O ciúme é algo que todos sentem a maioria de nós experimentamos de vez em quando e é natural em certas circunstâncias. Mas o que acontece quando o ciúme se torna uma psicopatologia?
A seguir, veremos o que é ciúme patológico e como identificá-lo. Muitas relações experimentam um tormento e têm grande insatisfação quando o ciúme ”normal” se torna um ciúme patológico.
A pessoa que os sente vive em uma luta constante com seus pensamentos e interpretações negativos.
O que é ciúme patológico?
Ciúme ou ciúme patológico faz parte de um distúrbio psicológico que deve ser diagnosticado e tratado por um psicoterapeuta. Ele se afasta do que é um ciúme ”normal”, por isso é tão representativo para a pessoa que sofre.
A pessoa que sofre com esta condição tem uma grande desconfiança e medo de que seu parceiro possa enganá-lo ou abandoná-lo por outra pessoa.
Além disso, a percepção do perigo que origina um suposto rival pode ser real, mas também imaginária. Em qualquer caso, é uma reação desproporcional que gera sofrimento significativo.
O controle torna-se obsessivo, e isso não é restrito ao casal, como também pode ser com amigos e familiares. Com o tempo, aumenta em intensidade e tem repercussões mais sérias; já que é uma psicopatologia progressiva.
Diferença entre o ciúme normal e ciúme patológico?
Quem nunca ficou com ciúmes em algum momento? E há aqueles em que tentam provocar ciúmes no parceiro, caindo na falsa crença de que isso significa que querem mais. Além disso, um erro muito comum.
Os ciúmes normais são adaptáveis e servem como um sinal de que existe desconfiança na relação, algo que está errado. No entanto, você pode corrigi-lo, identificando o que está causando ciúme e como resolvê-lo.
Conversar com o casal é sempre a opção mais racional, para que ambos possam oferecer soluções a esse respeito.
Além disso, quando o ciúme se tornar patológico, a desconfiança é tanta que não há nenhuma maneira de raciocinar, qualquer ação por parte da outra pessoa é mal interpretada, e o sentimento de angústia, medo abandono e traição cresce, a tal ponto que você consegue fazer uso de agressividade e controle obsessivo.
Como identificar uma pessoa que sofre de ciúme patológico:
Em ciúme ”normal”, pode haver um conflito, desconfiança e insegurança, mas não ao extremo de imaginar, oferecer amostras de agressão, controlar e manipular todo o ambiente para garantir que não haverá uma traição ou abandono.
Um dos maiores problemas da pessoa com o ciúme patológico é que ela não admite o que acontece, não aceita que seu ciúme seja doente e obsessivo. Além disso, ela também considera que seu comportamento é justificado e normal, podendo apresentar atitudes violentas e paranoicas contra a pessoa a quem seu ciúme é dirigido.
Em todos os momentos, ela precisa ter a outra pessoa por perto e saber tudo que ela faz, tendo controle absoluto dela. Muitas vezes essas pessoas se sentem abandonadas, inseguras e com baixa autoestima.