem encapsulado e é colocado dentro da vagina, onde a cápsula se rompe e derrama o ácido. Mas atenção, o ácido bórico é tóxico, pode causar queimaduras na pele e não deve ser ingerido e nem usado em feridas.

6. Vinagre de maçã: 

O vinagre de maçã pode ser usado em um banho de assento.

  1. Você deve diluí-lo em água em uma bacia ou banheira e sentar por 20 minutos.
  2. Isso vai alcalinizar a região, deixando-a menos propícia para a proliferação dos fungos.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.