Início » Dicas de Saúde » Colágeno hidrolisado reduz celulite, estrias, melhora o sono: veja os 10 benefícios

Colágeno hidrolisado reduz celulite, estrias, melhora o sono: veja os 10 benefícios

colageno hidrolisado

O colágeno hidrolisado é um colágeno importante para a nossa pele e ossos, sua falta afeta ambos, ossos e pele caso não produza a quantidade necessária. O nosso rosto torna-se maçante, chato e começa a ter uma aparência mais velhas do que sua idade natural. Neste artigo vamos falar sobre o que é colágeno hidrolisado, uma opção para resolver a falta desse nutriente em nossos corpos.

Colágeno hidrolisado reduz celulite, estrias, melhora o sono: veja os 10 benefícios

O que é colágeno hidrolisado?

O colágeno hidrolisado é um suplemento dietético, um pó sem cor ou odor, semelhante a gel, mas não possui as propriedades de gelificação do mesmo. É extraído e feito a partir de tecidos animais tais como aves, vacas, porcos e peixes. Ele contém uma grande quantidade de proteínas e muitas propriedades para fins de saúde e beleza.

Este suplemento nutricional é ideal para perda de peso. Ele contém 8 aminoácidos essenciais, ideais para aquelas pessoas que querem fortalecer músculos e ossos. Portanto, consumi-lo pode proporcionar muitos benefícios. Além disso, também pode ser de grande ajuda para melhorar a qualidade de vida em pessoas com problemas nas articulações, inflamação e excesso de peso.

Benefícios do colágeno hidrolisado para saúde: 

O colágeno hidrolisado é um ingrediente fundamental para a nossa saúde e a manutenção da pele, articulações e intestino. Além disso, seus benefícios não param por aí, já que também foi demonstrado que o colágeno ajuda na elevação dos níveis de energia.

Melhora o humor e regula o apetite e as funções digestivas, entre muitos outros benefícios citados abaixo. Aumentar o colágeno natural pode ser benéfico no tratamento da osteoporose, pois fortalece os ossos.

1. Aumenta os níveis de energia:

A glicina, presente no colágeno, aumenta o metabolismo e os níveis de energia, para que possa melhorar seu desempenho físico e mental com este suplemento.

2. Melhoria do humor:

Isso pode ser óbvio, mas quando seu corpo se sente melhor, o bom humor aparece. O colágeno tem sido cientificamente relacionado a uma ampla gama de benefícios granulares, cujo resultado é um aumento na qualidade de vida.

3. Reduz a aparência da celulite e estrias: 

Embora a genética desempenhe um papel no aparecimento de celulite e estrias, os níveis de colágeno também afetam a aparência da pele. Além disso, como os níveis de colágeno são reduzidos, a pele fica mais fina. Isso faz com que a aparência da celulite e das estrias seja mais dramática. A pele com uma quantidade saudável de colágeno tem uma estrutura firme e tem menos probabilidade de ter celulite.

4. Aumenta a elasticidade da pele:

Reabastecendo os tecidos conjuntivos, a pele mantém sua capacidade de se esticar estruturalmente sem permanecer relaxada. Além disso, nosso corpo usa colágeno para rejuvenescer essa estrutura, dando à nossa pele a capacidade de ser elástica. Você pode sentir a textura quando tocar sua pele.

Com a quantidade certa de colágeno, a pele fica firme e forte. Além disso, esta firmeza, ou gordura, contribui para a redução visível de linhas de expressão de rugas marcadas.

5. Melhora a qualidade do sono:

O sono é um fator chave em tudo, desde a função metabólica até a cura e a saúde mental. A boa notícia é que a glicina pode ajudar. Além disso, estudos mostraram que a glicina melhora a qualidade do sono e melhora significativamente a fadiga e a sonolência diurna em pessoas que sofrem de insônia.

6. Controle de Inflamação: 

A inflamação crônica é o principal culpado em uma longa lista de problemas de saúde. Felizmente, estudos mostraram que a glicina, um dos principais aminoácidos dos suplementos de colágeno, ajuda reduzir a inflamação.

