Os alimentos para combater a anemia naturalmente funcionam, pois, a anemia é um problema caracterizado por uma diminuição de células vermelhas do sangue. Além disso, nossas células vermelhas do sangue são compostas de hemoglobina, uma proteína rica em ferro.
Que proporciona a cor vermelha característica. Portanto, a hemoglobina transporta o oxigênio dos pulmões para os órgãos e tecidos e também carrega o metabolismo com dióxido de carbono.
Quando a anemia pode ocorrer?
- Além disso, quando tem falta de ferro em nossa dieta, uma vez que a quantidade de vitaminas e minerais é mal equacionada, tornando a dieta desequilibrada.
- Em casos de perda de sangue como acidentes, hemorragia interna, cirurgia ou câncer.
- Além disso, as vezes, ocorre porque o corpo não produz glóbulos vermelhos suficientes. Isto pode ser devido a fatores hereditários.
As mulheres são mais propensas a sofrer de anemia, devido seu ciclo menstrual e também no momento do parto. Além disso, a busca para perder peso pode provocar problemas mais graves de anemia, uma vez que dietas sem valor nutricional não permitem que seu corpo consiga uma boa concentração de ferro no corpo e pele.
Alimentos para combater a anemia naturalmente:
Esses alimentos ricos em ferro, vitamina B12 e ácido fólico, são indicados nutricionalmente para prevenir a anemia, veja a lista a seguir:
Alimentos ricos em ferro:
- Carnes magras, fígado, peixe, frutos do mar, legumes, frutas (espinafre, acelga), legumes, cereais, arroz, lentilhas, grão de bico, pão integral, nozes, amêndoas, pistaches, etc.
Alimentos ricos em vitaminas B12 e B9:
- Frutos do mar, leite (produtos lácteos), soja, brócolis, banana, folhas verdes escuras, como espinafre, entre outros.
Alimentos ricos em ácido fólico:
Vegetarianos podem conseguir ferro de grãos integrais, cereais fortificados, vegetais de folhas verdes, espinafre, frutas secas, tofu, soja e outras leguminosas. Além disso, esses alimentos são importantes na prevenção e no combate à anemia.
Considerações finais:
Lembre-se que caso tenha anemia hereditária, não é possível evitá-la, mas se for devido outras circunstâncias pode ser tratada. Além disso, consumir esse tipo de alimento ajuda na prevenção, porém, caso os sintomas persistam é recomendável consultar um especialista para conhecer as causas.