7. Diminui a dor nas articulações: 

O colágeno demonstrou reduzir o risco de deterioração das articulações, regenerar a cartilagem e melhorar a dor nas articulações. Além disso, é a chave para se manter em movimento com menos dor e mais rejuvenescida.

8. Alivia a ansiedade:

Quem não sente ansiedade de vez em quando? Mas se o estresse e a ansiedade se tornarem crônicos, eles podem afetar seriamente nossa vida diária. Além disso, a glicina presente no colágeno hidrolisado também é um neurotransmissor inibitório, o que significa que é um modo natural de acalmar o cérebro e criar equilíbrio.

9. Melhora a digestão:

Um intestino permeável tem sido associado a toda uma série de problemas de saúde física e mental, desde deficiências nutricionais até ansiedade. Além disso, o revestimento intestinal, que é feito em sua maioria pelo colágeno, resulta em uma ampla gama de benefícios, como melhor digestão, absorção de nutrientes e até um melhor humor.

10. Equilibra o apetite: 

Muitas pessoas relatam sentir-se mais saciadas depois de tomar o colágeno hidrolisado pela manhã. Isso não é totalmente surpreendente, pois o colágeno é, na verdade, uma proteína.

Quando é aconselhável usar colágeno hidrolisado

É necessário avaliar se os seguintes sintomas não são o produto de doenças derivadas de qualquer doença ou problema que requeira tratamento médico. Além disso, em qualquer caso, o colágeno hidrolisado pode ajudar nas seguintes condições:

  • Se sua pele, cabelo e unhas precisar de reforço;
  • Você é um atleta ou se exercita regularmente;
  • Se tem dores articulares;
  • Está tendo problemas para perder peso;
  • Se tem sintomas ou doença digestiva.

Efeitos adversos:

Abaixo você pode descobrir alguns dos possíveis efeitos colaterais do colágeno hidrolisado.  Tenha em mente que os efeitos negativos são atípicos. Portanto, as pessoas que experimentam efeitos colaterais excedem as doses recomendadas ou têm alergias pré-existentes. Além disso, em qualquer caso, esses suplementos devem ser usados com uma consulta prévia a um especialista.

1. Mau gosto na boca:

Algumas pessoas reclamam que o pó de colágeno hidrolisado e até as pílulas deixam um gosto ruim na boca, que persiste por vários minutos após a ingestão;

Este é um problema menor e principalmente não sistêmico, especialmente se considerarmos que é facilmente evitável. Basta colocar o pó ou a pílula com suco ou leite vegetal; que reduz facilmente quaisquer efeitos desagradáveis no palato ou na garganta.

2. Sobrecarga de cálcio:

Os efeitos colaterais dos suplementos de colágeno hidrolisado também podem incluir o risco de hipercalcemia. Além disso, este pode ser o caso dos comprimidos derivados fontes de marinhas, tais como crustáceos ou cartilagens de tubarão, que geralmente também contêm quantidades elevadas de cálcio. Os sintomas de overdose de cálcio incluem fadiga crônica, náusea e ritmos cardíacos anormais.

3. Irritação da pele:

Os efeitos colaterais dos suplementos de colágeno também incluem irritação leve da pele, quando tomado como um agente tópico. A pele é composta principalmente de água e colágeno. Este é o motivo pela qual o colágeno, particularmente o tipo 1, é comum em cremes antienvelhecimento e antirrugas.

Alguns dos sintomas incluem: leve irritação da pele, como coceira e vermelhidão. Outros também relataram que a pele ficou encharcada, da mesma forma que a pele se torna quando você passa muito tempo no chuveiro.

Tenha em mente que os cremes de colágeno são frequentemente carregados com ingredientes ativos secundários e dezenas de excipientes inativos. Irritações são muito mais prováveis devido a um desses outros ingredientes, especialmente se são sintéticos.

4. Hipersensibilidade:

Já mencionamos isso brevemente, mas vale a pena repeti-lo. Os efeitos colaterais podem ser experimentados caso tenha alergias pré-existentes, especialmente ovos ou peixes. Caso saiba que é alérgico a esses alimentos, é recomendável tentar uma dose muito pequena, para ver se experimenta os sintomas comuns associados à sua alergia.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.